O que é bandeira do cartão de crédito? Como escolher a melhor?

A bandeira do cartão processa as compras e repassa as informações para o emissor. Conheça melhor as bandeiras que operam no Brasil.

Vários cartões com bandeiras diferentes

colunista Elaine Ortiz
Publicado em: 17 de janeiro de 2022.

A bandeira do cartão é mais uma peça na engrenagem do crédito. Ela é quem processa as compras efetuadas em ambiente online ou presencial, nas maquininhas, e repassa as informações para o emissor do cartão.

Se você quer conhecer quais as bandeiras de cartão que existem no mercado, as diferenças e vantagens de cada uma e descobrir como solicitar um cartão com a melhor bandeira, é só continuar a leitura deste artigo. Vem com a gente!

Bandeira do cartão: o que é e para que serve

Você já notou que na parte da frente do seu cartão de crédito existe um logotipo de uma empresa que não tem nada a ver com o banco ou a instituição financeira que concedeu aquele cartão para você?

Este logotipo representa a bandeira do seu cartão, que nada mais é do que a empresa responsável por intermediar as operações de venda no crédito, entre o lojista que passou o cartão para você e a operadora de crédito responsável pela emissão do seu cartão.

As bandeiras de cartões têm como função cuidar da transação, do regulamento dos cartões, das parcelas oferecidas e elas garantem que o comércio irá receber em dinheiro aquele valor que passou no seu cartão.

É por isso que todo e qualquer cartão de crédito possui uma bandeira e quanto mais popular a bandeira do seu cartão for, maiores são as chances de ele ser aceito em mais estabelecimentos.

Quais as bandeiras de cartão disponíveis no Brasil?

No Brasil, cinco bandeiras de cartão são muito conhecidas no mercado. Mastercard, Visa, American Express, Hipercard e Elo são as principais bandeiras de cartão que operam no país.

Com o aumento constante do uso do cartão de crédito – até o fim de 2020 o país contava com 134 milhões de cartões ativos –, as bandeiras passaram também a oferecer promoções, vantagens e programas de pontuações que não são relacionados com os bancos ou instituições financeiras que concederam o crédito ao cliente. A ideia é, cada vez mais, cair no gosto do usuário. Por isso, cada bandeira oferece diferentes vantagens para seus clientes.

Abaixo, listamos as principais bandeiras de cartão de crédito. Confira as diferenças e vantagens de cada uma delas.

1. Bandeira Mastercard

A bandeira Mastercard é a mais aceita do mundo: 210 países. Oferece opções de cartões como Standard, Gold, Platinum e Black – ou seja, atende todas as faixas de renda.

Alguns dos benefícios são o programa de pontos Mastercard Surpreenda, com o qual é possível resgatar os pontos e adquirir diversos produtos das empresas parceiras. O Masterpass é outra vantagem da bandeira e seu objetivo é facilitar o sistema de pagamento online.

Leia também | Mastercard Surpreenda: saiba o que é, quais benefícios e como usar

2. Bandeira Visa

Visa também é uma das bandeiras mais conhecidas e aceitas no mundo. Para se ter ideia, a empresa atua em 200 países e é aceita em 28 milhões de locais. Além disso, o cliente pode escolher, caso sua renda esteja de acordo com cada faixa de produto, entre o Visa Classic, Visa Platinum, Visa Signature, Visa Gold e Visa Infinite.

Cada subcategoria oferece um tipo de benefício diferente. Com a bandeira Visa o cliente participa de programas de pontos e descontos, como por exemplo o Vai de Visa e o Visa Passfirst que garantem descontos ao utilizar o seu cartão.

3. Bandeira Hipercard

A bandeira Hipercard é aceita em mais de 1 milhão de estabelecimentos brasileiros, sobretudo supermercados e grandes atacados. Sua grande vantagem é ser um cartão acessível, já que exige uma renda mínima baixa.

Além disso, a bandeira oferece dois limites de crédito: um para compras à vista e outro para compras parceladas. Outros benefícios são: possibilidade de solicitar até quatro cartões adicionais grátis, não cobrar anuidade e oferecer pagamento de compras em até 40 dias, sem juros.

4. Bandeira American Express

A American Express é uma bandeira americana destinada a um público que possui renda mínima de R$ 5 mil. Além disso, a bandeira oferece alguns tipos de cartões, como o Green, Gold e Platinum. Entre as vantagens, destacam-se pontuação em compras, sala VIP em aeroportos e descontos em livrarias.

5. Bandeira Elo

Elo é uma bandeira brasileira que também é aceita na Argentina, em Portugal, no Chile e conta com 120 milhões de usuários. É uma das bandeiras mais recentes do mercado e conta com opções de crédito, débito e pré-pago.

Os tipos de cartões que oferece são: Elo Básico, Elo Mais, Elo Grafite e Elo Nanquim e algumas das vantagens são descontos em aluguel de carro e em alguns restaurantes.

Bandeiras de cartão de crédito fazem diferença na hora de escolher meu cartão?

Escolher um cartão com uma bandeira que ofereça mais vantagens para você é muito interessante. Para isso, você precisa analisar o que faz sentido para seu perfil e quais necessidades essas empresas podem atender no seu dia a dia.

Por exemplo: se você quer acumular milhas e utilizar salas VIP de aeroportos, dê preferência para as bandeiras que oferecem essas vantagens. Agora, se você não gosta de viajar e seu objetivo é utilizar o cartão apenas para compras de supermercado, por exemplo, a bandeira do seu cartão pode ser outra, com benefícios que atendam a essa demanda.

Mas, apesar de ter suas preferências, lembre-se que não existem garantias de que você terá acesso a determinado cartão, com determinada bandeira, porque nem todos oferecem a possibilidade de escolha.

Dependendo do cartão e da administradora (que determina taxas, juros, anuidade e outras funcionalidades), você só terá uma opção. Mas, claro, é fundamental conhecer todo o funcionamento do cartão de crédito antes de definir qual você irá utilizar e se puder escolher ter sua bandeira preferida, melhor ainda!

Leia também | Quais são os melhores cartões de crédito do mercado?

Como solicitar um cartão com a melhor bandeira?

Para descobrir qual cartão de crédito e qual bandeira é mais apropriada para você, é necessário pesquisar no mercado e comparar as opções disponíveis para seu CPF.

Uma forma prática, rápida e muito fácil de fazer essa comparação é utilizando o Serasa Crédito, serviço de crédito da Serasa no qual você encontra ofertas de empréstimo e cartão de crédito com base no seu perfil financeiro e necessidades.

No caso do cartão de crédito, é só acessar o Serasa Crédito e aguardar alguns minutos que a plataforma irá pesquisar, comparar e recomendar as melhores opções de cartão para você. Depois, é só escolher o que preferir e solicitar na hora.

Veja como é fácil e rápido utilizar o Crédito e escolher o cartão com a melhor bandeira para você:

1. Acesse o Serasa Crédito

Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada por isso.

2. Complete o seu perfil

Ao concluir o login, você poderá atualizar o seu perfil. Não se esqueça de informar todos os dados solicitados. Isso ajudará a gente a encontrar as melhores alternativas de crédito para você.

3. Faça uma simulação

Selecione a opção “Solicitar cartão”. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.

4. Confira e compare opções

Confira as opções de cartão de crédito recomendadas para você. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerá o limite disponível, informações sobre anuidade e conveniência. Para conhecer mais sobre cada opção, basta clicar em “Detalhes da oferta”.

5. Escolha o seu cartão de crédito e finalize a contratação

Após avaliar as opções disponíveis, é hora de escolher o cartão que considerar mais interessante. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação de forma fácil e em poucos minutos.

Leia também | Serasa Crédito: o que é e como usar?

Agora que você já sabe da importância da bandeira do cartão e descobriu as vantagens de cada uma, faça uma simulação no Serasa Crédito, analise as opções e peça seu cartão de crédito online agora mesmo. E não deixe de acompanhar o blog da Serasa para ter acesso a mais conteúdos de educação financeira.