Mastercard Surpreenda: saiba o que é, quais benefícios e como usar

Mastercard Surpreenda é um programa que oferece pontos nas compras feitas com cartão de débito, crédito ou pré-pago. Saiba como utilizá-lo.

colunista Elaine Ortiz
Publicado em: 17 de janeiro de 2022.

Você já ouviu falar sobre Mastercard Surpreenda ou Surpreenda Mastercard? Quem utiliza cartões de débito, crédito ou pré-pago como forma de pagamento no dia a dia deve considerar conhecer o programa. Afinal, trata-se de uma forma de acumular pontos e adquirir produtos e serviços com desconto. Quer saber mais sobre o benefício, entender como funciona e se vale a pena utilizá-lo? Continue a leitura.

Mastercard Surpreenda: o que é e quais as ofertas disponíveis?

O Mastercard Surpreenda nada mais é do que um programa de benefícios oferecido pela bandeira de cartão de crédito Mastercard. Já falamos anteriormente sobre as bandeiras de cartão de crédito e também sobre programa de milhas, uma das opções vantajosas para clientes de cartão que querem ter benefícios ao utilizar o dinheiro de plástico.

Mas o que é o Mastercard Surpreenda objetivamente? Assim como acumular milhas, o Mastercard Surpreenda também é uma forma de o cliente obter vantagens e adquirir produtos e serviços com desconto. O mais interessante é que se trata de um programa

gratuito, que permite ao cliente cadastrar todos os cartões que tiver, desde que a bandeira seja Mastercard.

Basicamente, o programa de relacionamento da Mastercard concede 1 ponto a cada compra realizada com cartão de débito, crédito ou pré-pago, independentemente do valor da operação. Quanto mais pontos o cliente acumula, maiores são as possibilidades de trocar a pontuação por ofertas especiais oferecidas por parceiros do programa. E, geralmente, com apenas 10 pontos você já pode resgatar vouchers.

A oferta mais comum do programa é a “Compre 1, Leve 2”, com a qual você adquire um produto, utilizando o voucher do programa, e leva outro produto igual de graça. Marcas de tênis, loja de flores, cinema, restaurantes são alguns dos parceiros do Mastercard Surpreenda.

Trocar “pontos por descontos” também é uma oferta muito recorrente no Mastercard Surpreenda. Com ela, você troca pontos por um voucher que vai dar alguma porcentagem de desconto na compra de produtos de determinado parceiro. A porcentagem do desconto é variável, cada parceiro define sua oferta.

Outras ofertas disponíveis são “pontos por produtos” e ainda “benefícios para o seu dia a dia”. No primeiro, o cliente tem acesso a produtos selecionados e pode adquiri-los diretamente com a troca dos pontos. No segundo, é possível encontrar vantagens em serviços de delivery e programas de streaming e assinatura em geral, por exemplo.

Surpreenda Mastercard: como funciona?

Agora que você já sabe o que é o programa Surpreenda Mastercard, você deve estar se perguntando como funciona na prática o benefício e como você pode começar a utilizar o programa agora mesmo, certo? Abaixo, explicaremos tudo o que você precisa saber em três passos: cadastrar, acumular e comprar.

1. Como cadastrar cartão Mastercard Surpreenda?

Qualquer portador de um cartão Mastercard, titular ou adicional, pessoa física ou jurídica, pode participar do programa. Essa participação é gratuita e voluntária e, por isso, é necessário que os interessados se cadastrem por meio do site surpreenda.naotempreco.com.br ou pelo app Mastercard Surpreenda, disponível para download nas lojas de app do seu celular.

Participam do programa os cartões de crédito, débito e/ou pré-pagos das bandeiras Mastercard Eletronic, Mastercard, Mastecard Maestro, Maestro, além dos cartões Business Card, Corporativos, Empresariais e Híbridos emitidos no Brasil.

E fazer o cadastro é muito prático e rápido. Basta acessar a página de cadastro do programa e informar, dentre outros dados, o número de seu CPF. O CPF será correspondente a uma

conta, com login e senha, garantindo assim que não exista mais de uma com a mesma identificação no programa.

2. Pontos Mastercard Surpreenda: como acumular?

Com a conta criada você já pode cadastrar todos os seus cartões Mastercard, informando dados específicos do cartão, como número e data de validade. E pronto! Após este cadastro completo seus pontos já começarão a ser acumulados conforme você utilizar seus cartões.

A cada compra, independentemente do valor, você acumula 1 ponto. Assim, se você realizar uma compra de R$ 5,00 hoje no seu cartão e uma de R$ 500,00 amanhã, você terá acumulado 2 pontos no Mastercard Surpreenda, 1 ponto por operação.

Se você estiver se perguntando como transferir pontos Mastercard Surpreenda, saiba que essa não é uma possibilidade. Os pontos obtidos com o Surpreenda são de uso exclusivo do participante e do programa, portanto, não é possível realizar a transferência para outras plataformas nem para terceiros.

3. Como comprar no Mastercard Surpreenda?

Comprar no Mastercard Surpreenda também é muito simples. Você só entra no site ou no aplicativo e faz seu login utilizando a senha. Neste momento, no canto superior direito da tela você já consegue visualizar a quantidade de pontos que tem disponível para trocas.

Depois, é só clicar em “Parceiros” e pesquisar a oferta que quer utilizar. Por exemplo, se você quiser comer uma pizza e aproveitar a promoção “Compre 1 Leve 2”, você deve clicar no nome do parceiro e seguir o passo a passo que irá surgir na tela. Você irá gastar 10 pontos para fazer essa troca. Basta adicionar no carrinho, fechar o pedido e um voucher com um código será gerado para você.

Em que você deve prestar atenção? Cada parceiro tem suas regras específicas de utilização. Leia com atenção antes de finalizar o resgate, pois os vouchers resgatados têm data de validade para utilização. No caso da pizza, por exemplo, o voucher só serve para compras nas lojas físicas com consumo no restaurante, então se é delivery que você estava buscando você teria feito um resgate “errado” e perdido pontos.

Cada parceiro tem uma página, um site especial para o programa da Mastercard Surpreenda. Então, após a troca dos pontos, você precisa clicar em “compre seu produto”. Neste momento, este site especial aparecerá com os produtos que o parceiro disponibilizou para a promoção do programa de relacionamento da Mastercard. Não se esqueça de ler atentamente as condições exclusivas de cada parceiro!

Leia também | Quais são os melhores cartões de crédito do mercado?

Afinal, o programa Mastercard Surpreenda vale a pena?

Depois de entender o que é Mastercard Surpreenda e como funciona o benefício, você pode estar se perguntando se vale a pena utilizar o programa. Sem dúvida, se você já tem um cartão da bandeira e o utiliza no dia a dia para fazer pagamentos, vale muito a pena cadastrar-se no programa da Mastercard.

Afinal, o Surpreenda é gratuito e não cobra nenhuma taxa adicional pelo uso. Além disso, os pontos ficam acumulados por três anos a partir da data em que foram adquiridos e em caso de troca do cartão, os pontos do cartão antigo não serão perdidos, podendo ainda ser utilizados para a troca por vouchers do programa.

Você só deve se lembrar de cadastrar seu cartão novo a cada troca, perda ou renovação. Esse cadastro é manual, não automático, por isso você deve ir na aba “Carteira > Cartões > Adicionar cartão”. Dessa forma, com essas informações sempre em dia, você não deixará de acumular pontos.

Agora, se você ainda não tem um cartão de crédito, débito ou pré-pago e quer começar a utilizar estes produtos para também obter vantagens como as oferecidas no programa Mastercard Surpreenda, você pode aproveitar para utilizar o Serasa Crédito, serviço de crédito da Serasa. A ferramenta ajuda você a encontrar o cartão que mais se encaixa no seu perfil e necessidades.

Após inserir seus dados, a plataforma pesquisa, compara e recomenda as melhores opções de cartão para você. Depois, é só escolher o que preferir e solicitar na hora. Tudo de forma rápida e prática.

Leia também | O que observar ao fazer uma simulação de crédito?

Quer encontrar o melhor cartão para você e começar a utilizar o programa de benefícios Mastercard Surpreenda agora mesmo? Conheça as opções disponíveis no Serasa Crédito e continue acompanhando dicas e conteúdos exclusivos no blog da Serasa!