Entrar

Confira 10 dicas para reformar banheiro gastando pouco

Separamos algumas dicas para você reformar banheiro gastando pouco e ainda inovar na decoração

Foto Vanessa Conulista
Publicado em: 31 de janeiro de 2022.

Saber como reformar banheiro gastando pouco é uma dúvida que aflige muitas pessoas que precisam atualizar esse cômodo, mas têm medo do alto custo e dos imprevistos que isso pode trazer.

No entanto, ter um banheiro reformado com novos revestimentos e uma decoração que combine com o resto da casa pode ser um sonho de muitos.

Na hora de tomar a decisão de fazer uma obra é importante levar muitas coisas em consideração. Um dos pontos mais importantes é o orçamento que será usado para isso e as formas de pagamento.

É comum que as pessoas deixem de lado o planejamento e utilizem o cartão de crédito para parcelar as compras. Essa opção de pagamento é muito prática, mas, em alguns casos, pode trazer transtornos.

Segundo uma pesquisa sobre Endividamento no Brasil feita pela Serasa em parceria com a OpinionBox, 53% das pessoas endividadas têm contas do cartão de crédito a quitar.

Por isso, na hora de atualizar a sua casa é importante se planejar. Você também pode seguir algumas dicas para reformar banheiro gastando pouco. Confira:

10 passos para reformar banheiro gastando pouco

O banheiro é um daqueles cômodos que todos querem ver sempre limpo e arrumado. No entanto, com o passar do tempo, os sinais de uso acabam incomodando e bate aquela vontade de renovar.

Nessas horas é importante seguir alguns passos para não se perder nas contas e conseguir reformar o banheiro gastando pouco.

1. Faça um planejamento

O primeiro passo para manter os custos controlados é fazer um bom planejamento. Para isso, você pode começar listando tudo que deseja mudar no seu banheiro e quais são as prioridades.

Nesse momento, também é importante definir o seu orçamento. Dê uma olhada nas suas contas e veja o quanto pode gastar com essa atualização.

Lembre-se que caso não tenha todo o dinheiro disponível na hora, é possível recorrer a alternativas de crédito, como um empréstimo, por exemplo.

Assim você consegue se organizar para pagar o valor em mais tempo e pagando menos juros.

2. Pesquise todos os passos

Na sequência é preciso recorrer à internet, lojas de materiais de construção e prestadores de serviço para fazer uma boa pesquisa. Levante tudo o que será necessário para a reforma e os custos de cada item.

Embora pareça chato, essa pesquisa vai te ajudar a fazer uma reforma de banheiro gastando pouco.

3. Escolha os materiais

Uma das partes mais difíceis é a escolha dos materiais para revestimento e outros itens. Nessa hora é preciso definir se você irá utilizar azulejos, adesivos ou pastilhas, se irá mudar a torneira, registros e chuveiros, entre outros itens.

Para isso, leve em consideração alguns pontos:

– Tipo do material e se é próprio para banheiro;
– Custo dos itens;
– Necessidade de mão de obra.

Dependendo do caso, não é necessário trocar os revestimentos, sendo possível apenas pintá-los, por exemplo. Isso pode gerar uma grande economia e reduzir o tempo de obra.

É importante lembrar que, por ser uma área molhada, todos os materiais devem ser adequados para receber água.

4. Pense na pintura

Pintar as paredes e até azulejos desse cômodo pode ser uma maneira fácil de dar uma nova cara ao ambiente sem gastar muito. Escolha tintas próprias para o ambiente e avalie bem o tempo de secagem.

O lado bom de pintar as paredes é que é possível dispensar a contratação de mão de obra, economizando mais um pouco.

5. Invista nas cores

Colocar pontos de cor no banheiro, seja através da pintura ou do revestimento, é uma forma de renovar sem quebra quebra.

Nesse caso, você pode pesquisar na internet inspirações de cores que caem bem nesse ambiente e investir na criatividade.

6. Faça você mesmo

Também é possível investir em decoração DIY (Do It Yourself) ou Faça você mesmo. Além da pintura, você também pode investir em pastilhas adesivas, adesivos especiais para banheiro e decoração das paredes com quadros e prateleiras, que dispensam mão de obra especializada.

7. Reutilize e reforme móveis

Um dos maiores custos é com móveis novos. Para evitar isso, é possível reutilizar móveis que você já tenha em casa ou comprar móveis usados para economizar.

8. Preste atenção nas promoções

Alguns itens de um banheiro precisam ter bastante qualidade para garantir uma maior durabilidade. Os metais, por exemplo, podem custar um pouco mais caro, mas fazem muita diferença no dia a dia.

Uma forma de economizar com isso é ficar de olho nas promoções das lojas de material de construção. Assim você pode investir em bons itens sem gastar muito.

9. Plantas e objetos de decoração

Para dar um visual atualizado é possível adicionar itens decorativos ou até plantas ao seu banheiro. Esses detalhes que parecem pequenos renovam o ambiente e possibilitam uma grande economia.

Para isso, é possível usar itens que você já tenha em casa e reutilizá-los ou até comprar objetos em lojas especializadas sem gastar muito. No caso das plantas, faça uma pesquisa para saber quais espécies se dão melhor em ambientes úmidos e fechados.

10. Combine a roupa de banho

Um item que pode ajudar na decoração são as toalhas usadas no banheiro. Você pode escolher cores que combinam com o resto da decoração e criar um ambiente mais aconchegante e harmonioso.

Vai precisar de crédito? Escolha com cuidado

Como dissemos no início do texto, você também pode recorrer a opções de crédito para garantir taxas de juros mais baixas que as do cartão de crédito ou do cheque especial.

Nesse momento, o planejamento financeiro é essencial para você organizar o pagamento das parcelas do empréstimo no futuro.

Com isso, você conseguirá realizar o sonho de renovar o banheiro sem criar dívidas e dores de cabeça no futuro.

Leia também | Vale a pena solicitar empréstimo para reforma? Conheça as opções

Faça a sua simulação de crédito com o eCred

Para saber qual é a melhor opção de crédito para o seu planejamento, é possível utilizar o Serasa eCred.

A plataforma permite que você compare diversas opções de empréstimos de bancos, fintechs e outras instituições financeiras e escolha a que faz mais sentido para você antes de contratar.

Acesse o eCred para simular um empréstimo e escolher a melhor condição para te ajudar a reformar banheiro gastando pouco e realizar mais um sonho.