Entrar

Vantagens do cartão de crédito consignado para servidor público

Entenda quais as vantagens do cartão de crédito consignado para servidor público e descubra como conseguir o seu.

colunista Elaine Ortiz
Publicado em: 18 de janeiro de 2022.

O cartão de crédito consignado para servidor público funciona como um cartão convencional. A grande vantagem é que alguns benefícios exclusivos são associados a ele, como taxas de juros menores, por exemplo, que são oferecidas por conta do desconto direto em folha de pagamento que ocorre com cartões desta modalidade.

Funciona como uma garantia de que a fatura será quitada, por isso que os juros aplicados costumam ser menores e tão atraentes. Assim, servidores públicos federais, estaduais ou municipais ou militares, aposentados e pensionistas têm direito de solicitar este cartão.

Se você se enquadra no perfil e quer conhecer outras vantagens, além de descobrir como solicitar seu cartão, continue a leitura!

Cartão de crédito consignado para servidor público: o que é e para que serve?

O cartão consignado para servidor público é destinado ao trabalhador concursado que atua em funções e órgãos da Administração Direta em níveis federal, estadual ou municipal. Em outras palavras, para os colaboradores que ajudam a cuidar de todos os serviços públicos que existem no País.

Assim como um cartão comum, o cartão consignado serve para que o usuário realize compras, serviços e faça saques em dinheiro. Possui também data certa para que a fatura seja paga, juros pré-estabelecidos em contrato e limite específico.

Uma das principais diferenças entre o cartão consignado e o cartão tradicional é a forma de pagamento da fatura. No consignado, parte do saldo devedor é descontado de forma automática da folha de pagamento do servidor público, com valor limitado a 5% do salário ou benefício. Dessa forma, se o usuário gastar mais, ele deverá pagar via boleto bancário o valor excedente que não foi descontado automaticamente da fatura.

É importante evidenciar que, além do cartão de crédito consignado, o servidor público também tem direito a utilizar outra linha de crédito, o empréstimo consignado. Para esta modalidade, 30% do salário podem ser utilizados, somando os 35% totais da margem consignável (percentual máximo da renda que pode ser usada para o pagamento de serviços de crédito).

De abril a dezembro 2021, por conta da pandemia do coronavírus, uma medida provisória havia ampliado a margem consignável para 40%. A partir de janeiro de 2022, a margem voltou para o patamar dos 35%.

Leia também | Margem consignado: você sabe o que é e como funciona?

Cartão crédito para funcionário público: principais benefícios

O cartão de crédito para servidor público apresenta algumas vantagens. A primeira é que tem fácil aprovação e o interessado pode até mesmo fazer uma simulação pela internet, utilizando o Serasa eCred, serviço de crédito da Serasa que oferece empréstimo e cartão de crédito. Mais para baixo vamos detalhar o passo a passo para fazer essa consulta.

Além disso, enquanto os cartões tradicionais operam com uma taxa de juros em torno de 12% a 14% ao mês, o cartão consignado oferece uma taxa que varia de 3% a 5% ao mês e o usuário não paga anuidade e nem taxas de manutenção.

A facilidade do pagamento da fatura é outro atrativo, com o desconto máximo automático de 5% da renda. E até o funcionário público que está negativado pode solicitar um cartão e começar a fazer suas compras, saques e transações como um cartão comum.

Por fim, dependendo da bandeira e da instituição financeira que emitir o cartão, outras vantagens podem estar associadas, como as oferecidas em programas de fidelidade como o Mastercard Surpreenda, por exemplo.

Qual é o cartão consignado do servidor federal?

Quando se pensa em cartão de crédito consignado para servidor público federal, um dos primeiros cartões que surgem à mente é o Siape. O Siape é o cartão de crédito destinado a servidores públicos federais, militares, aposentados e pensionistas que recebem do Governo Federal.

O cartão para funcionário público Siape pode ser utilizado para compras à vista, parceladas ou para saques em dinheiro. Seu limite de crédito, no caso dos servidores federais, pode chegar a até 27 vezes o valor da margem atual.

Os benefícios dele são semelhantes a qualquer outro cartão de crédito consignado: taxa de juros mais barata, desconto automático direto na folha de pagamento, possibilidade de isenção de anuidade, acesso a cartões com bandeira internacional e acúmulo de pontos em programas de fidelidade.

Não há especificidades para cartão de crédito consignado para servidor público estadual ou cartão de crédito consignado para servidor público municipal. Sendo funcionário público, qualquer pessoa pode ter acesso ao crédito consignado (cartão e empréstimo).

Como solicitar um cartão de crédito consignado para servidor público?

É muito fácil e rápido solicitar um cartão de crédito consignado para servidor público. O Serasa eCred, serviço de crédito da Serasa em que você encontra ofertas de empréstimo e cartão de crédito, ajuda nessa pesquisa para que você possa achar o melhor cartão para seu perfil financeiro e necessidades.

Para buscar um cartão de crédito consignado para servidor público, basta acessar o Serasa eCred e aguardar alguns minutos que a plataforma irá pesquisar, comparar e recomendar as melhores opções de cartão para você. Depois, é só escolher o que preferir e solicitar na hora.

Quer entender melhor como funciona? Veja como é fácil e rápido:

1. Acesse o Serasa eCred

Acesse o site do Serasa eCred ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada por isso.

2. Complete o seu perfil

Ao concluir o login, você poderá atualizar o seu perfil. Não se esqueça de informar todos os dados solicitados. Isso ajudará a gente a encontrar as melhores alternativas de crédito para você.

3. Faça uma simulação

Selecione a opção “Solicitar cartão”. O Serasa eCred buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.

4. Confira e compare opções

Confira as opções de cartão de crédito recomendadas para você. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerá o limite disponível, informações sobre anuidade e conveniência. Para conhecer mais sobre cada opção, basta clicar em “Detalhes da oferta”.

5. Escolha o seu cartão de crédito e finalize a contratação

Após avaliar as opções disponíveis, é hora de escolher o cartão que considerar mais interessante. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação de forma fácil e em poucos minutos.

Agora que você já entendeu o que é, como funciona e quais os benefícios do cartão de crédito consignado para servidor público, está mais preparado para solicitar o seu. E se precisar de empréstimo consignado, o Serasa eCred também pode ter uma oferta para você. É só clicar aqui e conhecer as opções.