Você já ouviu falar em conta salário? Se ainda não, esse texto é para você. Vamos explicar o que é, para quem serve e se é possível abrir uma conta salário pela internet.

Primeiro, é importante saber que a conta salário é aberta a pedido do empregador. Ou seja, é o patrão que faz a solicitação ao banco. E essa conta serve, como o nome diz, apenas para receber o salário. Não é possível receber pagamento de outras fontes que não seja da empresa em que você trabalha.

Quem pode abrir uma conta salário?

Qualquer trabalhador pode abrir uma conta salário, desde que a empresa tenha um convênio com o banco. Nesse ponto, vale ressaltar que as empresas não são obrigadas a oferecer esse tipo de conta para os funcionários. Se o seu patrão não oferecer essa opção, você deve ter uma conta-corrente normal para receber o seu salário.

Como faz?

O patrão é o responsável pela identificação dos funcionários para o banco. Mas será preciso ir à agência para preencher eventuais formulários. Algumas empresas podem incluir o formulário na documentação que o funcionário precisa preencher na contratação e, assim, evitar a ida ao banco.

No entanto, não é possível para o trabalhador abrir a conta salário pela internet. Já que é o patrão que faz a solicitação, e muitas vezes é preciso ir à agência bancária.

Eu posso escolher o banco para abrir a conta salário?

Não. Como é empresa que faz o convênio com o banco, é ela que escolhe qual instituição financeira terá a conta salário dos seus funcionários. No entanto, você pode usar a conta apenas para receber o pagamento e imediatamente transferir, sem custos, para uma conta-corrente no banco da sua preferência.

Tenho que pagar alguma tarifa ou anuidade?

Não! Essa é a principal vantagem da conta salário. O banco não pode cobrar nada para abrir e manter a conta salário, mesmo que não haja movimentação. Além disso, ele não pode cobrar por:

  • Cartão de débito para o saque do valor (exceto em caso de reposição por causa de perda, roubo ou danos);
  • Cinco saques por pagamento de salário;
  • Duas consultas mensais de saldo na boca do caixa ou nos caixas eletrônicos;
  • Dois extratos por mês com toda a movimentação da conta nos últimos 30 dias.

Também é possível fazer, sem qualquer cobrança, o pedido de transferência automática do salário para uma conta-corrente normal. Neste caso, o valor transferido é o total. E o banco tem 5 dias úteis a partir do pedido para fazer o cadastro da portabilidade.

Essa transferência costuma ser um pouco diferente da TED (Transferência Eletrônica Disponível) e do DOC, que são mais comuns nas contas-correntes. A principal diferença é somente transferir o saldo total disponível, e não partes do valor em conta. Se quiser saber mais sobre DOC e TED, temos um vídeo especial que explica todas as diferenças.

Se eu tiver um empréstimo com o banco, ele pode descontar da conta salário?

O banco só pode fazer algum desconto de empréstimos, financiamentos e outros créditos na conta salário se o trabalhador autorizar. A autorização precisa ser assinada, não serve ser só de boca.

É comum que as empresas ofereçam empréstimo consignado para os funcionários por meio da conta salário. Caso não haja a opção do consignado, os bancos podem propor empréstimos pessoais. Fique de olho nas taxas de juros antes de escolher qualquer alternativa de crédito.

As contas salário também não oferecem a opção de cheque especial, ou seja não é possível ficar no negativo. É como um cartão pré-pago. Quando acaba o saldo, não dá mais para usar até que coloque mais crédito, no caso da conta, quando cair mais um pagamento.

Além disso, mesmo quem tem alguma dívida no nome pode abrir uma conta salário. Isso porque o consumidor não terá acesso a cartão de crédito nem cheque especial. Mas o banco pode se negar a abrir uma conta-corrente por causa da restrição.

Posso encerrar a conta salário?

Assim como a abertura é feita a pedido da empresa em que você trabalha, o encerramento também. O patrão precisa avisar ao banco que você pediu demissão ou foi demitido para encerrar a conta.

Se você estiver aguardando o recebimento de algum pagamento remanescente, como um discídio, o indicado é aguardar esse valor para depois encerrar a conta.

Outros tipos de contas

Além da conta salário, há diversos outros tipos de contas. Temos um conteúdo especial que você pode dar uma olhada para escolher a melhor conta bancária para o seu bolso!

Entre os tipos estão:

  • Conta-corrente
  • Conta poupança
  • Conta salário
  • Conta universitária
  • Conta digital

Agora que você já sabe como funciona a conta salário, entenda também o que é a conta poupança!

Consulte grátis o seu Serasa Score!

VEJA AGORA SUA PONTUAÇÃO.

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora