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Além do chocolate: cinco ideias para ter renda extra na Páscoa

Confira ideias para ter renda extra durante o período da Páscoa.

Atualizado em: 26 de março de 2024

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

ovos de Páscoa

As datas comemorativas são sempre boas oportunidades para ganhar dinheiro. Mas é preciso criatividade para inovar e se destacar em meio a tantas opções no mercado. Aqui vamos mostrar como tentar se diferenciar para ganhar renda extra na Páscoa.

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5 ideias de produtos e serviços para renda extra na Páscoa

Os ovos de chocolate são um clássico, mas é um mercado muito concorrido. Isso quer dizer que as ideias para ganhar renda extra na Páscoa podem ir muito além disso. Pode até mesmo ser o momento para explorar outras especialidades exclusivas e que nem todo mundo pensa.

Confira algumas opções.

  1. Culinária criativa

    Quem tem habilidades culinárias pode apostar em opções que não se restringem aos ovos de chocolate. Dá para criar outros tipos de receitas temáticas, como bolo de pote, cupcakes e biscoitos decorados. Esses produtos são ótimos para presentear ou vender em eventos e feiras.

     

  2. Cestas de Páscoa personalizadas

    Em vez de vender ovos de Páscoa artesanais, ofereça cestas personalizadas com uma variedade de produtos, como chocolates finos, doces e biscoitos caseiros, artesanatos temáticos, flores, brinquedos e itens decorativos. Em alguns casos, a cesta pode ser até temática com produtos para café da manhã. Procure seguir a preferência de cada cliente e adeque a cesta ao orçamento estipulado por ele.

     

  3. Decoração de ambientes

    Embora não seja tão comum como no Natal, muita gente gosta de decorar suas casas e locais de trabalho com temas de Páscoa. Essa, então, pode ser uma boa opção de serviço a ser oferecido nessa época, especialmente para quem gosta de decoração e se destaca pela criatividade para criar ambientes aconchegantes e festivos.

    Nesses casos, é interessante fazer a montagem de mesas temáticas, decoração com balões, arranjos florais e outros elementos temáticos, por exemplo.


  4. Artesanato temático e itens decorativos

    Para quem não se arrisca na decoração mas tem habilidades manuais, uma boa opção é direcionar a produção para artesanatos, lembrancinhas ou itens que podem ser usados para enfeitar a casa de forma personalizada. Bons exemplos disso são almofadas, canecas, chaveiros, porta-retratos, velas temáticas, guirlandas, arranjos de mesa, cartões feitos à mão e pinturas em tela.

    Em alguns casos, é possível até fazer parceria com amigos ou outros profissionais que realizam decoração de ambientes para que os dois possam trabalhar juntos. Ou, então, colocar seus produtos à venda no comércio local e supermercados para ampliar a visibilidade.

     

  5. Serviço de entrega e delivery de produtos

    Outra boa alternativa para garantir renda extra na Páscoa são os serviços de entrega e delivery de produtos. Afinal, quem encomenda algo diferenciado também precisa receber esses produtos – e nem todo mundo pensa no detalhe da logística.

    Por isso, firmar parcerias com vendedores artesanais pode trazer um retorno financeiro positivo.

    Leia também | Estou desempregado. O que vender? Conheça 15 ideias

Como escolher a melhor opção de renda extra e ter sucesso

Embora as opções sejam variadas, a escolha pode não ser tão simples assim. É preciso avaliar com calma o que fazer e o que é necessário investir para dar início ao trabalho e, assim, garantir uma boa renda extra na Páscoa. Afinal, a ideia é resolver um problema, não criar outro e acabar manchando sua reputação no mercado.

Por isso, conheça alguns critérios que precisam ser considerados neste momento.

  1. Avalie suas habilidades e interesses

    Antes de começar, é preciso conhecer suas habilidades, paixões e interesses. Nem todo mundo se dá bem com todo tipo de atividade: quem não tem desenvoltura com trabalhos manuais, por exemplo, precisa ir para o rumo do delivery em vez dos trabalhos com artesanato. As opções são muitas, então sempre há algo interessante para oferecer.

     

  2. Pesquise o mercado

    Também é importante fazer uma pesquisa de mercado para entender quais produtos ou serviços têm mais demanda durante a Páscoa. Observe tendências, preços praticados por concorrentes e possíveis lacunas no mercado que poderia preencher.

     

  3. Prepare-se antecipadamente

    Comece a preparar seus produtos ou serviços com antecedência para evitar a pressão de última hora. Isso inclui a compra de suprimentos, embalagens, preparação de receitas e organização de logística, se necessário.

     

  4. Promova seu negócio

    Capriche na divulgação. Para isso, recorra às redes sociais, ao boca a boca e à distribuição de panfletos para disseminar seus produtos ou serviços. Aproveite o tema da Páscoa em suas campanhas de marketing para atrair a atenção do público.


  5. Ofereça algo único

    Essa dica aqui é imprescindível: faça a diferença com o diferente. Existem inúmeros profissionais no mercado com a mesma ideia que a sua, então é preciso ter um diferencial. Pense em qual poderia ser o seu: o atendimento excepcional, um design exclusivo, ingredientes de alta qualidade e embalagens criativas, por exemplo.

     

  6. Mantenha a organização

    Não comece antes de organizar tudo: as informações, os produtos, os suprimentos, os detalhes que foram combinados com o cliente. Mantenha registros precisos de suas vendas, despesas e lucros. Isso ajudará a avaliar o desempenho do seu negócio e a fazer ajustes conforme necessário.

     

  7. Proporcione uma boa experiência ao cliente

    Certifique-se de fornecer um excelente atendimento ao cliente, desde o momento da compra até a entrega ou consumo do produto. Isso pode ajudar a construir uma base de clientes leais e a garantir recomendações boca a boca positivas.

    Leia também | Como ganhar dinheiro em casa? 8 ideias para ter renda extra

Como definir o preço de venda dos produtos ou serviços de Páscoa

Ter um produto de qualidade para oferecer é o básico para ter sucesso nas vendas, mas está longe de ser a única. Também é preciso pensar em um preço justo, que seja capaz de atrair a atenção do cliente e, ainda, garantir lucro mínimo para a produção.

  • Para isso, leve em consideração três fatores:
  • ● custo geral de toda a produção, incluindo ingredientes, embalagens, energia, mão de obra, entrega e custos de divulgação;
  • ● custo total por unidade, que pode ser obtido com a soma proporcional de tudo que foi utilizado na produção isolada;
  • ● definição da margem de lucro ideal, que pode variar com o tipo de produto oferecido, a demanda e o mercado.

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