Entrar

Pix Cartão de Crédito: nova funcionalidade do serviço permitirá parcelamentos

Será o fim do cartão de crédito? Pix Garantido começa a ser desenvolvido ainda este ano. Com a nova funcionalidade será possível parcelar compras como no cartão de crédito

O que é Pix?

Lançado há seis meses, o Pix, sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central, já acumula mais de 275 milhões de operações feitas. O sistema permite transferências gratuitas e instantâneas entre pessoas físicas e de acordo com o Banco Central, até fevereiro de 2021, já possuía mais de 73 milhões de usuários no Brasil.

Concorrente direto de outras formas de transações financeiras, como o TED e o DOC, somente entre janeiro e fevereiro de 2021 foram feitas mais de 375 milhões de transferências via Pix, contra 250 milhões com as duas primeiras.

Quais as vantagens do Pix?

Gratuidade para transferências entre pessoas físicas

Recebimento instantâneo

Funcionamento 24 horas

O que é Pix Garantido?

Diferentemente do TED e DOC, serviços pagos e que só funcionam em dias úteis, com o Pix, as transferências são feitas de forma gratuita entre pessoas físicas e o pagamento cai na hora, independentemente de ser dia útil, final de semana ou feriado.

O novo serviço que está em fase de estudos e vai começar a ser desenvolvido a partir de julho, é o Pix Garantido, que estará disponível para os usuários no primeiro semestre de 2022. Ele vai beneficiar, além de pessoas físicas, empresas e empreendedores que aceitam pagamentos parcelados.

As transferências por Pix caem na conta do recebedor instantaneamente. No caso de agendamentos, o que também é possível, quem vai receber o valor não fica sabendo e pode ser que nem receba, caso quem esteja enviando não tenha saldo suficiente na data para efetivar a transferência.

Com a implantação do Pix Garantido, o recebedor será notificado do agendamento e haverá a possibilidade de um intermediador, como um banco ou outra instituição financeira, para garantir que o recebedor vai de fato ter o crédito em conta na data agendada. Além disso, não será possível cancelar o agendamento feito previamente.

Com isso, a empresa ou empreendedor poderá adiantar os recebidos, como acontece com outras modalidades de recebíveis com juros mais baixos.

Então, o cartão de crédito vai acabar?

As compras com cartão de crédito contam com um intermediador, um banco ou outra instituição financeira que garante que o vendedor vai receber o valor, geralmente, 30 dias após o pagamento.

Ao fazer uma compra parcelada no cartão de crédito, os custos, geralmente, estão embutidos nas parcelas. Ou seja, quando você divide uma compra, por exemplo, em 10 vezes sem juros, os custos e riscos dessa compra, para que vendedor não fique sem o pagamento estão presentes no valor total.

Com o Pix, os vendedores terão a mesma segurança que é oferecida nas compras com cartão de crédito.

Uma das vantagens dos modelos atuais de cartão de crédito, é a possibilidade de usar de forma internacional. Então, isso pode ser uma limitação ao Pix Garantido, dependendo das tecnologias adotadas.

Como escolher um cartão de crédito?

Ter um cartão de crédito pode facilitar e muito a vida dos consumidores. Isso porque, muitas vezes, o cliente não tem o valor total do produto ou serviço que deseja adquirir e para comprar é necessário recorrer ao parcelamento.

O pagamento parcelado é uma das formas mais simples de comprar e diluir o valor do produto em vários meses. Por isso, é sempre bom lembrar que para utilizar o cartão de crédito sem cair em dívidas, é preciso ter responsabilidade e não gastar mais do que pode pagar.

Qual o cartão de crédito mais fácil de ser aprovado?

A Serasa eCred oferece soluções gratuitas para quem precisa de um cartão de crédito com condições e benefícios que te ajudam a ter mais controle da sua vida financeira.

Confira as vantagens de solicitar cartão de crédito pelo Serasa eCred

Com o eCred, é possível pedir o cartão de crédito peça Internet e contar com benefícios e vantagens da Serasa. Confira abaixo:

  • Sem anuidade: alguns dos parceiros Serasa eCred não cobram anuidade para o uso do cartão. Assim, você paga apenas pelas compras realizadas.

  • Seu Score em segurança: com o Serasa eCred você simula grátis o melhor cartão de crédito sem impactar no seu Score. Isso te ajuda a organizar suas finanças e tomar a decisão certa.

  • Crédito sem burocracia: 100% digital e sem complicação. Acesse as ofertas disponíveis e escolha o cartão de crédito que mais se adapta ao seu orçamento.

Como fazer cartão de crédito online pelo Serasa eCred?

Para fazer seu cartão é bem simples, siga o passo a passo:

Acesse grátis o Serasa eCred

Preencha com seus dados

Escolha o tipo de crédito

Selecione a oferta disponível

Faça seu pedido e pronto! Agora é só aguardar a resposta e seu cartão chegará para você.

Dicas para usar de forma consciente seu cartão de crédito

Agora que você já sabe com solicitar o melhor cartão de crédito para você, de forma simples, online e gratuita, é importante seguir algumas dicas para não ficar endividado ou com o nome sujo.

• O limite máximo ideal para um cartão de crédito é de até 30% da sua renda;

• Procure pagar sempre o valor total da fatura no prazo de vencimento para evitar a cobrança de juros abusivos;

• Antes de aceitar um cartão de crédito tenha um planejamento financeiro bem claro.