Entrar

Quer consultar CPF online e grátis?

Ao consultar CPF na Serasa, você descobre se há restrições em seu nome, protestos em cartório, ações judiciais ou problemas na situação cadastral.

Consulta de CPF grátis: como fazer?

Tem dúvidas sobre como consultar CPF grátis? Veja como é fácil fazer consulta do CPF na Serasa para saber se tem dívidas ou se o seu nome está negativado:

Baixe o app Serasa

Baixe o app Baixe o aplicativo da Serasa no Google Play ou na App Store. Se preferir, acesse a sua área logada no site

Cadastre-se

Faça login com seu CPF e senha. Se ainda não tiver um cadastro, pode criar o seu na hora, em poucos minutos e sem pagar nada.

Consulte seu CPF

Pronto! Na página inicial, basta acessar a aba Monitoramento de CPF ativo. Na plataforma, você também pode verificar seu Serasa Score 2.0.

1 de 3 de 3

Quer saber se mais alguém consultou seu CPF?

Ative o Serasa Premium e saiba quem pode ter consultado seus dados a qualquer momento.

Monitore seu CPF

Além do app Serasa, você pode fazer a consulta do seu CPF de outras formas. Confira:

• Site Serasa
• Pessoalmente
• Via Carta
• Por procuração

Acesse o site da Serasa para consultar seu CPF

Acesse o site da Serasa e clique em Consultar CPF grátis.

Digite seu login e senha. Se não tiver, faça um cadastro gratuito na hora.

Clique em Meu CPF e faça a consulta. Na plataforma, você também pode verificar seu Serasa Score 2.0.

Além de acessar via Internet, você pode consultar:

Pessoalmente

Compareça em uma agência SerasaConsumidor com seu CPF e um dos documentos originais abaixo:

• RG
• Carteira de Trabalho
• Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Via carta

A carta poderá ser escrita a mão ou impressa e deverá conter:

• Número do seu CPF e RG com cópia simples dos dois documentos;
• Sua assinatura com firma reconhecida em cartório;
• Endereço completo para resposta. A carta deve ser enviada para:

SerasaConsumidor
Av. Doutor Heitor José Reali, 360 – CEP 13571-385, São Carlos, SP
IMPORTANTE: Apenas o titular do CPF pode solicitar a consulta. Mas a consulta é gratuita.

Via procuração

Em uma agência SerasaConsumidor, o procurador deve ir a uma agência Serasa Experian com os seguintes documentos:

• Procuração (original ou cópia autenticada) assinada pelo titular do CPF, com firma reconhecida em cartório;
• Cópia simples da procuração (ficará retida na verificação);
• Documento original do procurador: RG, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

IMPORTANTE: Apenas o titular do CPF pode solicitar a consulta.

1 de 3 de 3

E como posso consultar o CPF pelo nome?

Por questão de segurança, só há duas formas de consultar o CPF pelo nome completo da pessoa:

Empresas que possuem convênio com birôs de crédito (exemplo: SPC, Serasa, Boa Vista, e outros) podem realizar essa pesquisa, mas não podem repassar para consumidores. O levantamento é exclusivo para que essas empresas façam a análise de crédito.

Um consumidor só pode fazer a consulta de outro se for o representante legal, judicial ou procurador dessa pessoa. E para isso, terá que ir a uma agência da Receita Federal. Não dá para fazer pela internet.

Se você tiver os números do CPF, você consegue confirmar a informação no site da Receita Federal sem pagar nada. Mas será preciso ter também a data de nascimento do titular do CPF.

Como consultar o nome de outra pessoa?

Se você precisa consultar a saúde financeira de outra pessoa, é possível fazer isso nas agências dos Correios, com o VocêConsulta Pessoas. O serviço permite que você fique sabendo sobre dívidas, cheques sem fundo e outras restrições que a pessoa tenha. Para isso, você precisará dos números do CPF que será consultado e dos seus documentos.

Qual é a relação entre o CPF e a minha vida financeira?

É por meio do CPF que informações relevantes sobre sua vida financeira são registradas, como dívidas, protestos, pagamentos, ações judiciais e outros. Por isso, seu CPF e as informações atreladas a ele são a principal fonte de consulta das empresas quando você solicita crédito no mercado ou pretende fazer um negócio.
E mais: a situação do seu CPF pode influenciar diretamente sua vida financeira na hora de buscar crédito no mercado. Fique de olho e mantenha sua documentação regularizada.

Por que consultar o CPF?

Para acompanhar débitos em seu nome, identificar a empresa credora e os valores devidos.

Programar seu orçamento para negociar suas dívidas e colocar a vida financeira em dia.

Identificar consultas realizadas em seu nome e reduzir as chances de fraude pelo uso indevido dos seus dados e documentos.

Ficou com alguma dúvida?

Acesse a nossa FAQ e confira mais informações sobre como consultar CPF.

Confira as dúvidas mais comuns

O que é a situação cadastral do CPF?

A situação cadastral de um CPF na Receita Federal pode constar de cinco formas.

1.CPF regular: significa que não há nenhuma pendência no cadastro do contribuinte.
2.CPF pendente de regularização ou bloqueado: quer dizer que o contribuinte deixou de entregar alguma Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) obrigatória.
3.CPF suspenso: o cadastro do contribuinte está incorreto ou incompleto. Também pode acontecer com quem não justificou ausência nas eleições ou tem pendências com a Justiça Eleitoral.
4.CPF cancelado: pode acontecer em caso de CPF clonado, decisão judicial ou falecimento.
5.CPF nulo: significa que foi constatada fraude na inscrição e o CPF foi anulado.
Para saber se o seu CPF está regular e corrigir sua situação cadastral, entre em contato com a Receita Federal.

É possível consultar o CPF de outra pessoa?

É possível realizar a consulta do CPF de outra pessoa apenas se você for o representante legal, judicial ou procurador dessa pessoa. E, para isso, também precisará se deslocar até uma agência da Receita Federal.
Com relação às informações relevantes atreladas ao CPF de alguém, como dívidas, cheques sem fundo e outras, é possível consultar o CPF de outra pessoa para subsidiar uma decisão negocial (realização de um negócio) por meio da solução Você Consulta Pessoas, também disponível em agências dos Correios.

Perdi meu CPF: como consultar CPF pelo nome?

Com tantos dados, muitas pessoas não memorizam o número do CPF, e, quando acontece de perder o documento, não sabem como descobrir o CPF pelo nome. Por questão de segurança, só há duas formas de descobrir e consultar o CPF pelo nome completo da pessoa.
A primeira é para empresas que desejam consultar informações relevantes do titular em um birô de crédito (empresas gestoras de bancos de dados, como a Serasa). Elas podem realizar essa pesquisa para a finalidade específica de realizar a análise de crédito (como a concessão de um empréstimo, cartão de crédito, financiamento etc.).
Outra maneira de consultar o CPF pelo nome é diretamente na Receita Federal. No entanto, é preciso se deslocar até uma agência, pois não é possível fazer essa consulta de forma online.

Como descobrir se estão usando meu CPF?

“Como descobrir se estão usando meu CPF?” é uma pergunta corriqueira. A melhor forma é sempre acompanhar o CPF fazendo consultas regulares, seguindo o passo a passo indicado no início desta página.
Outra forma de se manter ainda mais informado sobre as movimentações atreladas ao seu CPF é com o Serasa Premium. Toda vez que uma empresa consultar seu CPF, por exemplo, você é notificado. O Serasa Premium é uma ferramenta que oferece monitoramento de dados do CPF e também do CNPJ atrelado ao CPF, pode ajudar a evitar fraudes e o uso indevido de informações. É um recurso indispensável para garantir a segurança, principalmente nos dias de hoje, com o aumento do vazamento de dados e crimes virtuais. Monitore agora seu CPF na Serasa.

Como consultar meu score grátis pelo CPF?

O Serasa Score pode ser consultado diretamente no site da Serasa. O score é uma pontuação de crédito que varia de 0 a 1.000, calculada a partir de informações relevantes e que indicam as chances de o consumidor pagar suas contas em dia nos próximos 12 meses. Por isso, quanto maior for a sua pontuação de crédito, maiores podem ser as chances de obter empréstimo, cartão de crédito ou financiamento, por exemplo. Para quem quer melhorar a pontuação, é interessante limpar o nome e manter os pagamentos sempre em dia. Além disso, o Serasa Score também considera os dados do Cadastro Positivo e o pagamento das dívidas negociadas no Serasa Limpa Nome, a partir do Score Turbo.