Pechincha é uma arte! Confira 5 dicas para comprar mais barato

Não é preciso ter vergonha de pechinchar. Dá para economizar muito aproveitando ofertas e pedindo descontos.

Pechincha

Publicado em: 4 de Maio de 2023

Autora: Mariana Furlan


Nem todo mundo se sente à vontade para pechinchar na hora de uma compra, mas não há por que ter vergonha de buscar desconto. É um comportamento natural nas relações comerciais. Pechincha é hábito de quem tem cuidado com as finanças e sabe que encontrar boas oportunidades de compra permite fazer o dinheiro do mês render mais.

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) de 2022 mostrou que 68% dos entrevistados no país tentaram negociar desconto em alguma compra ao longo do ano. A prática é incentivada também pela alta de preços.

É claro que a pechincha entre cliente e vendedor precisa acontecer dentro de uma dinâmica respeitosa e tem de valer a pena para as duas partes. Pedir um desconto exagerado pode soar ofensivo a quem está oferecendo um produto ou serviço.

Se você ainda não sabe por onde começar para pechinchar, confira a seguir 5 dicas.

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Quando é adequado pechinchar?

É claro que a pechincha com vendedores não é algo possível em todo tipo de comércio. Não cabe negociação pessoal em lojas de grandes redes com preços tabelados, como uma loja de fast fashion no shopping ou em um supermercado, por exemplo. Entretanto, há várias lojas abertas à conversa e que aceitam negociar preço e condições.

Quando se trata de trabalhadores autônomos, não é adequado pechinchar o preço. Profissionais que prestam serviços por conta própria, como encanadores, entregadores ou trabalhadores da limpeza, não têm a mesma segurança financeira de uma loja para poder negociar valores. Para não perder clientes, podem acabar baixando o preço e tendo dificuldade para fechar as contas no fim do mês.

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5 dicas de como pechinchar

Encontrar formas de pagar mais barato é um exercício, e ele funciona tanto para as compras online quanto para aquelas em que há interação com vendedor. Veja 5 dicas para começar a pechinchar:

  1. Compare preços na internet

    Qualquer que seja o produto a ser comprado online, de shampoo a geladeira, nunca dá para arrematar na primeira pesquisa. Reserve um tempo para avaliar com calma todas as opções disponíveis, levando em conta também o valor do frete.

    Existem vários comparadores de preço na internet, sites que automatizam essa busca. Eles ajudam bastante para nortear as melhores ofertas, mas sempre é importante conferir o valor final no site original. Aqui é importante tomar cuidado: um produto barato demais em comparação aos outros pode ser alerta vermelho para golpe.

    Para quem é cliente fiel de algumas marcas, também vale a pena se cadastrar nos sites para receber avisos de promoções por e-mail.


  2. Ofereça pagamento em dinheiro

    Dinheiro vivo ainda é um dos melhores trunfos dos clientes. Aguarde a primeira oferta do vendedor e depois pergunte qual é o desconto para pagamento em dinheiro ou no Pix. Para o lojista é interessante, porque as empresas precisar pagar taxas a cada transação feita em cartão. Compensa para o cliente e para quem vende.

    Por isso vale a pena esperar para juntar o dinheiro necessário antes de fazer uma compra. Esse hábito faz diferença também nas compras online: muitos sites oferecem descontos de 5% a 10% no pagamento pelo Pix.

    Entretanto, é importante saber que, de acordo com a lei, as lojas não são obrigadas a dar desconto para pagamentos à vista.


  3. Saiba o preço da concorrência

    Lojas físicas que vendem exatamente o mesmo produto de outras concorrentes (como eletrodomésticos) costumam ser sensíveis às comparações de preço. Por isso a pesquisa é tão importante. Algumas inclusive afirmam bater o preço da concorrência como argumento de venda. Aproveite essa oportunidade e vá às compras conhecendo o preço praticado pelas principais lojas.


  4. Pesquise sobre o produto

    Uma das melhores formas de conseguir bons argumentos na hora da negociação é ter informações sobre o produto em questão. Além de saber quanto ele está custando em média no mercado, é importante entender se esse item é um lançamento ou um modelo antigo, por exemplo. Ao identificar que uma loja está oferecendo um produto de coleção passada com preço de novidade, você tem um argumento mais forte para pedir desconto.


  5. Tenha paciência

    Quem pretende economizar precisa saber controlar as escolhas por impulso. Comprar itens recém-lançados no mercado é garantia de preço mais alto: conforme o produto deixa de ser novidade, o valor vai baixando. Ao comprar roupas, por exemplo, evite as peças da nova coleção. Quando dá para esperar, o ideal é ir acompanhando o preço e comprar em épocas de promoção, como a Black Friday em novembro ou a Semana do Consumidor, que ocorre em março.


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Negocie dívidas com desconto

Quem está negativado deve ficar ainda mais atento às possibilidades de economizar no dia a dia. O ideal é que pagar dívidas seja uma das prioridades na vida financeira: isso facilita o acesso ao crédito e melhora as condições de pagamento oferecidas por lojas. Vale a pena apertar o orçamento por um período e quitar as dívidas.

Pelo Serasa Limpa Nome, você pode ter até 90% de desconto para negociar dívidas. O processo leva só 3 minutos, sem precisar sair de casa. É possível negociar pelo site, aplicativo (iOS e Android) ou WhatsApp (11 99575-2096).

Confira o passo a passo para negociar pelo site ou app:

  1. Confira suas dívidas negativadas e contas em atraso

    O primeiro passo é criar seu cadastro gratuitamente no Serasa Limpa Nome. Ao informar seus dados, um login de acesso será gerado para você consultar seu CPF e verificar dívidas ou contas em atraso.


  2. Selecione os acordos disponíveis

    As empresas com as quais você mantém ou manteve relacionamento podem disponibilizar ofertas de acordo na plataforma, que você pode consultar já na tela inicial. Para aceitar a oferta, basta clicar nela e confirmar. Um boleto será gerado para pagamento.


  3. Pague o boleto

    Após pagar o boleto, logo você receberá a confirmação por e-mail e no ambiente da plataforma. Todo esse procedimento é realizado de forma 100% segura e com o consentimento das empresas parceiras.