Entrar

4 livros de finanças que vão te ajudar a organizar as contas

Quer mudar a mentalidade em relação ao dinheiro, organizar as contas ou começar a investir? Confira algumas sugestões de livros de finanças

colunista Veridiana Lopes
Publicado em: 11 de janeiro de 2022.

A inteligência financeira pode vir de muitas formas, e a leitura é uma delas. Alguns livros de finanças, por exemplo, permitem que você assimile e entenda conceitos complexos de forma ilustrada e com uma linguagem simplificada.

Se é isso que você deseja para se jogar no mundo das finanças e assumir as rédeas da sua vida financeira sem medo, preparamos para você algumas indicações de livros sobre esse universo, que podem mudar a sua mentalidade e fazer com que você entenda como conquistar uma relação muito mais saudável com o dinheiro, mesmo que aos poucos.

A importância da educação financeira

Ter acesso a conteúdo de educação financeira, independentemente do seu formato, é essencial para quem busca mudar de vida e ter uma rotina com menos preocupações.

Com esse conhecimento, você pode deixar de ser refém do dinheiro, de empregos insatisfatórios ou outras oportunidades. Ter consciência financeira é entender o que melhorar e como melhorar para que você não precise entrar em cheque especial todo mês ou tenha

que fazer um empréstimo com juros altos, por exemplo. A educação financeira te ensina como atingir seus objetivos de vida.

Entender o mundo das finanças pessoais também ampliará sua consciência sobre seu estilo de vida e tudo o que você pode ou não fazer para alcançar os resultados que deseja – seja se aposentar aos 35 anos de idade, viajar o mundo ou mesmo se tornar um milionário. Somente com a educação financeira você será capaz de desenvolver a consciência de ser estratégico em todas as decisões que envolvem dinheiro.

4 livros de finanças que você precisa conhecer

Confira a seleção dos melhores livros relacionados direta ou indiretamente a educação financeira que você precisa conhecer:

1. Os segredos da mente milionária (T. Harv Eker)

Esse livro se trata de uma das principais “biografias” do mundo das finanças pessoais. Nele, o autor relata todo o seu processo e jornada de enriquecimento. Ele é um livro focado em te ajudar a mudar de mentalidade, eliminando crenças e conceitos que impedem que você realmente se torne uma pessoa muito mais próspera.

Confira a sinopse: “Aprenda a enriquecer mudando seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas”. Harv Eker desmistifica o motivo pelo qual algumas pessoas estão destinadas à riqueza e outras a uma vida de dureza. Se você quer conhecer as causas fundamentais do sucesso, leia este livro.” – Robert G.

2. Dinheiro: os segredos de quem tem (Gustavo Cerbasi)

O dinheiro não é só o capital: ele também é formulado por uma série de práticas e ações que você faz todos os dias e que dizem se ele tem mais ou menos valor para você. Ter dinheiro e ser rico são coisas diferentes, justamente pela forma como as finanças são administradas. Neste livro, Gustavo defende que o que constrói a riqueza são as ações do cotidiano.

Confira a sinopse: “Muita gente tem uma ideia totalmente errada de como as pessoas enriquecem. Poucas vezes é uma herança, um diploma de pós-graduação ou mesmo a inteligência que constrói uma fortuna. Com mais frequência, ela resulta de trabalho duro, economias disciplinadas e um padrão de vida adequado”.

3. Adeus, aposentadoria (Gustavo Cerbasi)

Neste livro, você entenderá de forma prática como se preparar para ter uma aposentadoria diferente da maior parte da população brasileira: uma aposentadoria que te permite ter muito mais liberdade, flexibilidade e segurança na sua vida.

Além disso, a obra também mostra a importância de agir e ter um planejamento que te dê um bom descanso e leveza quando decidir parar de trabalhar.

Confira a sinopse: “Bancos, empresas de previdência, fundos de pensão e o Ministério da Previdência Social recomendam que as pessoas poupem mais ao longo dos anos para chegarem com uma boa reserva à idade avançada. Esqueça tudo o que você já ouviu falar sobre aposentadoria. A ideia de parar de trabalhar e se sustentar com um auxílio mensal é um conceito ultrapassado para dar conta do padrão de vida que queremos ter”.

4. Investimentos Inteligentes (Gustavo Cerbasi)

Em Investimentos Inteligentes, Cerbasi discute sobre a melhor forma de aproveitar as oportunidades do mercado financeiro para começar a investir, aumentando o seu repertório de renda e seu patrimônio.

Ele fala, também, sobre como iniciar nesse mercado e como fazer seus investimentos de forma inteligente e qualificada. O objetivo é conseguir maiores rendimentos com os seus investimentos, seja qual for a sua capacidade de poupança.

Confira a sinopse: “Em Investimentos inteligentes, o consultor financeiro Gustavo Cerbasi explica que não existe um único investimento perfeito, e sim maneiras mais indicadas de investir de acordo com as necessidades de cada pessoa. Quais são os obstáculos enfrentados por um investidor iniciante? O que não se deve fazer ao investir? Quais são as qualidades encontradas em um bom investidor? Cerbasi responde a essas e outras perguntas, desmistificando algumas questões e apresentando em linguagem acessível as melhores formas de investimentos, seja em renda fixa, ações, fundos, previdência privada ou imóveis, entre outras”.

Essas são algumas sugestões que você pode encontrar em formato físico e digital, para que em qualquer dispositivo você consiga aumentar o seu conhecimento em finanças pessoais para transformar a sua vida e a das pessoas que ama.

Se você gostou desse artigo, não deixe de compartilhar com amigos e familiares que você gostaria que tivessem acesso a educação financeira de um jeito descomplicado.