Entrar

Como conseguir empréstimo sem comprovação de renda?

Descubra quais são as opções e possibilidades de se conseguir um empréstimo nessas condições sem cair em golpes.

Foto Vanessa Conulista
Publicado em: 25 de novembro de 2021.

Você sabia que é possível conseguir empréstimos sem comprovação de renda? Isso mesmo! Hoje em dia, o mercado de crédito tem crescido muito e novas instituições surgiram para oferecer crédito de qualidade e com taxas competitivas.

E diante dessa competitividade, a não necessidade de se comprovar renda mensal é, talvez, a que mais agradou os brasileiros que estão em busca da tomada de crédito.

No cenário atual em que o Brasil se encontra, ainda no enfrentamento da pandemia da Covid-19, muitas pessoas se viram desempregadas, sem fonte de renda e com dívidas e despesas a pagar.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Serasa em parceria com a OpinionBox, que buscou entender como está a vida financeira dos brasileiros e os impactos provocados pela pandemia, 38% da população teve uma diminuição na renda. O grupo mais afetado foi a classe C, D e E, em sua grande maioria, mulheres.

Ainda de acordo com a pesquisa, quatro em cada dez pessoas tiveram um descontrole da vida financeira devido à pandemia. Então, diante deste cenário, a busca por crédito tem aumentado e nem sempre será possível comprovar renda para o acesso ao crédito.

Se você está precisando de crédito e quer entender mais sobre como funciona esta modalidade de empréstimo sem comprovação de renda, continue a leitura e fique por dentro de tudo.

Como funciona a análise de crédito?

O que todas as instituições financeiras esperam quando emprestam dinheiro para um cliente é que ele cumpra com o combinado e pague as parcelas em dia. Afinal, é assim que conseguirá manter o fluxo de caixa e conseguir proporcionar crédito para outros clientes.

Sendo assim, ferramentas que auxiliem a entender se o cliente tem um bom perfil de pagamento e evitar casos de inadimplência é fundamental. Por isso, antes de conseguir o dinheiro, o solicitante precisa passar pela análise de crédito.

E isso não ocorre apenas para conseguir empréstimo não. Se você for solicitar um novo cartão de crédito, limite de cheque especial, financiamentos ou até mesmo abrir uma conta bancária, suas informações serão avaliadas pela instituição.

No entanto, o processo da análise de crédito tende a mudar. As regras podem variar de acordo com a instituição credora, mas normalmente tem alguns pontos em comum de dados a serem consultados, como:

Com a análise de crédito concluída, a instituição financeira já tem as informações necessárias sobre o solicitante do empréstimo e consegue as condições que serão oferecidas na operação.

4 formas de conseguir empréstimo sem comprovação de renda

Empréstimo para autônomos ou pessoas impossibilitadas de comprovar renda pode ser mais comum do que você imagina. Veja algumas opções:

Empréstimo com garantia

Esse tipo de empréstimo é pouco conhecido no Brasil, mas já é considerada uma das modalidades com a taxa de juros mais baixas do mercado, principalmente em comparação ao empréstimo pessoal. Para conseguir, é necessário ter algum bem para deixar como garantia, como um imóvel ou veículo.

No empréstimo com garantia o bem sofre a chamada alienação fiduciária, ou seja, a propriedade fica condicionada ao pagamento do empréstimo. Mas não se preocupe, pois o bem continua sendo de propriedade do contratante e pode continuar sendo utilizado normalmente.

Penhor

Este é um dos modos de se conseguir crédito mais antigo que existe. No entanto, mediante das novas modalidades que surgiram, o penhor caiu em desuso e, hoje, é oferecido por poucas instituições financeiras.

Para conseguir dinheiro, o solicitante precisa oferecer um objeto de valor como garantia de pagamento da operação. Normalmente é uma joia, equipamento agrícola ou industrial. Em casos de inadimplência, o objeto se torna propriedade do credor.

Avalista

Apesar de o solicitante não precisar comprovar renda nesta modalidade, o avalista precisa. Para conseguir crédito com avalista, é preciso ter o apoio de algum familiar ou conhecido próximo.

Porém, caso o titular do empréstimo não consiga quitar a dívida, ela passa a ser de quem foi o avalista.

Microcrédito

A modalidade de microcrédito é focada em empréstimo para autônomos. Trata-se de uma linha de crédito para pequenos empreendedores, já que, normalmente, estes têm dificuldade em conseguir acesso ao crédito.

Normalmente, o valor é solicitado para abrir ou ampliar um negócio, como comprar equipamentos, alugar outro espaço de trabalho ou pagar dívidas da empresa.

Para solicitar, as instituições financeiras exigem a apresentação de um planejamento detalhado da empresa, dos benefícios que o crédito irá trazer para o negócio e de como o valor será aplicado.

Cuidados ao solicitar empréstimo

Se você está pensando em solicitar um empréstimo sem comprovação de renda, é importante saber que alguns cuidados são necessários para evitar cair em armadilhas.

Busque entender bem qual o prazo de pagamento, taxas de juros e o custo efetivo total – CET. Estas taxas devem ser informadas de maneira clara pelas instituições financeiras, pois podem fazer com que o custo da dívida varie de maneira significativa.

Leia atentamente o contrato e evite tomar mais crédito do que você realmente precisa. O ideal é não comprometer mais que 30% da sua renda.

Busque agentes financeiros confiáveis

Pesquise sobre a instituição financeira que você pretende tomar o crédito. Informe-se se há problemas no Procon ou em sites de reclamações, certifique-se de que a instituição é credenciada e se tem autorização do Banco Central para operar.

Desconfie de ofertas boas demais

Quando a oferta é demais, desconfie! Essa dica vale ouro. Então, observe se o que estão te oferecendo está muito fora do que os concorrentes costumam praticar. Além disso, quando a taxa de juros é muito mais baixa que o normal, outros custos podem estar embutidos na operação para compensar a redução.

Onde fazer empréstimo sem comprovação de renda?

Agora que você já entendeu sobre empréstimo sem comprovação de renda, é hora de entender quem pode ofertar.

O Serasa eCred pode ser um aliado na missão de encontrar a melhor alternativa de crédito para o seu perfil e necessidade. A plataforma compara as melhores ofertas de crédito e as simulações são ilimitadas e gratuitas.

E pelo Serasa eCred, você tem a segurança de que nenhum parceiro solicitará depósito antecipado para oferecer qualquer tipo de empréstimo. É mais praticidade e segurança para você. Faça uma simulação agora mesmo!