Entrar

Cartão Elo: vale a pena utilizar cartões da bandeira?

Cartão Elo é operado pela bandeira Elo, uma das mais recentes em operação no País. Conheça melhor e descubra como encontrar o cartão ideal para você.

colunista elaine ortiz
Publicado em: 28 de junho de 2022.

A Elo é a primeira bandeira 100% brasileira. Lançada em 2011, é a mais jovem empresa a atuar no segmento no Brasil. E apesar da “pouca idade”, já é a terceira mais buscada pelos clientes de cartão de crédito, ultrapassando a marca de 140 milhões de cartões emitidos, atrás apenas das gigantes Visa e Mastercard. Quer conhecer melhor as opções de cartão Elo, entender as vantagens que oferecem, como solicitar e se vale a pena? Continue a leitura! Vamos lá?

Cartão Elo: como surgiu no Brasil?

A Elo é uma empresa brasileira do setor de pagamentos. Começou a operação em 2011 como uma bandeira de cartão de débito, crédito e pré-pago, e foi fundada por três dos maiores bancos do país: Bradesco, Banco do Brasil, e Caixa Econômica Federal. Inclusive, no logotipo da Elo é possível encontrar as três cores principais de cada um destes bancos: vermelho (Bradesco), amarelo (Banco do Brasil) e azul (Caixa).

Desde 2016, a Elo expandiu a sua cobertura, passando a ser aceita nos Estados Unidos como Discover Card e, no restante do mundo, como Diners Club International. Também é possível utilizar os caixas eletrônicos da rede Pulse, no exterior.
Além da emissão de cartões, a bandeira Elo possui o programa de pontos Livelo, o de alimentação corporativa Alelo e ainda a Stelo, que oferece soluções em pagamentos em conjunto com a Cielo.

Atualmente, segundo informações da própria empresa, a Elo já é a maior bandeira brasileira, com mais de 140 milhões de cartões emitidos.

Leia também | Cartão de crédito: afinal, qual o limite ideal?

Quais os tipos de cartão de crédito Elo e seus benefícios?

Basicamente, a Elo oferece 7 tipos de cartões de crédito diferentes, mais um de débito e um pré-pago, totalizando 9 produtos. Uma das vantagens que surgem logo de início é o fato de quase todos eles serem Flex, isto é, o cliente pode personalizar e selecionar os benefícios que mais atendam às necessidades do seu dia a dia, substituindo os benefícios que não utiliza. Por exemplo, vantagens para seu bem-estar, sua casa, seu carro, suas compras ou para quem gosta de viajar. Abaixo, vamos elencar todos os cartões, seguindo a hierarquia do mais premium ao mais simples.

Vale lembrar que a Elo é apenas a bandeira do cartão de crédito, não a emissora dos cartões. Por isso, é possível encontrar os tipos de cartões que citaremos abaixo em produtos de inúmeros parceiros da empresa (bancos, fintechs, lojas, etc). Quer um exemplo? O cartão Ourocard Elo é um cartão de crédito com a bandeira Elo, emitido pelo Banco do Brasil. Somente este cartão do BB conta com várias opções de categorias de cartão (pode ser Ourocard Elo Mais, Ourocard Elo Grafite, Ourocard Elo Nanquim). Entendeu?

Assim, sempre que você for escolher um cartão, fique atento às vantagens oferecidas pela bandeira e às vantagens e condições oferecidas pelos emissores do cartão. A junção destes dois fatores é o que ajuda você a definir qual o cartão com melhor custo-benefício para você. Além, claro, de considerar os custos para ter acesso a este cartão, como valores de anuidades, taxas de juros em caso de utilização do rotativo ou de atraso do pagamento da fatura.

Agora, conheça os 9 tipos de cartão Elo existentes no mercado:

1. Elo Diners Club

Este cartão oferece 5 benefícios fixos e a possibilidade de personalização de mais 4 ou 6 benefícios na plataforma Elo Flex, de acordo com seu emissor, sem custo adicional. Entre as vantagens fixas destacam-se sala VIP ilimitada e gratuita, seguro viagem e transfer e pontos que nunca expiram, sendo a conversão 3,3 pontos por dólar gasto em compras no exterior.

2. Elo Nanquim Diners Club

Assim como o anterior, este cartão oferece 5 benefícios fixos e a possibilidade de personalização de mais 4 ou 6 benefícios na plataforma Elo Flex. Sala VIP ilimitada e gratuita, seguro viagem, transfer e pontuação turbinada, na qual o usuário acumula 3,3 pontos por dólar em compras no exterior, são alguns dos benefícios fixos.

3. Cartão Elo Nanquim

Trata-se de um cartão totalmente personalizável. O cliente tem até 8 benefícios para escolher sem custo adicional entre mais de 24 opções, de seguro de viagem à assistência para seu Pet. Além de participar dos programas de promoções, prêmios e descontos.

4. Cartão Elo Grafite

Oferece até 5 benefícios para escolher sem custo adicional entre mais de 22 opções para personalizar seu Elo. Além de participar dos programas de promoções, prêmios e descontos.

5. Cartão Elo Mais
Oferece até 5 benefícios para escolher sem custo adicional entre mais de 18 opções para personalizar seu Elo. Além de participar dos programas de promoções, prêmios e descontos.

6. Elo Básico Internacional

A partir desta faixa, os cartões Elo não são mais Flex. O cartão internacional Elo oferece vantagens como ofertas e descontos e promoções e prêmios. É aceito em mais de 10 milhões de estabelecimentos no Brasil e em mais de 200 países e territórios.

7. Elo Básico Nacional

É aceito em mais de 10 milhões de estabelecimentos no Brasil. Oferece vantagens como ofertas e descontos e promoções e prêmios.

8. Elo Débito

É um cartão básico também, exclusivamente de débito e é aceito apenas no Brasil. Aqui se enquadra, por exemplo, o Cartão Caixa Elo Débito Poupança. Um cartão exclusivamente de débito, com a bandeira Elo, emitido pela Caixa Econômica e atrelado a uma conta poupança, não corrente. Os benefícios para os usuários deste cartão é poder participar de promoções e ganhar prêmios com os programas USE ELO e ELO OFERTAS, benefícios normalmente só concedidos a usuários de cartões de crédito

9. Elo Pré-Pago

O Elo Pré-Pago é aceito no Brasil e no exterior. Como qualquer cartão desta modalidade, um dos maiores benefícios é a possibilidade de ter mais controle dos seus gastos. Na Elo, o cliente pode participar dos programas de promoções, prêmios e descontos

Leia também | Cartão de crédito sem anuidade, como conseguir?

Afinal, Elo cartão vale a pena?

De forma geral, os cartões com a bandeira Elo podem ser interessantes para alguns usuários. Por mais que seja uma bandeira ainda em crescimento, apresenta diferenciais importantes para quem usa cartão de crédito. Aqui, destacamos o Flex como o principal benefício. Afinal, escolher exatamente uma vantagem que você usa no dia a dia é melhor do que ter 15 que não fazem sentido para você, não é mesmo?

Outros benefícios interessantes são a pontuação turbinada, que pode ser trocada por produtos e serviços. E o fato da bandeira possuir parceria com diversos estabelecimentos nacionais e internacionais. Ao usar um cartão Elo para realizar o pagamento em um dos parceiros, é possível ganhar descontos de até 30%.

Fora isso, clientes Elo podem adquirir ingressos antecipados para shows e eventos, participando de pré-vendas exclusivas. Existem ainda vários benefícios para clientes que gostam ou precisam viajar frequentemente, como seguro, uso de salas VIP em aeroportos e Chip de Viagem Internacional.

Assistência residencial e para automóvel também são contemplados, bem como seguro garantia estendida e seguro proteção de compra. Fora isso, os usuários dos cartões Elo ainda têm descontos em academias, aplicativos de terapia, aulas de línguas estrangeiras, entre outros.

Como solicitar um cartão Elo?

Como a Elo é uma bandeira de cartão de crédito, ela não é a responsável pela emissão dos cartões. Por isso, se você faz questão de adquirir um cartão Elo, é necessário solicitar o serviço com uma das administradoras que emitem os cartões da bandeira e passar por uma análise de crédito.

No site da Elo é possível verificar quais são os emissores que possuem a bandeira e os tipos de cartões que estão disponíveis. Mas, dessa forma, você vai precisar preencher diversas propostas, em diversas instituições financeiras, até encontrar o cartão que melhor se encaixa no seu dia a dia.

Parece um pouco complicado, não é mesmo? Fique tranquilo! Existe uma forma mais prática de encontrar o cartão ideal para você, que no fim das contas pode ser Elo ou até mesmo de outra bandeira.

Basta utilizar o Serasa eCred, o serviço de crédito da Serasa na qual você encontra ofertas de empréstimo e cartão de crédito de forma on-line e gratuita. Com a plataforma é possível pesquisar de uma só vez inúmeros cartões de crédito e compará-los rapidamente.

Para fazer a pesquisa é só acessar o Serasa eCred e aguardar alguns minutos que a plataforma irá buscar, comparar e recomendar as melhores opções de cartão para você. Depois, é só escolher o que preferir e solicitar na hora. Veja como é fácil e rápido:

1. Acesse o Serasa eCred

Acesse o site do Serasa eCred ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada por isso.

2. Complete o seu perfil

Ao concluir o login, você poderá atualizar o seu perfil. Não se esqueça de informar todos os dados solicitados. Isso ajudará a gente a encontrar as melhores alternativas de crédito para você.

3. Faça uma simulação

Selecione a opção “Solicitar cartão”. O Serasa eCred buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.

4. Confira e compare opções

Confira as opções de cartão de crédito recomendadas para você. Pode ser que um cartão Elo apareça entre as sugestões. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerá o limite disponível, informações sobre anuidade e conveniência. Para conhecer mais sobre cada opção, basta clicar em “Detalhes da oferta”.

5. Escolha o seu cartão de crédito e finalize a contratação

Após avaliar as opções disponíveis, é hora de escolher o cartão que considerar mais interessante. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação de forma fácil e em poucos minutos.

Leia também | Serasa eCred: o que é e como usar?

Viu como é fácil, prático, rápido e seguro? E o melhor é que você não precisa perder tempo para simular em diversas operadoras de cartão até encontrar o melhor para você. No Serasa eCred você encontra diversas empresas como bancos, fintechs e financeiras que concedem opções de cartão de crédito de uma só vez.

Assim, o principal benefício é a praticidade de encontrar no mesmo lugar diversas alternativas de cartão de crédito com vantagens, taxas, anuidades e bandeiras diferentes para você comparar. Isso incluindo o cartão de crédito comum, o cartão de crédito consignado e o cartão de crédito pré-pago.

E lembre-se: o uso do Serasa eCred é gratuito para o consumidor. Ou seja, você pode buscar e comparar on-line as opções de cartão de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.

Assista | Tutorial Serasa eCred - Serasa Ensina

Agora que você já sabe tudo sobre o cartão Elo e descobriu como encontrar de forma prática o melhor cartão para você, aproveite para ler mais sobre conhecer mais sobre limite de cartão de crédito\. E continue acompanhando os conteúdos do blog da Serasa!

serasaecred.com.br pertence e é operado pela Serasa S. A., uma sociedade anônima sob o CNPJ/MF 62.173.620/0104-95, com domicílio na Rua Dr. Léo de Carvalho, 74 – Sala 1105 – Bairro Velha – Blumenau-SC – CEP 89036-239. A Serasa S.A. não é instituição financeira. Somos um correspondente bancário das instituições: BANCO CBSS S/A – CNPJ: 27.098.060/0001-45, Banco Votorantim S.A. – CNPJ/ME: 59.588.111/0001-03, Banco Pan S.A. – CNPJ: 59.285.411/0001-13, Finamax S./A. – Crédito, financiamento e investimento – CNPJ: 00.411.939/0001-49 e possuímos uma plataforma online (“Serasa eCred”) que facilita o acesso de clientes a produtos e serviços ofertados por instituições financeiras parceiras e credenciadas na plataforma.

Os correspondentes bancários são empresas contratadas por instituições financeiras e demais instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil para a prestação de serviços de atendimento aos clientes e usuários dessas instituições. A atividade de correspondente bancário é regulada pelo Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011. Prazo de pagamento: varia de acordo com a Instituição Financeira escolhida, podendo ser entre 3 e 60 meses. Custo Efetivo Total (CET): varia de acordo com a Instituição Financeira escolhida, podendo ser entre 26,76% e 605,85% a.a. Exemplo: Empréstimo de R$5.000,00. Taxa de juros: 3,23% a.m. A pagar em 18 parcelas mensais de R$380,55. Total a pagar: R$6.849,90. IOF incluso: R$134,00. Tarifa: R$0. CET: 52,80% a.a.

O Serasa eCred tem como compromisso a transparência com nossos clientes. Antes de iniciar o preenchimento de uma proposta, serão exibidos de forma clara: a taxa de juros utilizada, tarifas aplicáveis, número de parcelas, impostos (IOF) e o custo efetivo total (CET). Nossa central de atendimento está disponível para esclarecimento de dúvidas sobre quaisquer dos valores apresentados. Serasa Consumidor informa: o Serasa eCred é uma plataforma de comparação de ofertas de crédito 100% gratuita para consumidores.

Não realizamos nenhum tipo de cobrança para apresentar a você as propostas de crédito dos nossos parceiros. Caso receba alguma cobrança, não faça nenhum depósito ou pagamento, e entre em contato com o nosso time de atendimento.