Dia 18 de agosto é o dia daqueles profissionais que trabalham bastante e recebem pouco (ou nem recebem). Quem nunca ouviu “a culpa é do estagiário” na empresa? A piadinha é conhecida. Mas em nada tem a ver com o empenho que os jovens precisam mostrar na sua primeira experiência profissional.

Remunerado ou não, o estágio é o primeiro contato dos estudantes com a vida profissional. E a fama de culpado das coisas erradas não é nada justa. O estagiário faz uma maratona danada para conseguir se virar entre as aulas, provas e trabalhos da faculdade. E ainda ter pique para atender as demandas do trabalho. Muitas vezes são tarefas iguais aos dos celetistas, fora a paciência para aguentar as piadas do cafezinho.

Já consultou seu CPF hoje?

Consulte agora o CPF

Por isso, resolvemos dar uma mãozinha para eles que estão sempre dispostos a ajudar e aprender. Listamos algumas dicas para usar bem os primeiros salários de estágio para começar a vida profissional e financeira no azul. Confira:

DIA DO ESTAGIÁRIO: O QUE FAZER COM O PRIMEIRO SALÁRIO?

A gente sabe que só de conseguir o primeiro estágio ou primeiro emprego já é motivo para comemorar. O mercado de trabalho é muito competitivo desde o começo. Por isso, é justo celebrar sua primeira conquista da vida profissional. No entanto, o equilíbrio também tem que te acompanhar desde o primeiro holerite.

A melhor opção é iniciar a caminhada profissional sabendo cuidar do seu dinheiro. Com esses passos simples, a vida financeira do estagiário já vai começar no caminho do sucesso.

Dica 1 para o dia do estagiário: ESTABELEÇA METAS

É bem melhor adquirir o hábito da organização nessa fase da vida. Quando você ainda não tem dívidas, é mais fácil estabelecer metas e alcançá-las.

  • Pense em coisas que você gostaria muito de ter, mas nunca teve a grana suficiente
  • Anote seus desejos em um caderno
  • Pesquise quanto custa cada uma das suas metas
  • Separe uma quantia por mês até atingir o necessário para comprar o que deseja
  • Sua meta pode ser um tênis, roupa nova ou até uma viagem. Com esses passos, além de conseguir atingir a meta, você já aprendeu a primeira lição da educação financeira: o planejamento.

Negocie suas dívidas agora

Dica 2 para o dia do estagiário:INVISTA EM VOCÊ

Conhecimento é investimento. Usar o dinheiro do estágio em cursos é uma ótima forma de aproveitar o esforço do trabalho na sua carreira. Fazer um bom curso de inglês, curso técnico ou até curso livre na área de atuação é pensar no futuro.

Quanto mais cursos e conhecimento você acumular, melhores oportunidades de emprego podem aparecer. Assim você cresce profissionalmente e pode elevar o nível das suas metas aos poucos.

Dica: Temos uma lista de cursos gratuitos que podem contribuir para o seu currículo. Além dessa lista, tem o curso de educação financeira gratuito da Serasa. Nele você encontra todos os passos para aprender a cuidar do seu dinheiro e ainda ganha certificado por isso!

Dica 3 para o dia do estagiário:EVITE FAZER GRANDES COMPROMISSOS COM O SALÁRIO

É normal se empolgar assim que recebe o primeiro salário. Mas ninguém merece começar a vida endividado. Então mantenha o foco e não se comprometa com grandes parcelas. E evite ao máximo tomar decisões que podem complicar a vida financeira. Atenção:

  • Evite pedir mais de um cartão de crédito
  • Nem pense em apelar para o cheque especial (limite da conta)
  • Preste atenção nos juros de qualquer compromisso financeiro que for assumir
  • Não comprometa grande parte do seu salário com muitas parcelas
  • Caso tenha dívidas, priorize o pagamento delas antes de comprar qualquer coisa

Por enquanto, use seu salário com sabedoria e paciência. Grandes compromissos como morar sozinho ou financiar moto ou automóvel devem esperar.

Os cartões de crédito podem ser inimigos da sua vida financeira caso não os use com inteligência. Se você deixar de pagar uma parcela que seja, os juros já podem te complicar e fazer você entrar numa bola de neve de dívidas. Não é isso que queremos para os nossos queridos estagiários. É bom começar a vida adulta com o nome limpo e o planejamento em dia.

SEGUE QUE É SUCESSO!
Como consultar o Score na Serasa
Consultar CPF na Serasa online e grátis!
Como consultar o CPF pelo nome?
O que é a Consulta feita na Serasa?
4 passos simples para limpar o nome

Agora que você aprendeu a gastar melhor seus primeiros salários, compartilha esse conteúdo com quem está começando a vida profissional! Para mais dicas de finanças, se inscreva no nosso canal no YouTube. E pra saber mais sobre o dia do estagiário, escute nosso podcast!

Consulte grátis o seu Serasa Score!

VEJA AGORA SUA PONTUAÇÃO.

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora