Entrar

Saiba o que é o CPF e para que serve o documento

O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é um documento que contém uma numeração única que identifica o contribuinte

colunista Fabiana Ramos
Publicado em: 09 de março de 2022.

O CPF é uma sigla que significa Cadastro de Pessoa Física. Ele foi criado com a intenção de reunir informações sobre as pessoas físicas que tinham por obrigação fazer a declaração de Imposto de Renda.

É um documento feito pela Receita Federal e serve para identificar os contribuintes, sendo válido em todo o território brasileiro. Possui uma numeração com 11 dígitos, que só pode ser alterada através de decisão judicial.

O documento é emitido pela Receita Federal

O documento, de emissão obrigatória, é feito pela Receita Federal.

A partir de 1º de dezembro de 2015, o CPF passou a ser emitido juntamente com a certidão de nascimento para evitar fraudes e problemas causados por homônimos.

Cada pessoa física recebe uma numeração diferente, portanto, não existem duas pessoas com números iguais de CPF.

Como eu faço o meu CPF?

PELO SITE

Caso você tenha nascido antes de dezembro de 2015 e ainda não tenha o documento, a solicitação do CPF pode feita pelo site da Receita Federal, ou nas agências:

• Banco do Brasil;
• Caixa Econômica Federal ou
• Correios.

Nessas instituições, é preciso pagar uma taxa para a emissão, que é de no máximo de R$ 7. Já no site da Receita, o serviço é gratuito. Porém, só pode ser feito por pessoas com menos de 25 anos e com título de eleitor em situação regular.

Para que serve o documento?

A principal função é servir de identificação dos contribuintes no Imposto de Renda. Tanto que crianças, a partir dos 12 anos, precisam ter o próprio CPF para ser incluído na declaração de imposto dos pais.

Mas o documento não serve só pra isso. Se você quiser prestar um concurso público ou se matricular em uma universidade, vai precisar ter o seu. E se quiser abrir conta em banco, fazer compras ou pedir um cartão de crédito também!

O que significa ter restrições no CPF?

Uma restrição no CPF significa que existe alguma pendência no seu nome. Pode ser uma dívida não paga ou um protesto em cartório, por exemplo.

No site da Serasa existe a possibilidade de consulta gratuita do seu CPF.

Através dessa consulta, é possível conferir as dívidas que estão negativadas em seu nome, o valor, a data e a empresa na qual a dívida está em aberto.

Como eu limpo meu CPF?

Se existe alguma restrição no seu nome, você pode usar o Serasa Limpa Nome. Com ele, você confere o valor da dívida, negocia o valor dessa dívida com o credor e estabelece novas condições de pagamentos.

Se você possui alguma dívida, confira as nossas dicas para sair das dívidas e limpar o seu nome: Blog Serasa Limpa Nome.