Empréstimo para aposentado: conheça as modalidades

Após anos de contribuição previdenciária chega o momento da aposentadoria. Para muitas pessoas, esse é o momento de realizar algum plano antigo, mas também podem surgir imprevistos e emergências. Nessas horas, um dinheiro extra faz toda a diferença.

senhor mexendo em um notebook e sorrindo

Como os aposentados recebem regularmente o benefício na conta bancária, na hora de solicitar empréstimo, isso já é uma garantia para bancos e financeiras. Entre as opções mais comuns para esses consumidores estão o empréstimo consignado e o empréstimo pessoal.

Mas você sabe as diferenças entres essas modalidades de crédito? Descubra e saiba qual é a melhor opção para você de acordo com suas finanças.

Opções de pagamento

Uma das maiores vantagens do empréstimo consignado é que o valor da parcela é descontado mensalmente direto da sua folha de pagamento. Ou seja, com ele é mais difícil esquecer de pagar e o risco de ficar inadimplente é bem menor.

No caso do empréstimo pessoal, há mais formas de pagar a parcela: boleto, cheque nominal ou débito automático em conta corrente, o que também ajuda a evitar a inadimplência, uma vez que o desconto também é automático.

Taxas de Juros

Ao fazer um empréstimo consignado o risco de inadimplência, como explicamos acima, é bem baixo, uma vez que o valor da parcela é descontado diretamente da sua folha de pagamento e a financeira corre menos riscos de ficar sem receber o valor. Por isso, os juros nessa modalidade costumam ser menores e o valor médio mensal gira em torno de 2% na maioria das empresas.

No caso de empréstimo pessoal, o banco ou a financeira não têm a certeza de que receberão o pagamento das parcelas em dia, por isso as taxas de juros podem ser maiores. Há instituições que chegam a cobrar mais de 12% por mês, além do CET (Custo Efetivo Total), que inclui outras tarifas e despesas do empréstimo. Mas no Serasa Crédito você encontra opções de empréstimo pessoal com taxas menores, a partir de 3% ao mês.

Valor do empréstimo

Ao solicitar um empréstimo, alguns fatores podem influenciar no valor que será liberado e isso pode variar de instituição para instituição. As regras para empréstimo pessoal e consignado também mudam.

No empréstimo consignado, o valor a ser emprestado não pode ultrapassar 30% do benefício que o aposentado recebe. Assim, o que define o montante que poderá ser disponibilizado é o valor da parcela em relação ao valor da sua aposentadoria.

No caso de empréstimo pessoal, o que é levado em conta é sua renda e também a análise de crédito, que é feita com base na sua vida financeira. Com essas informações em mãos, a instituição aprova ou não a solicitação.

Prazo para pagamento

Ao fazer um empréstimo consignado, normalmente o número máximo de parcelas chega a 24, ou seja, você tem 24 meses para pagar. Entretanto, dependendo da idade do aposentado ou pensionista pode ter até 72 meses para quitar empréstimo.

Já no caso de empréstimo pessoal, o mais comum é que o cliente tenha 48 meses para pagar as parcelas. Mas de acordo com a financeira, esse prazo pode variar.

Empréstimo para negativado

Geralmente, para uma financeira fornecer crédito para negativado, esse cliente terá de apresentar outra pessoa como garantia. Ou seja, caso você não pague a dívida, essa pessoa pagará em seu nome.

Com o consignado, há a opção de usar o crédito para pagar outra dívida mais cara. Outra forma de evitar que o cliente fique inadimplente.

Qual a melhor opção para quem é aposentado?

Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando qual o melhor empréstimo para pensionista ou aposentando. Bem, diante das informações que foram apresentadas, o consignado segue sendo a opção mais vantajosa:

  • Juros mais baixos que as outras modalidades;

  • Desconto em folha de pagamento;

  • Opção de utilizar para quitar outras dívidas negativadas.

Onde solicitar empréstimo para aposentado?

No Serasa Crédito você encontra possibilidades e ofertas para crédito pessoal. No site, você informa seus dados, o valor que deseja pegar emprestado e qual a modalidade de crédito desejada. Antes de fechar um empréstimo, consulte e veja as melhores ofertas para você.