Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. Estude De Graca

Estudar de graça pela internet: conheça algumas opções

Confira uma lista com várias plataformas online de cursos, acervos digitais e dicas para ajudar nos estudos.

Atualizado em: 28 de agosto de 2023

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

livro

A oportunidade de estudar de graça nunca foi tão acessível quanto hoje, com o mundo cada mais digitalizado. Com uma variedade de cursos e recursos disponíveis na internet, aprender sobre os mais diversos assuntos está ao alcance de todos.

Os cursos podem ajudar de diversas maneiras: aperfeiçoar o currículo, aprender uma nova profissão, se especializar em uma área ou simplesmente adquirir mais conhecimento para a vida.

Por isso, reunimos várias opções para estudar de graça, além de dicas valiosas para aproveitar ao máximo esses cursos.

Opções para estudar de graça na internet


Bolsas de graduação e pós-graduação

  • ●     Fundação Estudar: oferece bolsas de estudo integrais de graduação e pós-graduação para estudar de graça no Brasil e no exterior, além de intercâmbios. Destinada a pessoas de 16 a 34 anos, com sonhos de transformar a realidade do país.
  • ●     Fundação Lemann: oferece bolsas de pós-graduação nas melhores universidades do mundo pelo Programa Lemann Fellowship. Primeiro é preciso ser admitido em uma das instituições parceiras do programa. Depois é possível participar do processo seletivo e receber o benefício.
  • ●     Senac: para auxiliar os alunos financeiramente e incentivá-los a prosseguir com seus estudos, o Senac de São Paulo oferece o Programa de Bolsas de Estudo para cursos livres e cursos técnicos.

Bolsas ou cursos de idiomas

  • ●     Idiomas sem fronteiras: programa oferecido pelo Ministério da Educação (MEC) para incentivar o aprendizado de idiomas para estudantes brasileiros. O programa abrange o ensino presencial e/ou à distância de línguas como inglês, francês, espanhol, italiano, alemão e japonês.
  • ●     Duolingo: plataforma de estudos gratuita para estudar inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e esperanto pelo computador, tablet ou celular. O aprendizado é lúdico e similar a um jogo.

Assista | 6 plataformas gratuitas de cursos de idiomas


Cursos em geral

  • ●     Veduca: oferece cursos para estudar de graça em áreas como Administração, Economia, Educação, Gestão de Pessoas e Matemática, além de Engenharia e Meio Ambiente.
  • ●     e-Aulas USP: a Universidade de São Paulo oferece mais de 1.300 horas de estudo gratuito por meio de videoaulas disponibilizadas por seus professores. Elas são totalmente abertas para quem quiser acessar e se concentram nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas.
  • ●     FGV online: a Fundação Getúlio Vargas disponibiliza cursos gratuitos em diversas áreas, como finanças pessoais, direito, gestão empresarial e sustentabilidade, como parte do consórcio internacional Open Education Global (OEG), do qual fazem parte diversas instituições de ensino no mundo todo.
  • ●     Coursera: estudar de graça em grandes universidades do mundo todo, como Stanford, Yale, Princeton, FIA e Unicamp – e sem sair de casa –, já é possível com os cursos online disponíveis no Coursera. Além de cursos de graduação e pós, a plataforma também oferece centenas de opções de cursos rápidos sobre os mais variados temas.
  • ●     Reciclagem profissional: A Unieducar oferece cursos de curta duração para estudar de graça, com certificado eletrônico, com carga horária de 4 horas para aprimoramento profissional em diversas áreas, como direito, gestão, informática, marketing etc.

Livros gratuitos que ajudam a estudar de graça

  • ●     Domínio público: o acervo público reúne cerca de 190 mil obras, entre imagens, sons, textos e vídeos totalmente gratuitos que ajudam a estudar de graça. Entre os documentos, é possível encontrar a obra completa de Machado de Assis, a poesia de Fernando Pessoa, música erudita brasileira etc.
  • ●     Biblioteca digital mundial: o Congresso dos Estados Unidos disponibiliza na internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes acervos provenientes de países e culturas de todo o mundo.

 

Leia também | Crédito estudantil: o que é, como funciona e como contratar

Como estudar de casa: dicas para aproveitar ao máximo os estudos na internet

Certamente estudar de graça na internet é uma ótima maneira de investir no desenvolvimento pessoal e profissional.

Para complementar o assunto, confira dicas e orientações práticas para aproveitar ao máximo essas oportunidades:

  1. Defina seus objetivos

    Antes de começar a estudar de graça na internet, defina claramente os objetivos de aprendizado. Pergunte a si mesmo o que deseja alcançar, seja melhorar habilidades específicas, adquirir conhecimento em uma nova área ou aprimorar a carreira atual.


  2. Crie um cronograma de estudos

    Trate o estudo online como um compromisso sério. Crie um cronograma realista que inclua o tempo de estudo na rotina diária ou semanal. Consistência é fundamental para aproveitar ao máximo as oportunidades.


  3. Diversifique os recursos de aprendizado

    Além de cursos estruturados, pesquise por blogs, artigos, podcasts e vídeos relacionados aos seus interesses. Eles podem fornecer inspirações valiosas e abordagens diferentes sobre um tema.


  4. Participe de comunidades online

    Junte-se a grupos, fóruns ou redes sociais relacionados aos seus interesses. Essas comunidades podem oferecer suporte, oportunidades de networking e discussões enriquecedoras.

     

  5. Acompanhe seu progresso

    Mantenha um registro do que aprendeu e das metas alcançadas. Isso não apenas motivará, mas também ajudará a revisar e reforçar o conhecimento adquirido.


  6. Aproveite os recursos gratuitos das universidades

    Muitas universidades disponibilizam aulas, palestras e materiais online para estudar de graça. Então, pesquise os sites oficiais das instituições para ver quais recursos estão acessíveis.


  7. Tenha proatividade

    Além de consumir conteúdo, tenha proatividade na aplicação do conhecimento. Realize projetos práticos, exercícios e desafios relacionados ao que está aprendendo.


  8. Avalie a qualidade do conteúdo

    Nem todo material gratuito é de alta qualidade. Sempre verifique a credibilidade da fonte, leia avaliações e opiniões de outros estudantes e verifique se as informações estão atualizadas.


  9. Faça networking online

    Use plataformas como LinkedIn e participe de grupos em aplicativos de mensagens para se conectar com profissionais na sua área de interesse. Essa rede pode abrir portas para oportunidades de carreira e parcerias.


  10. Mantenha-se adaptável

    Aproveite as oportunidades de estudar de graça para explorar novas áreas de interesse. Afinal, o mundo tem mudado cada vez mais rápido – e precisamos sempre nos adaptar a ele.

    Leia também | Crédito estudantil privado: veja por que você deve pagar as suas dívidas!

Organize sua vida financeira com o aplicativo Serasa

O aplicativo Serasa tem tudo para você cuidar da sua vida financeira. Organize todas suas contas para manter o pagamento em dia, negocie dívidas em seu nome ou no CNPJ de sua empresa, solicite crédito, consulte e melhore o seu Serasa Score, monitore seu CPF e muito mais!

Tudo isso de forma rápida e prática, usando apenas o celular. Confira todos os serviços disponíveis no app da Serasa:

Serviços Serasa na Estrada
Serasa Score Ícone

Serasa Score

Consulte e descubra o que pode estar impactando seu Serasa Score e como melhorar sua pontuação.

Limpa nome ícone

Serasa Limpa Nome

Veja ofertas, negocie dívidas e contas atrasadas com centenas de empresas parceiras.

Logo serasa verde

Serasa Crédito

Simule, compare e peça empréstimos, cartões de crédito ou conta digital de acordo com seu perfil.

Logo serasa rosa

Serasa Premium

Monitore seu CPF, consultas e movimentações feitas em seu nome e proteja seus dados pessoais.

Logo serasa azul

Carteira Digital

Pague débitos de veículo em até 12 vezes, recarregue o celular e receba dinheiro em tempo real e sem custo.

Carteira Digital Serasa

Pague débitos de veículo em até 12 vezes, recarregue o celular e receba dinheiro em tempo real e sem custo.

Baixe agora mesmo o aplicativo Serasa.


Ou escaneie o código:

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 3.18 de 5

Artigos relacionados