Entrar

SPC e Serasa Limpa Nome: qual é a diferença?

Entenda os motivos que fazem as pessoas confundirem SPC e Serasa Limpa Nome, o que cada um significa, como consultar e também limpar seu nome!

Você já confundiu SPC e Serasa Limpa Nome? Essa é uma dúvida comum para muitos brasileiros, afinal, tanto o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) quanto a Serasa são birôs de crédito, ou seja, empresas que registram o histórico de pagamentos dos consumidores.

Neste artigo, vamos explicar exatamente quais são as diferenças entre eles e o que você deve fazer se estiver procurando uma alternativa para limpar o nome. Vamos lá?

SPC e Serasa Limpa Nome são a mesma coisa?

Antes de mais nada, fique sabendo que SPC e Serasa Limpa Nome não são a mesma coisa.

O SPC é um banco de dados que faz parte do sistema CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) e reúne informações do comércio de todo o país.

A Serasa, por sua vez, é uma empresa privada que também reúne dados sobre os consumidores brasileiros (sejam pessoas físicas ou jurídicas) e, além disso, desenvolve serviços para melhorar a vida financeira da população. Mas vamos trazer mais detalhes a seguir.

O que é a Serasa?

A Serasa é uma empresa privada e se consolidou como uma referência em análises e informações para decisões de crédito. Em outras palavras, é um birô de crédito que reúne dados enviados por lojas, bancos e instituições financeiras.

Com tanta informação, a Serasa tem um banco de dados que, reunidos, definem o perfil de crédito de milhões de brasileiros. Atualmente, são feitas mais de 6 milhões de consultas diárias por mais de 500 mil clientes.

Vale ressaltar que, ao contrário do que muita gente pensa, a Serasa não é um órgão governamental. Ela é uma empresa privada que oferece soluções de crédito, certificação e consulta de dados para companhias de todos os segmentos.

Para os brasileiros que estão negativados, a Serasa criou uma ferramenta que funciona como intermediadora entre os consumidores e as instituições credoras: o Serasa Limpa Nome.

O objetivo é firmar parcerias com as empresas para que os consumidores tenham acesso a melhores condições para negociar e quitar suas dívidas. Tudo isso porque a Serasa tem como um de seus principais objetivos ser uma parceira dos brasileiros e ajudá-los a organizar sua vida financeira.

E o que é o Serasa Limpa Nome?

De acordo com o Mapa da Inadimplência, o estudo mais recente sobre endividamento realizado pela Serasa, cerca de 62,5 milhões de brasileiros estão com o nome sujo.

Para ajudar os brasileiros que se encontram nessa situação, a Serasa criou o Serasa Limpa Nome, que é a maior plataforma de negociação de dívidas do país. A solução é voltada para os consumidores que sair da negativação de forma rápida e segura.

Na prática, o Serasa Limpa Nome funciona como um intermediador entre os consumidores e as empresas credoras, oferecendo melhores condições de negociação de dívidas. É possível fazer acordos com bancos, universidades, cartões de crédito, empresas de telefonia e muito mais com prazos mais flexíveis e descontos que podem chegar a 90% do valor total da dívida.

Vantagens de usar o Serasa Limpa Nome

Mas, afinal, por que limpar o nome com o Serasa Limpa Nome? Listamos algumas das principaos vantagens de acessar a plataforma:

Ofertas exclusivas

No Serasa Limpa Nome, você tem acesso a condições de pagamento especiais para sair do vermelho o mais rápido possível. Garanta até 90% de desconto no valor total da sua dívida e diversas opções de parcelamento para limpar o seu nome. Além disso, as consultas na plataforma podem ser feitas a qualquer momento, já que tudo funciona 100% online.

Aumente seu Serasa Score com o Serasa Turbo

Ao acessar o Serasa Limpa Nome, você pode encontrar uma oferta de negociação com Turbo disponível. O que isso significa? Que, ao pagar o acordo, sua pontuação de crédito aumenta rapidamente e a sua reputação com o mercado de crédito volta a melhorar com o passar do tempo.

Mais segurança

Com a Serasa, você negocia as suas dívidas de forma rápida e 100% segura: acesse a plataforma e feche seu acordo em até três minutos sem preocupação, pois seus dados estarão totalmente protegidos.

Gerencie os seus acordos

Depois de fechar seu acordo no Serasa Limpa Nome, você pode emitir segunda via dos seus boletos sempre que precisar e acompanhar o andamento dos seus parcelamentos. É você no controle da sua vida financeira, como deve ser.

O que é o SPC?

Como já mencionamos, o SPC, sigla para Serviço de Proteção ao Crédito, é um banco de dados que faz parte do sistema CNDL, constituído pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL), e que reúne informações do comércio de todo o país.

Isso significa que a maior parte dos nomes que integram a base de dados do SPC são de pessoas que compraram algum bem ou serviço no comércio, mas acabaram se tornando inadimplentes. Seu foco é oferecer soluções aos lojistas.

Como limpar o meu nome na Serasa?

No site da Serasa você pode conferir se tem dívidas negativadas em nossa base. Caso tenha, confira também os dados dessa dívida, como data de negativação, valor pendente e o nome da empresa credora.

Se preferir, você também pode acessar essas informações pelo aplicativo da Serasa, disponível para download gratuito no Google Play e na App Store.

Agora que você já sabe que dá para consultar suas dívidas e limpar o nome de forma prática e segura, que tal conferir como fazer isso?
  1. Acesse o site do Serasa Limpa Nome e consulte gratuitamente a situação do seu CPF. Se tiver dívidas atrasadas ou negativadas, elas aparecerão na tela;

  2. Confira quais são as dívidas negativadas e contas atrasadas disponíveis que você possui e verifique os detalhes sobre cada uma;

  3. Escolha a melhor opção de pagamento disponível e feche o acordo;

  4. Pronto! Agora é só pagar o boleto com desconto. A dívida poderá sair do seu CPF em até cinco dias úteis após o pagamento do primeiro boleto (caso você tenha feito um acordo parcelado) ou da dívida total (se escolheu quitar o débito à vista).

Viu como é simples? Você pode negociar dívidas negativadas ou contas atrasadas sem dor de cabeça. E o melhor de tudo é que você ainda escolhe por onde prefere negociar. Além do site e aplicativo, você também conta com os seguintes canais:

WhatsApp oficial da Serasa oficial: adicione nosso número (11) 99575-2096 e envie uma mensagem para nós;

Central de Atendimento Serasa: ligue para 0800 591 1222;

Agências dos Correios: mais de 7 mil agências dos Correios espalhadas pelo país estão abertas para você negociar suas dívidas. Vá à unidade mais próxima e leve seu CPF e documento oficial com foto. No balcão, peça pelo serviço Serasa Limpa Nome. Em cinco minutinhos você consulta as suas dívidas, fecha o acordo e recebe seu boleto.

É seguro negociar minhas dívidas pelo WhatsApp da Serasa?

Se você preferir negociar suas dívidas pelo WhatsApp da Serasa, também pode. O processo é bem rápido e prático, mas tome alguns cuidados, OK?
Antes de enviar qualquer mensagem ou compartilhar informações, tenha certeza de que salvou o número certo: (11) 99575-2096. Este é o nosso WhatsApp oficial.

Além disso, confira se a conta com a qual você está interagindo tem um selo de verificação verde na tela. Ele indica que você realmente está em contato com o perfil verdadeiro da Serasa.

Quer conferir o passo a passo para consultar e negociar suas dívidas no WhatsApp? Assista ao tutorial que preparamos para você.

Agora que você já sabe as diferenças entre SPC e Serasa Limpa Nome, além de como consultar e regularizar suas dívidas, que tal começar agora? Acesse o Serasa Limpa Nome e confira as ofertas disponíveis para você.