Entrar

Tenho nome sujo. Como fazer empréstimo no banco?

Como fazer empréstimo no banco mesmo com o nome sujo? Conheça as opções disponíveis para quem está nessa situação.

Para quem está inadimplente e deseja colocar as contas em dia, contratar crédito para quitar as dívidas atrasadas pode ser uma alternativa interessante. Mas, afinal, como fazer empréstimo no banco mesmo com o nome sujo? É possível ter crédito aprovado mesmo estando inadimplente?

Neste artigo, vamos responder suas dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura!

Consigo empréstimo no banco com o nome sujo?

Muita gente se pergunta como fazer empréstimo no banco quando se está inadimplente e quais são as chances de ter crédito aprovado nessa situação.

A realidade é que diversas instituições financeiras oferecem empréstimos para pessoas negativadas, mas é preciso prestar muita atenção na hora de contratar crédito nessas condições.

Conheça algumas modalidades que podem ser aprovadas para inadimplentes:

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma linha de crédito muito conhecida pelos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas também está disponível para quem trabalha em empresas públicas e privadas.

Nesse tipo de empréstimo, o valor das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento do colaborafor ou do benefício do INSS. Em outras palavras, ele funciona como um empréstimo com garantia.

Por garantir o pagamento diretamente com a fonte e oferecer menores riscos de inadimplência às instituições financeiras, o empréstimo consignado costuma apresentar taxas de juros mais baixas que as oferecidas em outras modalidades e mais facilidades para a quitação da dívida, como maiores prazos para pagamento. Também por ser mais “seguro” para as empresas, esse tipo de crédito costuma ser liberado com mais facilidade para consumidores negativados.

O empréstimo consignado pode ser solicitado por aposentados, militares, servidores públicos e pensionistas do INSS, das Forças Armadas e do funcionalismo público.

Já os trabalhadores com carteira assinada conseguem esse tipo de empréstimo desde que as empresas onde trabalham tenham convênio com alguma instituição financeira.

Empréstimo pessoal

Como o empréstimo pessoal não envolve uma garantia de pagamento para a instituição financeira, essa costuma ser a modalidade com as maiores taxas de juros para quem está negativado. Isso ocorre porque o banco analisa o perfil do consumidor e, ao constatar a inadimplência, entende que as chances de receber o dinheiro de volta são baixas.

Esse “julgamento” ocorre com base em uma análise criteriosa. Na visão das instituições, se uma pessoa já não está com as contas em dia, há grandes chances de não pagar um empréstimo também. Partindo dessa premissa, a empresa normalmente escolhe não liberar o valor solicitado ou aprovar um empréstimo com juros mais altos.

Empréstimo pessoal com garantia

Ao contrário da modalidade anterior, o empréstimo pessoal com garantia, como o próprio nome sugere, é liberado quando o solicitante oferece um bem como garantia de pagamento à instituição financeira.

No Brasil, as modalidades mais comuns são o empréstimo com garantia de imóvel, também conhecido como refinanciamento de imóvel, e o empréstimo com garantia de automóvel, também chamado de refinanciamento de veículo.

Essa modalidade de crédito também oferece maiores chances de aprovação para negativados, já que também representa menores riscos de inadimplência para os bancos.

Além disso, a maior parte dos empréstimos com garantia têm juros mais baixos do que o empréstimo pessoal. No Serasa eCred, você pode simular ofertas de crédito com e sem garantia para descobrir qual é a melhor opção disponível no mercado para você.

Como fazer empréstimo no banco com o nome sujo?

Para aqueles que querem descobrir como fazer empréstimo no banco com nome sujo, o primeiro passo é fazer uma pesquisa em diferentes instituições financeiras para avaliar as possibilidades e descobrir qual é a melhor opção disponível.

A boa notícia é que você não precisa ir atrás de diversas empresas para isso. No Serasa eCred, por exemplo, você pode comparar todas as opções de empréstimo disponíveis para você, em diferentes instituições financeiras, de uma só vez.

Você informa os seus dados, a plataforma entende o seu perfil e necessidades e, com base nisso, já mostra as ofertas disponíveis para você fazer a melhor escolha. É só seguir esses passos:

Acesse o Serasa eCred

O Serasa eCred é a plataforma da Serasa que compara as ofertas de empréstimo e cartões de crédito disponíveis no mercado. Assim, você não precisa gastar o seu tempo fazendo pesquisas em diferentes lugares.

Acesse o site do Serasa eCred ou baixe o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada.

Informe o tipo de crédito e o valor desejado

Ao entrar no Serasa eCred, basta preencher seus dados pessoais e escolher entre empréstimo pessoal e cartões. Na aba empréstimo pessoal, há dois campos que devem ser preenchidos: valor e prazo.

No campo “Valor”, digite o quanto precisa . Em “Prazo”, informe em quantos meses pretende pagar pelo empréstimo. Essas informações são suficientes para que a ferramenta busque parceiros que fazem empréstimos sem garantia.

Para também obter propostas de empréstimos com garantia, é só informar se você possui imóveis ou veículos em seu nome. Feito isso, basta realizar uma nova simulação e comparar os resultados na plataforma.

Cuidados importantes para contratar um empréstimo

O ambiente do Serasa eCred é seguro e as instituições financeiras que você vai encontrar por lá são parcerias da Serasa, escolhidas por um time de especialistas.

Ao buscar empréstimo em outros lugares, certifique-se de que a plataforma também é segura e, na dúvida, não compartilhe qualquer dado pessoal. E mais: não pague qualquer valor antecipado para receber o empréstimo. Essa prática é criminosa e não é adotada pelas empresas sérias.

Outra dica importante é desconfiar do excesso de facilidades. Se você está com o nome negativado, é normal que as empresas, independentemente do tipo de empréstimo que oferecem, sejam rígidas com prazos e parcelas.

Além disso, antes de contratar qualquer modalidade de crédito é fundamental analisar as taxas de juros, para evitar que elas deixem o empréstimo caro demais.

Observe ainda o prazo para pagamento. Se a sua ideia é tomar um empréstimo para regularizar sua vida financeira, nossa recomendação é que você contrate um crédito em mais parcelas, com valores mais baixos, para pagar com mais tranquilidade e não cair na inadimplência novamente.

Qual é a importância de se organizar antes do empréstimo?

Lembre-se que todo empréstimo é uma dívida. Para quem já está com o nome negativado e precisa de crédito para sair dessa situação, a dica é se planejar e ter cautela para que as parcelas não se transformem em uma bola de neve.

Sendo assim, antes de procurar um empréstimo para quitar a dívida, vale a pena organizar suas despesas e analisar o seu orçamento para entender se recorrer a crédito realmente é a única opção para o momento.

Além disso, faça uma lista detalhada de todos os gastos atuais para identificar o que pode ser reduzido ou cortado. A ideia é que, a partir disso, você consiga alguma folga no orçamento para tentar renegociar as dívidas, mesmo que em parcelas.

Aproveite ainda para dimensionar o impacto do valor das parcelas no seu orçamento. Os especialistas recomendam que o consumidor nunca comprometa mais do que 30% do seu orçamento mensal com o pagamento de dívidas e parcelamento.

Verifique também para onde vai o dinheiro do empréstimo. Ele cobre tudo? Se for para pagar apenas uma parte das suas dívidas, talvez essa opção não compense.

Como a Serasa pode me ajudar?

Neste artigo, você viu como fazer empréstimo no banco mesmo com o nome sujo e viu que, apesar das limitações, os consumidores negativados também podem contratar crédito em algumas situações.

Neste caso, a Serasa tem dois serviços que podem te ajudar: o Serasa eCred e o Serasa Limpa Nome.

Com o Serasa eCred, você consulta e compara diversas ofertas de empréstimo de maneira prática e segura. Assim, fica mais fácil conseguir crédito de qualidade para colocar as contas em dia.

Já o Serasa Limpa Nome, é a maior plataforma de negociação de dívidas do país. Nela, você pode consultar suas dívidas, verificar as possibilidades de pagamento disponíveis para você e fechar um acordo com prazos e condições especiais.

No Limpa Nome, sua dívida pode ter até 90% de desconto. Tudo para você sair do vermelho e voltar a cuidar da sua saúde financeira sem dor de cabeça.

Que tal conhecer mais sobre essas e outras soluções da Serasa? Você pode acessar o site do Serasa eCred ou Serasa Limpa Nome agora mesmo.

Se preferir, baixe o aplicativo da Serasa, disponível gratuitamente no Google Play ou na App Store. Aproveite! Você não paga nada para usar e pode acessar quantas vezes quiser.