O momento de incerteza que estamos vivendo, exige jogo de cintura e criatividade dos donos de negócios que não trabalham com opções virtuais. Isso para não perderem clientes em função do abre e fecha do comércio. Ter uma fonte de renda extra acaba sendo fundamental, principalmente para as empresas que tiveram de suspender as atividades.

As alternativas para manter o caixa da empresa no positivo são várias e a escolha deve levar em conta as características do seu negócio, mas também as condições financeiras que você tem. Criar uma loja virtual ou fazer entregas por delivery são opções para ajudar a sua empresa a atravessar momentos desafiadores. Além disso, você pode revender produtos, fazer um bazar ou se afiliar a outra marca.

Por que ter fontes de renda extra?
Dados de uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelam que, apenas em 2020, 79% das empresas perderam demanda por produtos e serviços. Para 53% delas, a queda foi brusca. Para empresas e negócios que não atuam à distância, as perdas podem ser ainda maiores.

Uma das formas de driblar esse período atípico e de sazonalidade para manter seu fluxo de caixa é pensar formas para ganhar dinheiro extra. Confira abaixo alguns motivos que mostram a importância dessa fonte de renda extra para seu negócio:

• Manter as contas da empresa em dia, mesmo sem faturar;
• Conseguir ter receita no período em que o negócio estiver fechado;
• Não atrasar o pagamento de fornecedores e funcionários;
• Ficar ativo mesmo sem abrir as portas.

Novas fontes de renda extra que podem te ajudar
Mostramos acima, que ter mais de uma fonte de renda ajuda seu negócio a se manter em tempos incertos. Mas o que fazer para adquirir uma renda extra e manter seu negócio funcionando? Há muitas formas de enfrentar esse momento: ter uma loja online ou delivery, revender produtos, se afiliar a outras marcas ou mesmo fazer um bazar daquilo que não tem mais utilidade para você e só fica ocupando espaço. Vamos detalhar um pouco mais essas opções. Veja a seguir.

Vendas pela internet
Nesse momento em que as fontes de renda estão menores, comercializar produtos ou serviços pela internet pode ser uma boa forma de aumentar suar renda e manter suas contas em dia. Entre as opções, ter uma loja virtual é uma boa saída. E você pode comercializar de tudo: produtos, serviços, aulas, cursos, não necessariamente ligados à área da sua empresa.

Aproveite seus conhecimentos e ofereça cursos, aulas e workshops online. O importante é saber usar aquilo que você sabe a seu favor. Aproveite todas as suas habilidades para ter uma renda extra na internet.

Outra opção é a venda de produtos físicos, como alimentos, livros e equipamentos. Mas é preciso verificar se a plataforma usada para comercializar seus produtos é segura e confiável para não ter problemas com seus clientes.

Bazar virtual
Sabe aquelas roupas e sapatos que você não usa mais? A bicicleta e o violão que ficam encostados acumulando poeira? Os livros que você já leu? Se você tem itens como esses em casa que estão em bom estado de conservação, eles podem facilmente se transformar em uma fonte de renda extra na internet.

Mesmo que você não consiga vende-los pelo mesmo preço que adquiriu, o bom de comercializar esses produtos pela internet é que não é necessário ter encontros presenciais. Basta fazer a descrição com todos os detalhes, como tamanho, número, se tem marcas de uso e outras características.

Aproveitar o período de distanciamento social para fazer uma limpeza e desapego de coisas que você não usa mais pode ser uma ótima forma de ter um dinheiro extra. Se você optar por fazer um bazar virtual, além de verificar se os itens estão em bom estado de conservação, programe a forma de logística dos itens para evitar extravios ou danos dos produtos até chegarem aos novos donos.

Seja afiliado de outra marca
Outra opção para quem quer ganhar uma renda extra sem sair de casa é trabalhar como afiliado. Nesse caso, você vai promover outras marcas, empresas ou pessoas e receberá uma comissão de acordo com as vendas que fizer.

A Hotmart é uma das plataformas de afiliados mais conhecidas. Além do cadastro ser totalmente gratuito, há milhares de áreas de serviços e produtos para você começar a ganhar dinheiro extra na internet, sem precisar sair de casa.

Revenda produtos
Há ainda outras ideias para ganhar dinheiro extra com pouco investimento. E uma das formas mais conhecidas é a revenda de produtos. Ao falar nesse assunto você provavelmente vai se lembrar da revenda de cosméticos, mas existem outras áreas, como roupas, lingeries, acessórios, bijuterias e outros produtos.

Mas atenção! Antes de escolher o segmento de produtos ou para qual marca você vai revender, pesquise sobre a empresa, veja a reputação com clientes e com outros revendedores. Dessa forma você vai vender com segurança e obter sucesso.

Negócio online e delivery: por que é importante estar na internet
De maneira emergencial, uma fonte de renda extra pode ser fundamental para superar os momentos de incerteza do mercado. Mas para que sua empresa siga crescendo de forma saudável, seu planejamento estratégico deve considerar se adaptar ao mundo virtual para aumentar sua cartela de clientes e vendas.

Um dado que confirma essa tendência é o fato de que os consumidores estão preferindo cada vez mais empresas que entregam em casa. Para você ter ideia, de acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o delivery movimenta R$ 11 bilhões ao ano.

Em março de 2020, o aplicativo de entregas Rappi registrou um aumento de 30% no número de pedidos, liderados por compras em restaurantes, farmácias e supermercado. Ou seja, ficar de fora do delivery pode significar perda de receita para sua empresa.

Antes de criar uma loja online ou usar um aplicativo de delivery para comercializar seu produto ou serviço, verifique a viabilidade: analise os cenários, os setores semelhantes, concorrentes e a própria economia.

Investir em um aplicativo ou site de entregas pode ser uma grande oportunidade para seu negócio alcançar novos clientes e você conseguir aumentar as vendas do seu produto ou serviço.

Mas não se esqueça, antes de investir em algo novo ou expandir seu negócio para o mercado online e de delivery, é necessário planejar e estruturar. Assim, você e sua empresa estarão preparados para enfrentar momentos de crise sem se desestabilizar.

As melhores ofertas de crédito pessoal!

COMPARE GRÁTIS

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora