Será que sua preces foram atendidas? O Ministério do Trabalho, junto com a Caixa Econômica Federal, liberou uma nova linha de crédito a partir de 26 de setembro. O empréstimo consignado com garantia do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Importante:
A partir de 15 de junho e até 31 de dezembro de 2020, o Governo disponibilizará novos saques extraordinários do FGTS. O valor será de até R$ 1045,00 (um salário mínimo) e não tem relação com o saque-aniversário. Essa é uma medida para minimizar os impactos causados pela pandemia do Coronavírus (Covid-19). O cronograma de saques ainda não foi divulgado pela Caixa Econômica Federal.

SEU NOME PODE ESTAR NO LUGAR MAIS PERIGOSO DA INTERNET

Descubra grátis se seu e-mail vazou na Dark Web.

Sim, seu FGTS poderá ter uma nova função. Os trabalhadores com carteira assinada, quase 37 milhões de pessoas, poderão pedir essa linha na Caixa.

Desde 2016, ouvimos essa conversa pela mídia. No entanto, na época, os bancos não se sentiam seguros. Mas, nesse ano, a Caixa criou uma forma de saber quanto o consumidor tem em seu FGTS e quanto é possível liberar sem muitos problemas.

Como vai funcionar o empréstimo consignado com garantia do FGTS?

Como um consignado convencional, você também precisará seguir algumas regras de acordo com a Lei 13.313/2016:

  • Limite de crédito disponível não pode ultrapassar 30% do seu salário;
  • Os juros do empréstimo pode chegar no máximo 3,5% ao mês;
  • Essa linha de crédito, diferente do consignado privado convencional, tem até 48 vezes para parcelamento da pendência;
  • A taxa máxima para garantia usando o FGTS é de até 10% do saldo disponível, além da multa rescisória (40% do saldo do FGTS), no caso de demissão sem justa causa.

Como solicitar?

A Caixa Econômica foi o primeiro e único banco a aderir a nova linha consignável. Por tanto, para solicitar seu empréstimo, você precisa ir até uma agência da Caixa.

Existe um motivo claro para a Caixa ser a primeira a aceitar essa forma de empréstimo. Afinal ela gerencia o FGTS e criou um sistema que consegue saber quando o consumidor tem disponível para o FGTS e dimensionar os riscos a partir disso.

É uma boa saída solicitar empréstimo consignado com garantia do FGTS?

Em comparação com as demais linhas de crédito pessoal, sim! Por possuir juros inferiores é uma alternativa. Já em relação ao demais empréstimos consignados, o com garantia pelo FGTS tem em média 0,5% a mais de juros do que as outras opções.

Se você precisa de um empréstimo para quitar dívidas maiores, é um opção interessante. O crédito consignado é vantajoso por ter seu desconto direto na folha de pagamento, por ter um limite pré-estabelecido, além de juros inferiores às demais linhas de crédito.

Pense que é um jeito de usar o seu dinheiro parado para se livrar de um grande problema. Dessa forma, é sim uma boa opção. Mas, se desejar usar o dinheiro para projetos futuros, compare as taxas com os consignados convencionais.

Curtiu a dica fresquinha? Deixe nos comentários! 🙂

Se estiver precisando de um empréstimo e quiser encontrar a melhor opção disponível para o seu perfil, confira o Serasa eCred.

Confira as ofertas para você

As melhores ofertas de crédito pessoal!

COMPARE GRÁTIS

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora