A melhor forma de aprender educação financeira é praticando! E essa é uma realidade dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Matias de Albuquerque. O colégio fica em Porto Alegre e se preocupa muito com o tema. Tanto que a direção resolveu combinar educação financeira e educação ambiental.
O despertar para o tema
A diretora da escola, Claudia Campos, participou de uma oficina de educação financeira promovida pelo Serasa Itinerante. O projeto treinou mais de 1.500 professores no primeiro ano. E já ultrapassou a marca dos 3.000 no segundo ano. A partir da participação na formação, a Claudia entendeu a importância do tema e resolveu levar para a sua escola.
Educação financeira e educação ambiental
Na Matias de Albuquerque, os alunos literalmente colocam a mão na massa. Boa parte de tudo o que é consumido dentro da escola é produzido dentro dela mesma. A ideia de juntar educação financeira e educação ambiental partiu da própria Claudia, que viu que os temas são complementares.
A arte faz parte
A educação financeira dentro da Matias de Albuquerque, acontece principalmente, por meio da arte. Paródias, desenhos, mímicas e maquetes são algumas das formas que os professores da escola encontraram para encantar os alunos.
A diretora Claudia
Claudia contou para gente um pouco de sua carreira como educadora. Além disso, falou sobre os projetos e iniciativas que acontecem dentro da escola que dirige. Isso, é claro, virou mais um episódio da nossa websérie. Confira agora!
Nas Escolas – Temos que começar cedo (Serasa Itinerante) from SerasaConsumidor on Vimeo.
A criatividade não tem limites. Assim como a Claudia combina educação financeira e educação ambiental, o tema pode ser relacionado com uma série de coisas. Nós, do Serasa Consumidor, estamos viajando o Brasil em busca de ideias como essa.
Conhece algum professor que revolucionou na hora de ensinar educação financeira? Conta pra gente aqui nos comentários!