Quais são os melhores cartões para universitários? Confira

Os cartões universitários são oferecidos pelas instituições financeiras para alunos de ensino superior. Fique atento às vantagens.

Mulher conferindo os cartões e vendo a melhor opção para uma universitária

Foto Vanessa Conulista
Publicado em: 31 de janeiro de 2022.

Muitas instituições financeiras estão, há algum tempo, apostando em produtos específicos para certos nichos de mercado, e os cartões para universitários têm ganhado grande destaque.

Isso porque o número de estudantes do ensino superior tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. De acordo com o site ABRES (Associação Brasileira de Estágios), de 2002 a 2018, o número de alunos na educação superior passou de 3,5 para 8,4 milhões.

E pensando estrategicamente, além desse aumento de possíveis clientes, os bancos e instituições viram, ainda, a oportunidade de que esses futuros profissionais venham a ter melhores rendas com suas profissões. Sendo assim, os cartões para universitários viram uma porta de entrada para futuros clientes de grandes contas.

Com tantas ofertas disponíveis no mercado, cabe ao universitário entender quais as vantagens e diferenciais que é oferecido por determinada empresa. E isso só é possível entendendo as possibilidades, conhecendo bem as taxas aplicadas e sabendo exatamente o que está sendo oferecido.

Se você é um estudante universitário e está afim de entender como escolher o melhor cartão para você, continue a leitura e fique por dentro de todos os detalhes.

Vantagens do cartão de crédito para universitários

Antes de tudo, é necessário entender bem sobre como funciona o cartão de crédito. Este produto é como se fosse um empréstimo que você faz com o banco. Tem um limite pré-aprovado e o universitário pode usá-lo para comprar hoje e pagar numa data específica pré-acordada previamente com o banco.

Caso o acordo do pagamento seja cumprido, não há cobrança de juros ou multa. No entanto, sem um bom controle e pagando com atraso, o cartão de crédito pode ser um grande vilão devido às suas taxas de juros serem as mais altas do mercado.

De acordo com uma pesquisa sobre endividamento do brasileiro realizada pela Serasa, o cartão de crédito é o primeiro no ranking dos motivos de endividamento dos consumidores – citado por 53% dos entrevistados.

Por isso, antes de solicitar ao seu banco, atenção às taxas e lembre-se de controlar muito bem o que é gasto e a data de vencimento da fatura, combinado?

Porém, se bem usado, o cartão de crédito pode ser um grande aliado no seu dia a dia, principalmente na rotina de um estudante universitário graças às grandes vantagens que o banco oferece. Confira.

1. Redução ou isenção de anuidade

Normalmente, os cartões para universitários têm redução da taxa de anuidade ou até mesmo isenção. Isso significa que você pode solicitar o cartão de crédito sem pagar para usá-lo. Ou seja, sua fatura virá cobrando apenas o que você gastou naquele mês ou nas compras anteriores parceladas.

Este é um bom benefício e você precisa ficar de olho para não ser enganado. Algumas instituições financeiras podem oferecer essa isenção apenas no primeiro ano e cobrá-lo nos anos posteriores. Fique muito atento a isso.

2. Menores taxas

Normalmente, os cartões para universitários estão vinculados a uma conta corrente. Por ser destinada a estudantes, essa conta tende a ter taxas mais baratas, seja a de manutenção ou até mesmo de juros e demais serviços.

Fique ligado ao que é cobrado e como essa cobrança ocorre. O ideal é que você negocie para evitar toda e qualquer taxa que possa ser aplicada.

3. Fácil aprovação

Provando que é um estudante matriculado em uma instituição de ensino superior, a aprovação dos cartões para universitários é mais fácil que outros cartões tradicionais.

Em alguns casos, basta o comprovante de matrícula para já sair com o cartão em mãos.

4. Não exige renda mínima alta

As instituições entendem que, se você é um estudante universitário, a probabilidade de ter uma renda alta ainda é pouca, já que, normalmente, nessa época, muitos ainda não têm um emprego fixo ou estão estagiando.

Para driblar essa situação, a renda mínima exigida costuma ser bem baixa. Porém, isso também pode afetar no valor do limite de crédito liberado, o que também pode ser uma vantagem, já que, assim, é mais fácil você ir organizando sua vida financeira e não cair em armadilhas.

5. Benefícios em lazer e cultura

Outra visão importante das instituições financeiras é que os estudantes costumam ter uma vida social mais movimentada. Por isso, frequentam cinemas, teatros, restaurantes e eventos culturais.

Pensando nisso, as parcerias dos bancos com essas empresas tendem a oferecer descontos em entradas para seus clientes. Quanto maior o desconto, maior a vantagem.

6. Empréstimos estudantis mais simples

Ao vincular estudantes a instituições bancárias, o cartão universitário oferece uma série de benefícios para quem está começando a construir uma carreira. O empréstimo é um deles, principalmente se o motivo for relacionado às atividades acadêmicas.

É possível conseguir um financiamento de graduações, empréstimos para especializações ou subsídios para intercâmbios, por exemplo. Basta ter um bom relacionamento com o banco.

Alguns possibilitam ao estudante cursar MBA, mestrados e doutorados com taxas de juros reduzidas e prazos de pagamento ajustados às perspectivas profissionais e financeiras do universitário.

Como escolher o melhor cartão para universitários

Para escolher o melhor cartão para universitários, é preciso, primeiro, entender com qual finalidade você irá utilizá-lo e qual é o seu perfil financeiro.

O melhor cartão é aquele em que as taxas sejam nulas ou bem reduzidas e o limite de crédito seja condizente à sua realidade financeira.

Não adianta você conseguir um limite alto se você não consegue pagar tudo que usar. Não adianta também você usar o cartão se não consegue ter a rotina de pagar a conta em dia.

Dever para o cartão de crédito pode te colocar em uma enrascada grande, sujando seu nome antes mesmo de se formar. Assim, terá dificuldade em conseguir acesso a bons créditos depois de formado.

Leia também | Estou devendo a faculdade e não tenho como pagar: o que fazer?

Então, para conseguir escolher o melhor cartão para você, avalie para que você precisa, quanto pode pagar e as vantagens extras que ele oferece, como programa de pontos, descontos em eventos entre outros.

Faça a sua simulação de crédito com o Serasa Crédito

Para facilitar sua análise e encontrar os melhores cartões de crédito para você, a Serasa criou o Serasa Crédito, uma plataforma online com ofertas de cartões de crédito de diversas empresas parceiras, como bancos, fintechs e outras instituições financeiras.

O acesso e simulações no Serasa Crédito são feitos de forma 100% online, gratuitamente e quantas vezes você quiser. Na plataforma, você consegue ter acesso às principais vantagens dos cartões de crédito que a Serasa disponibiliza. É só acessar e ter tudo rápido, fácil e sem precisar pular de banco em banco para comparar opções.

Gostou? Acesse o Serasa Crédito agora mesmo, faça uma simulação gratuita e compare as melhores ofertas de crédito disponíveis para o seu perfil.