Falar de dinheiro para crianças pode parecer algo difícil. Mas a ex professora de inglês, e agora educadora financeira Andressa Costa encontrou um jeito muito legal de fazer isso. Existem pessoas que acreditam que falar de dinheiro com o público infantil é um erro. Por outro lado, especialistas em educação financeira reforçam a importância de despertar o interesse sobre o assunto desde cedo.

Existe uma linguagem correta?

Muitos adultos se perguntam se há uma maneira correta de introduzir o assunto nas conversas com o público infantil. E de fato isso é um grande desafio. Estudos apontam que a mesada é uma boa forma para os pequenos entenderem a importância do dinheiro. Com ela, eles aprendem sobre a complexidade em obtê-lo e onde deve ser investido, e ainda desperta o consumo consciente.

Tecnologia no dia-a-dia das crianças

As crianças de hoje já nasceram no mundo digital. Para elas, a tecnologia da informação não é uma condição, é necessidade. Além disso, as brincadeiras e os momentos de lazer da criançada se dão por meio de smartphones e tablets.

Eles ficam boa parte do tempo em joguinhos, que são uma excelente forma para aprender a lidar com recursos. Já que boa parte dos jogos infantis envolve algum tipo de moeda para compra de acessórios do personagem, por exemplo.

O despertar da professora Andressa

Andressa participou da websérie do Serasa Itinerante, enquanto o caminhão passava em sua cidade, São José dos Campos (SP). Ela contou que sua filha Lara, de 6 anos, adora assistir vídeos no smartphone. Mas Andressa sentia a necessidade de encontrar conteúdo de qualidade no YouTube para sua filha.

Foi aí que ela teve uma ideia: Por que não criar um conteúdo em que a própria filha pudesse aprender e compartilhar seu conhecimento sobre educação financeira? Assim nasceu o canal WiseCash.

Confira a história da Andressa e da Lara!

Atualmente, mãe e filha compartilham conteúdos para educadores e famílias, de uma maneira descontraída de falar sobre finanças com crianças. Em um de seus últimos vídeos, a professora apresenta formas de trabalhar educação financeira com as 10 competências que compõem a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Confira!

Aqui no Serasa Ensina, você também aprende formas diferentes para falar sobre o assunto e descomplicar sua vida financeira. Se você acredita que dinheiro também é coisa de crianças, compartilhe esse conteúdo!

Segue que é sucesso!
Professores debatem Educação Financeira no Caminhão da Serasa em Jundiaí
Escola de SP tem aula de investimento no Ensino Médio

Consulte grátis o seu Serasa Score!

VEJA AGORA SUA PONTUAÇÃO.

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora