Entrar

Meu tudo consignado: como funciona e como solicitar?

Quer contratar um empréstimo consignado?

Conheça o Meu Tudo consignado e quais são as vantagens dessa modalidade de crédito.

Para quem está em busca de crédito para colocar a vida financeira em ordem, lidar com alguma emergência ou antecipar uma compra importante, o Meu Tudo consignado pode ser uma opção.

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito disponível para aposentados, pensionistas e funcionários de empresas públicas e privadas que precisam de um dinheiro extra.

Como as parcelas são descontadas direto da folha de pagamento, o risco de inadimplência para a instituição financeira é menor e, por isso, as taxas de juros também costumam ser mais baixas.

Quer saber mais sobre o Meu Tudo consignado e como contratá-lo? Neste artigo, você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura!

O que é o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento ou no benefício do INSS do solicitante. Ou seja, não há necessidade de pagar boletos, como em um empréstimo pessoal.

Como a parcela é descontada automaticamente, o risco de inadimplência é menor para a instituição financeira, o que contribui para que as taxas de juros também sejam mais baixas. Por esse motivo, o empréstimo consignado é considerado uma das modalidades de crédito mais saudáveis do mercado.

O crédito pode ser contratado por aposentados, pensionistas, militares, funcionários públicos ou trabalhadores de empresas privadas, desde que elas tenham convênios com as instituições financeiras que oferecem empréstimo nessa modalidade.

Quais são as vantagens de contratar um empréstimo consignado?

O empréstimo consignado pode ser uma boa opção para quem precisa de crédito para qualquer finalidade. Alguns diferenciais dessa modalidade são:
  • Juros mais baixos: como já mencionamos, o baixo risco de inadimplência dessa modalidade faz com que os juros cobrados também sejam menores em relação às ofertas de empréstimo pessoal, por exemplo.

  • Possibilidade de pagamento em maiores prazos: no empréstimo consignado, é possível parcelar o valor contratado em mais vezes, o que contribui para que o solicitante não comprometa muito do orçamento com o pagamento de parcelas e possa, se precisar, organizar a sua vida financeira com mais tranquilidade.

  • Facilidade de aprovação: por conta do baixo risco de inadimplência envolvido na operação, o crédito pode ser aprovado até mesmo para consumidores negativados ou com uma pontuação de crédito ruim.

  • Praticidade para contratar e pagar: o empréstimo consignado é uma modalidade de crédito fácil de ser contratada e o cliente não precisa se preocupar em gerar boletos, já que o valor das parcelas é descontado automaticamente.

Bancos

Sem dúvida, a principal vantagem do empréstimo consignado está nos juros baixos. Se você fizer uma simulação no Serasa eCred — a ferramenta da Serasa que pesquisa, compara e recomenda opções de empréstimo de acordo com o seu perfil —, perceberá que as taxas realmente são mais acessíveis.

Além disso, o crédito consignado pode ser aprovado mesmo que a pessoa esteja negativada ou tenha o score baixo. Isso é possível porque, para autorizar o acordo, a instituição financeira avalia a margem consignável da sua folha de pagamento.

A margem consignável representa o limite de valor que pode ser descontado de seu salário ou benefício do INSS. De acordo com a legislação, atualmente, essa margem é de 40% do recebimento mensal — sendo que 35% pode ser comprometido com o pagamento de parcela de empréstimo e 5% para o pagamento do cartão de crédito consignado.

Como funciona o Meu Tudo consignado

A Meu Tudo é um fintech que busca facilitar o acesso a empréstimos consignados. A empresa oferece crédito para aposentados, pensionistas e servidores públicos federais ativos e inativos.

Um dos diferenciais do Meu Tudo consignado são as taxas de juros ainda mais baixas. Como a empresa opera de forma 100% digital, consegue disponibilizar taxas mais competitivas.

Além disso, não há consulta a órgãos de proteção ao crédito. Ou seja, a contratação do Meu tudo consignado se torna ainda mais prática e as chances de aprovação são maiores. Também vale destacar que não é necessário dar nenhuma garantia ou pagar taxas antecipadas para ter o crédito liberado.

O processo para a contratação é simples e pode ser feito diretamente no Serasa eCred, a plataforma da Serasa que pesquisa e recomenda as melhores ofertas de crédito para você.

Basta acessar o site do Serasa eCred ou baixar o aplicativo da Serasa e fazer seu cadastro gratuito. Depois, é só preencher seus dados pessoais para ter acesso às informações sobre o Meu Tudo consignado e todas as opções de empréstimo disponíveis para você. Assim, você compara todas elas e escolhe a que realmente for mais vantajosa.

Dicas para contratar um empréstimo consignado

Embora o empréstimo consignado seja uma solução prática, é preciso tomar alguns cuidados antes de solicitá-lo para que isso não se torne um problema no futuro. Veja, a seguir, alguns pontos que você deve observar.

Avalie se o empréstimo consignado é a melhor solução

O Meu Tudo consignado e outras ofertas de empréstimo desse tipo podem ser boas alternativas para arcar com despesas financeiras emergenciais, como um problema de saúde, reparo na casa, para quitar uma dívida mais cara no cheque especial ou no crédito rotativo, entre outras situações.

Por outro lado, se o objetivo for contratar um crédito consignado para lidar com despesas da casa, a estratégia pode não ser tão positiva. Ela resolverá o problema de forma superficial, pois após alguns meses as contas podem se acumular novamente. Em casos assim, considere fazer um planejamento financeiro, identificar oportunidades de cortar gastos e buscar alternativas de renda extra.

Analise o valor da parcela

Lembre-se de que o valor do empréstimo será descontado diretamente da folha salarial ou do seu benefício. Por isso, antes de contratar um crédito consignado, é fundamental observar se o valor das parcelas não comprometerá o seu orçamento e o pagamento de outras contas que você já tem.

Na dúvida, escolha parcelar o valor do empréstimo em mais vezes para conseguir fazer o pagamento com mais tranquilidade mesmo naqueles meses em que o orçamento estiver mais apertado.

Não contrate empréstimo consignado em seu nome para terceiros

Por ter uma renda mais estável, sendo aposentado, pensionista ou servidor público, pode acontecer de algum amigo ou familiar pedir para que você faça um empréstimo consignado em seu nome.

Não aceite acordos assim, pois se a pessoa não pagar o valor das parcelas, você terá que arcar com o prejuízo, já que elas serão descontadas do seu salário ou benefício. Além disso, se você precisar de empréstimo no futuro e o acordo ainda estiver ativo, a sua margem consignável será reduzida.

Compare as ofertas de empréstimo consignado

Muitas instituições financeiras oferecem empréstimos desse tipo e é importante pesquisar bem para encontrar o acordo mais vantajoso. A Meu Tudo consignado, por exemplo, conta com taxas de juros bastante atrativas.

Para encontrar as melhores ofertas para o seu perfil e ter a certeza de que escolheu a melhor opção, acesse o Serasa eCred, que compara diversas alternativas sem que você precise fazer pesquisas em vários lugares. É mais praticidade para você!

Esperamos que este texto tenha sanado suas dúvidas sobre o Meu Tudo consignado. Com planejamento financeiro e cautela, essa pode ser uma boa solução muito interessante para colocar o orçamento em ordem e tirar seus planos do papel.

Quer contratar o Meu Tudo consignado ou consultar outras ofertas de empréstimo? Conte com o Serasa eCred para isso! Acesse a plataforma agora mesmo e confira as opções disponíveis para você.