Empréstimo consignado: como funciona e quem pode pedir?

: Está pensando em pedir um empréstimo consignado? Conheça os requisitos, as vantagens, os cuidados e um passo a passo para solicitar!

contando dinheiro

Publicado em 16 de setembro 2022

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que o valor das parcelas é debitado diretamente na conta em que a pessoa recebe seu salário ou benefício.

Antes de solicitar esse crédito, conheça as características e como ele funciona para evitar o descontrole financeiro. Além disso, em 2022 surgiram novas regras para a concessão do empréstimo consignado.

A seguir, confira tudo sobre o assunto.

O que é empréstimo consignado?

Essa é uma linha de crédito cujo valor das parcelas é descontado diretamente do salário do solicitante ou do benefício pago, como a aposentadoria do INSS.

Uma das principais características – e vantagens – desse tipo de empréstimo é que ele costuma oferecer taxas de juros menores, já que as parcelas são descontadas automaticamente e o risco de inadimplência é baixo.

Mas nem todas as pessoas estão aptas a solicitarem um empréstimo consignado, como veremos a seguir.

Quais os requisitos para conseguir um empréstimo consignado?

Para solicitar um empréstimo consignado, é preciso ser funcionário com carteira assinada (de empresa pública ou privada), ou, ainda, ser beneficiário de um dos programas do governo federal.

Portanto, estão incluídos os seguintes grupos:

 •  trabalhadores com carteira assinada de empresas privadas;

•  servidores públicos municipais, estaduais e federais (pensionistas, ativos e inativos);

• militares ativos, inativos ou pensionistas das Forças Armadas;

•  aposentados e pensionistas do INSS;

•  beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC);

•  beneficiários do programa Auxílio Brasil.

 

É importante dizer que cada grupo tem suas próprias regras de concessão do empréstimo consignado. Além disso, cada banco ou financeira também oferece condições específicas.

Entenda as novas regras do empréstimo consignado em 2022

Em 2022 ocorreram mudanças em relação à concessão do empréstimo consignado para servidores públicos e beneficiários do programa Auxílio Brasil.

De acordo com a Medida Provisória nº 1.132/2022, houve um aumento na margem do crédito consignado, ou seja, no percentual que pode ser descontado na folha de pagamento.

Eis o resumo das principais mudanças:

 •  Aumento de 30% para 40% na margem de crédito consignado para servidores públicos federais – desse percentual, 5% ficam reservados exclusivamente para amortizar despesas ou saques de cartão de crédito.

•  Fica proibida a abertura de novos empréstimos consignados quando a soma de todos os descontos alcançarem ou ultrapassarem o limite de 70% da base do consignado.

•  Na contratação do crédito, a pessoa deverá ser informada sobre o prazo de quitação e o Custo Efetivo Total (CET).

 • Vale lembrar que, por se tratar de medida provisória, ela ainda deverá ser votada pela Câmara Federal e pelo Senado, antes de se transformar definitivamente em lei. No entanto, as medidas já estão em vigor.

 • Em relação aos beneficiários do Auxílio Brasil, a margem concedida também ficou em 40%. A decisão foi publicada no Decreto nº 11.170, de 11 de agosto de 2022, no Diário Oficial da União (DOU).

Como pedir um empréstimo consignado?

Solicitar um empréstimo consignado é simples. Para começar, separe os seguintes documentos:

  •  •  RG ou outro documento pessoal com foto (como a CNH);
  • •  CPF;
  • •  comprovante de residência (fatura de contas básicas, como água, luz, telefone e internet);
  • •  comprovante de renda (contracheque, extrato do benefício ou holerite atualizado).

 

Confira, a seguir, as etapas de solicitação de um empréstimo consignado:

1. Simulador consignado

O primeiro passo é acessar um simulador de consignado[1] para conferir as opções de linhas de crédito disponíveis para o seu caso.

Você pode fazer isso na plataforma do Serasa Crédito. Lá temos diversos bancos e financeiras parceiras que disponibilizam crédito consignado com taxa de juros a partir de 1,49% ao mês.

Lembramos que o Serasa não disponibiliza empréstimos – as empresas parceiras é que deixam as ofertas. Por isso, cada uma tem as próprias regras de concessão, podendo ou não liberar uma proposta para você.

2. Escolha a melhor opção

Caso haja opções de empréstimo consignado disponíveis para você no Serasa Crédito, é hora de avaliar todas as propostas, analisando custos, taxas, prazos e condições de pagamento.

Escolheu? Então faça uma solicitação online, realizando seu cadastro e enviando a documentação pedida.

3. Análise de crédito

Essa é uma das etapas mais importantes. Na análise de crédito, o banco ou financeira vai analisar seus dados, histórico de crédito, restrições no nome, renda e outros detalhes.

Caso a análise seja positiva, o empréstimo consignado será concedido. Caso contrário, você pode tentar outras opções ou verificar em outros bancos.

4. Assinatura do contrato

Análise de crédito aprovada, o banco envia todos os dados sobre as condições e o contrato para ser assinado.

Vale lembrar que, no caso de empréstimo consignado, o desconto será automático em seu salário ou benefício – portanto, ele não poderá ser adiado ou suspenso.

5. Acesso ao dinheiro

 Depois do contrato assinado, o banco ou financeira vai liberar a quantia em sua conta, finalizando, assim, os procedimentos.

Em geral, leva cerca de 24 horas para você ter acesso ao dinheiro, mas isso depende das regras de cada banco.

Depois de todas essas informações, cabe a você decidir se vale a pena ou não contratar um empréstimo consignado. Por isso, analise bem a sua situação financeira, pois o pagamento das parcelas precisa caber no seu orçamento.

Vamos começar? Preencha seus dados e faça uma simulação gratuita e 100% online no Serasa Crédito para conferir se existem opções de crédito consignado para você.