O Dia das Mães está se aproximando e, assim como no ano passado, ainda estamos vivendo as incertezas que a pandemia trouxe. Em 2020, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a queda no volume de vendas foi de 41%.

Para este ano, mesmo com a flexibilização e o auxílio emergencial, a instabilidade econômica ainda preocupa o setor, uma vez que a data é a segunda mais importante do comércio, atrás apenas do Natal.

O que é o Dia das Mães
O Dia das Mães foi oficializado no Brasil em 1932, por meio de um decreto do então presidente Getúlio Vargas e tinha o objetivo de comemorar a grandeza do amor materno. A criação da data foi inspirada no modelo americano já existente.

Com o passar dos anos a comemoração foi ganhando popularidade e anualmente, o segundo domingo de maio é dedicado às mães. Atualmente, presentear as mães faz com que a data seja uma das mais importantes para o comércio.

A gente sabe que para a maioria das mães, o presente não é o mais importante, mas nenhum filho gosta de deixar a data passar em branco. Mesmo em tempos de crise, presentear se tornou uma tradição.

Confira nossas dicas para presentear sua mãe sem apertar seu orçamento, sem gastar nada ou até mesmo faturar uma grana extra e aumentar sua renda.

Compra online: estratégia para o Dia das Mães. Uma das estratégias que ganhou força com a pandemia e que se tornou uma realidade, é o e-commerce.

No Dia das Mães do ano passado, o comércio eletrônico bateu recordes e as vendas pela internet aumentaram 117%, movimentando mais de R$ 6 bilhões na economia. Parte do aumento pode ser justificado pela quarentena, mas comodidade e praticidade também influenciaram na boa performance.

Se você mora com sua mãe ou longe dela, as compras pela internet facilitam a vida e ajudam a evitar deslocamentos desnecessários. Cada vez mais as lojas estão melhorando seus e-commerce e dificilmente um produto vem diferente daquilo que foi anunciado.

Veja como melhorar suas compras pela internet:
• Antes de comprar, pesquise. Na internet, há muitas ferramentas gratuitas para analisar e comparar preços, funcionalidades e características de produtos. Se você pesquisar e comparar, as chances de ter o melhor custo benefício aumentam, além de diminuir a possibilidade de errar o presente.
• O Dia das Mães é sempre comemorado no segundo domingo de maio. Em 2021, o Dia das Mães vai cair no dia 9 de maio. Por isso, para que o presente da sua mãe chegue no prazo e você não corra o risco de deixa-la sem o esperado mimo, compre com antecedência. O prazo de entrega varia de loja para loja, então fique atento às informações.
• Uma estratégia adotada pelas lojas está ligada ao valor do frete. O valor pode variar de acordo com o endereço e data da entrega. Algumas lojas oferecem mais de uma modalidade de frete, como data agendada, correios, transportadora e retirada na loja. Veja também se o valor do produto já inclui o frete, pois algumas anunciam com entrega grátis, mas o valor final do produto é maior.

Como ganhar dinheiro com o Dia das Mães?
Se você tem um talento especial ou se já empreende, a data pode ser uma oportunidade para aumentar ou diversificar suas vendas. O Dia das Mães é movido pelo apelo emocional que a data carrega. Só tome cuidado para não exagerar e perder a noção da realidade, pois ainda estamos vivendo tempos complicados e instáveis.

Como explicamos acima, o Dia das Mães é a segunda melhor data para o comércio brasileiro e movimenta milhões na economia. Com a pandemia e o medo de gastar muito, as pessoas estão deixando de comprar presentes caros e de marcas famosas para investir em produtos e serviços artesanais e locais. Esses presentes geralmente são mais baratos, porém, na maioria das vezes, personalizados e cheios de afeto.

No Dia das Mães, produtos como cosméticos, alimentos, roupas e acessórios artesanais e sustentáveis podem ganhar destaque e gerar ganhos para os produtores e empreendedores. Mas independente foco do seu negócio, é possível aproveitar o momento para aquecer a economia e faturar mais.

Confira as dicas para vender mais no Dia das Mães:
• As pessoas estão em busca de presentes que sejam marcantes. E isso não tem a ver, necessariamente, com o preço. Investir em produtos exclusivos e personalizáveis é uma boa estratégia para aumentar as vendas.
• Planeje bem seu estoque de matéria-prima para não recusar pedidos. Quando um cliente procura um produto e o vendedor informa que não poderá atender, isso pode causar uma impressão negativa e sua marca pode perder o cliente para sempre.
• Planeje também seu prazo de produção e entrega do produto. Se aquilo que você faz demora para ficar pronto, deixe os prazos bem claros para os clientes e comece sua estratégia de comunicação com antecedência.
• Ter formas de entrega competitivas também ajudam a vender mais. Sempre que possível, ofereça opções de retirada e entrega que ajudem a diminuir seus custos, mas que também sejam atrativas para os clientes.

Dia das Mães: como presentear sem gastar?
O Dia das Mães é carregado de carinho e emoção e nada melhor do que fazer aquela que mais nos ama feliz. A gente sabe que nem sempre é possível investir em presentes e em tempos de crise, a criatividade pode ser aliada na hora de agradar nossa mãe.

Há várias formas de marcar a data sem gastar ou investindo bem pouco. Os filhos podem presentar mães que moram na mesma casa ou mesmo as que moram em outras cidades. Nesse caso, a tecnologia pode ser uma grande aliada para unir quem está fisicamente separado.

Se você acha que não é possível presentear sua mãe sem gastar nada, confira nossas dicas:
• Existem várias plataformas gratuitas para você conversar com ela por vídeo, seja pelo celular, tablet, TV ou computador. Além de conversar, vocês podem realizar alguma atividade juntos, pela telinha. Você pode se conectar a ela por meio do Zoom, Meet ou Skype, que são algumas ferramentas de vídeo chamadas gratuitas.
• Um presente que também não gera custos, mas pode deixar sua mãe bastante emocionada é fazer um vídeo com fotos e momentos especiais que você passou com ela. Capriche na trilha sonora e nos efeitos. Há alguns aplicativos que te ajudam de forma gratuita, como o Splice, Inshot Video e VideoShow.
• Se você e sua mãe não são muito adeptos às tecnologias, o bom e velho telefone faz a diferença. Então, mesmo que você não disponha de muitos recursos, ligue para ela e declare seu amor. Com certeza, ela vai adorar falar com você.

5 dicas maternas para seu bolso
1. Mãe só tem uma… e nome também
Assim como sua mãe cuidou de você, cuide do seu nome. Consulte seu CPF grátis e veja se há alguma dúvida no seu nome. Se tiver, saiba como limpar seu nome.
Preste atenção ao seu Serasa Score. Veja as dicas para ajudar sua pontuação a crescer forte e saudável e conseguir crédito.

2. Quem não chora, não mama
Seja na hora de comprar, pagar ou negociar dívidas, pedir um desconto te ajuda a economizar. Então, na hora de comprar o presente da sua mãe, não se esqueça de pesquisar, pechinchar e negociar.
Se você está em busca de crédito (empréstimo ou cartão) o Serasa eCred pode te ajudar a encontrar gratuitamente as melhores ofertas e escolher a que cabe no seu bolso.

3. Em coração de mãe sempre cabe mais um
O ditado não vale para compras, ok? Fique atento ao seu orçamento para saber se o que você quer comprar será possível pagar. Ao contrário do amor de mãe, cartão de crédito e salário têm limites.
Para te ajudar a organizar suas finanças, baixe grátis uma planilha de controle financeiro.

4. Isto não é um quarto, é um chiqueiro! Arruma isso A-GO-RA
Se as suas finanças parecem seu quarto: como se um furacão tivesse acabado de passar, o primeiro passo é organizar.
Assim como nossa mãe diz para manter o quarto organizado, sua vida financeira também precisa de ordem. Além da planilha que indicamos acima, existem aplicativos que te ajudam a colocar ordem no quarto, quer dizer, no orçamento.

5. Você só não esquece a cabeça porque está grudada no pescoço
Se sua mãe costuma dizer isso para você, preste atenção a essa dica: coloque suas contas no débito automático. Dessa forma, você não esquece de pagar nenhuma conta, não fica inadimplente ou diminui sua pontuação.

Dica de mãe vale ouro, não é? Então se você gostou dessas dicas, confira mais 3 dicas infalíveis para você não se endividar e manter suas contas em ordem.

Consulte grátis o seu Serasa Score!

VEJA AGORA SUA PONTUAÇÃO.

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora