10 dicas práticas para reformar quarto gastando pouco

Saiba como reformar quarto gastando pouco e o que fazer caso precise recorrer a linhas de crédito para tomar a melhor decisão

Foto do quarto sendo reformado com as 10 dicas práticas para reformar quarto gastando pouco

Foto Vanessa Conulista
Publicado em: 31 de janeiro de 2022.

Ter uma casa confortável, organizada e com o seu estilo é a garantia de ter um lugar para descansar e mais qualidade de vida. Por isso, às vezes é importante fazer alguns ajustes naqueles cômodos que mais gostamos, como o quarto. E saber como reformar quarto gastando pouco pode deixar a sua vida financeira muito melhor nesse momento.

Detalhes simples como a disposição dos móveis, cor das paredes e até roupa de cama podem fazer muita diferença. Criar um ambiente aconchegante não precisa ser um bicho de sete cabeças.

Reformar o quarto gastando pouco é possível para quem não tem como investir muito nas melhorias. E, neste texto, vamos te contar algumas dicas para viabilizar esse sonho e tirar o plano do papel.

10 passos para reformar quarto gastando pouco

A ideia de fazer reforma costuma gerar dúvidas e receio para quem quer mudar o visual da casa. Isso porque esse processo pode custar caro e causar muitos imprevistos.

Mas, se você está querendo mudar a decoração do seu quarto para se sentir mais confortável, fique tranquilo: para fazer uma reforma de quarto gastando pouco basta seguir as dicas que separamos abaixo.

1. Pesquise referências e escolha seu estilo

O primeiro passo antes de começar a reforma do seu quarto é saber o que você deseja. Na internet é possível encontrar inspiração de sobra para ajudar nessa tarefa.

São diversas opções de soluções práticas e baratas para mudar a decoração. Escolha seu estilo e se aprofunde dos detalhes para inserir no seu quarto.

2. Invista nas cores

Uma das melhores dicas para reformar quarto gastando pouco é investir nas cores. Pintar uma ou mais paredes do cômodo dá uma nova vida ao ambiente. E o melhor é que é possível economizar com a mão de obra, já que você pode fazer a pintura com a família ou amigos.

Nessa hora, dá para explorar a criatividade com diversos estilos:

– Pintando todas as paredes da mesma cor;
– Combinando cores diferentes em cada parede;
– Fazendo formas geométricas;
– Fazendo desenho abstratos;
– Pintando uma meia parede.

Com a tinta também é possível desenhar uma cabeceira e economizar nesse item.

3. Considere usar papel de parede

Se você não gosta da ideia de pintar as paredes, pode investir no revestimento com adesivos ou papéis de parede. É possível encontrar opções mais acessíveis em lojas especializadas.

Escolher áreas menores e localizadas para aplicação também é uma forma de economizar.

4. Procure móveis usados

Se você está com o orçamento apertado, talvez fique muito caro investir em móveis novos. O lado bom é que existem diversas opções de móveis usados em bom estado que você pode comprar por preços mais acessíveis.

Além disso, você também pode recorrer à família e amigos que às vezes tem móveis encostados que podem encaixar na sua nova decoração.

5. Reutilize os móveis que já tem

Você também pode reutilizar algum móvel que já tenha em casa e não esteja usando e reaproveitá-lo para outra utilidade dentro do quarto.

6. Faça você mesmo

A sigla DIY (Do It Yourself) é muito difundida na internet e não é à toa. Essas três palavrinhas significam “Faça Você Mesmo” e isso virou tendência nos últimos anos.

Uma das melhores opções para reduzir custos de mão de obra, o movimento DIY mostrou que é possível mudar completamente a casa sem precisar gastar com produtos novos.

Nesse sentido, é possível pensar em diversas melhorias, como reforma de móveis ou até na construção de uma cabeceira, por exemplo. Para isso, basta comprar os materiais e seguir algumas instruções simples.

No caso de móveis antigos é possível lixar os objetos e pintar com novas cores, dando um novo aspecto que faz toda a diferença.

7. Invista na decoração

Luminárias, objetos decorativos e quadros são algumas opções para decorar o ambiente e reformar quarto gastando pouco. Para isso, procure promoções e lojas de objetos antigos podem ser uma forma de gastar menos.

8. Se jogue nas plantas

Decorar com plantas é uma saída barata e simples para dar vida ao quarto, para isso escolha folhagens que se dão bem em ambientes fechados.

As plantas trazem o verde para dentro de casa e deixam o cômodo ainda mais aconchegante.

9. Pendure as memórias

Se estiver sem ideia de como preencher as paredes do quarto, uma ótima opção é escolher aqueles objetos de valor sentimental para colocar nas paredes.

Fotos de família e amigos, objetos de decoração que você herdou, tapetes ou lenços. É possível enquadrar diversos objetos e usá-los na decoração.

10. Monte uma cama aconchegante

Um toque que faz muita diferença é investir na roupa de cama e na decoração deste item. Almofadas e mantas criam um espaço mais aconchegante e você pode usar cores que combinem com o resto da decoração para criar uma harmonia.

A escolha do enxoval também pode ajudar a tornar esse ambiente mais confortável. Leve em consideração a qualidade, detalhes e cores da roupa de cama, cobertores e edredom.

Vai precisar de crédito?

Seguindo todas as dicas acima é possível manter os custos da reforma dentro do orçamento. Mas, caso você precise de uma ajuda extra para bancar a reforma, é possível recorrer a opções de crédito, como um empréstimo, por exemplo.

Essa é uma saída que oferece mais segurança na hora de realizar seu sonho de reformar a casa. Assim, você ganha mais tempo para fazer a reforma e pagar os gastos.

Lembre-se apenas de se planejar para cumprir com esse compromisso no prazo determinado e evitar dores de cabeça no futuro.

Faça a sua simulação de crédito com o Serasa Crédito

Se você está considerando fazer uma reforma mas acha que não conseguirá arcar com todos os custos nesse momento, é possível fazer uma simulação de crédito com o Serasa Crédito.

Com o Serasa Crédito é possível simular e receber ofertas de crédito de diversas instituições, como bancos ou fintechs. No Serasa Crédito você pode avaliar qual a melhor opção para você de forma gratuita antes de fazer a contratação.

Acesse o Serasa Crédito para simular um empréstimo de forma online e gratuita e conheça as linhas de crédito que podem te ajudar.

Leia também | Vale a pena solicitar empréstimo para reforma?