Desde cedo, precisamos aprender a lidar com o dinheiro e isso não precisa ser chato. Ao contrário, pode ser muito legal e divertido! Essa é a proposta do jogo SuperValores, criado pelo Serasa Consumidor para crianças de 7 a 10 anos. É a chance de ensinar a  diferença entre preço e valor para as crianças brincando!

Por meio do jogo, as crianças aprendem a fazer escolhas, considerando valores financeiros e não financeiros, como a amizade, o convívio com a natureza e muitas outras coisas que o dinheiro não pode comprar.

As regras

São 32 cartas para jogar, cada uma com uma atividade, como ir ao cinema ou zoológico, comprar um tênis, andar de bicicleta ou visitar a vovó.

As cartas têm 5 características: diversão, amigos, quanto custa, movimento e criatividade. Essas características são pontuadas de 1 a 10, conforme a experiência gerada, estimulando o raciocínio e a comparação de valores.

Baixe as regras do jogo

Na carta “andar de bicicleta”, por exemplo, os itens movimento e diversão valem muito. Em “colecionar figurinhas”, amigos e diversão são os campeões.

Na hora de jogar, a criança escolhe o item que pode bater a carta do outro jogador. A exceção fica para o item “quanto custa”. Bate a carta dos outros jogadores quem tiver o menor valor em mãos, estimulando conceitos como poupança e economia.

Ganha a partida quem terminar o jogo com todas as cartas do baralho nas mãos. Para tornar a brincadeira mais dinâmica, as cartas são agrupadas em quatro famílias

  • “ultra diversão”;
  • “útil para a vida”;
  • “quero ou preciso?”; e
  • “nós e a natureza”.

A última família serve para desempatar o jogo.

Para jogar junto

Quando a criança joga com os pais, o aprendizado e a diversão são ainda maiores. Confira as dicas e aproveite ao máximo esses momentos:

– Converse sobre o valor das experiências das cartas, aquelas que custam muito dinheiro e aquelas que custam pouco, mas que têm um grande valor, como a amizade e a diversão.

– Ensine noção de preço e custo, estimulando a criança a listar tudo o que entra na conta. Qual é o custo de uma ida ao cinema, por exemplo? Aqui entram o preço do ingresso e outros gastos, como condução e pipoca.

– Converse sobre a diferença entre querer e precisar. Você precisa de um tênis e de roupas. Mas precisa do brinquedo da moda?

– Aproveite para ensinar noções de planejamento. Se você quer o brinquedo, precisamos guardar dinheiro para comprar. Como podemos fazer isso?

Faça o download das cartas em preto e branco, ou imprima colorido.

Valores, Dinheiro e Eu

Aproveite para conhecer, também, o Valores, Dinheiro e Eu, um site cheio de atividades para crianças de 6 a 12 anos. Com jogos, leituras e atividades lúdicas e interativas, a criança conhece os dilemas dos personagens da Vila Sonhos Reais.

Assim, as crianças podem compreender os conflitos emocionais, éticos e morais que surgem quando as pessoas lidam com dinheiro. As atividades podem ser feitas em casa, com acompanhamento dos pais, ou em sala de aula, junto com o professor.

Consulte grátis o seu Serasa Score!

VEJA AGORA SUA PONTUAÇÃO.

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora