Você entende algo de programação? Faz a ideia de como se desenvolve um jogo? Pois é, os alunos do 9º ano da Escola Municipal Ana Berling Macedo também não faziam ideia. Mesmo assim, resolveram trabalhar em equipe e desenvolveram um jogo de empreendedorismo. E o mais legal: conquistaram o primeiro lugar na feira de empreendedorismo que aconteceu em São José dos Campos (SP).

A professora de história Silvia Fonseca realiza oficinas na Escola Ana Berling e apresentou aos alunos o concurso Jovem Empreendedor. Eles resolveram desenvolver um jogo de RPG que ensina os jogadores a criarem um plano de negócio. Mas o principal é mostrar a importância de cuidar dos próprios recursos e saber onde aplicá-los para garantir prosperidade.

O jogo de empreendedorismo

A ideia, logo de cara, não foi bem vista pela professora que entendia a dificuldade de desenvolver um jogo. Além disso, Silvia sabia o quanto o mercado de jogos já está saturado. Contudo, não desencorajou os alunos que se dedicaram ao extremo para aprender a programar e roteirizar o jogo.

Os desafios foram enormes:

  • Escolher a plataforma onde o jogo seria programado;
  • Entender de fato o que era empreendedorismo; e
  • Lidar com a perda de boa parte do código por falta de atenção com os backups.

Esses obstáculos foram vencidos em muitas tardes em que os alunos se concentravam e desenvolviam o projeto na escola.

Segue que é sucesso!
Aliança São Carlos: encontro sobre educação financeira
Professores debatem Educação Financeira no Caminhão da Serasa em Jundiaí
Escola de SP tem aula de investimento no Ensino Médio

História da professora Silvia

Silvia sempre sonhou em ser professora. E conta, no vídeo abaixo, um pouco da sua história como educadora, da importância desse momento em sua vida e dos alunos. Confira!

Não foi fácil criar um jogo de empreendedorismo sem saber programar. Contudo, graças à força de vontade dos alunos e da ajuda da professora Silvia, o objetivo foi alcançado. Com a visão dela sobre a relevância da educação financeira, os alunos criaram uma nova forma de aprender!

E você? Tem algum exemplo de projeto de educação financeira? Conte para nós!

Consulte grátis o seu Serasa Score!

VEJA AGORA SUA PONTUAÇÃO.

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora