Cartão de crédito para negativado assalariado vale a pena?
O cartão de crédito para negativado assalariado é possível, mas alguns cuidados devem ser tomados. Entenda o que considerar antes de pedir um cartão.
Publicado em: 30 de agosto de 2022.
Uma paixão do brasileiro: cartão de crédito. Um problema do brasileiro: endividamento. Quer ver? De acordo com levantamento feito pela Serasa em todo o país, cerca de 70% das pessoas que usam cartão de crédito possuem três ou mais. Segundo o Mapa da Inadimplência, também da Serasa, 66,8 milhões de brasileiros estão com restrições no nome por conta das dívidas (muitos devem justamente para as empresas de cartão).
Viu por que tanta gente busca cartão de crédito para negativado assalariado? Se esse é o seu caso, neste conteúdo vamos explicar como funciona e como solicitar cartão de crédito. Não sem antes alertar sobre os cuidados que você deve ter ao fazer essa escolha.
Vamos mostrar também como você pode negociar e quitar suas dívidas. Afinal, com as contas em dia e o nome limpo, fica muito mais fácil ter um cartão de crédito com limite aprovado na hora. Quer saber tudo a respeito? É só continuar a leitura.
Cartão de crédito para negativado assalariado: existe mesmo?
Vamos direto ao ponto: sim, pedir cartão de crédito com nome sujo é totalmente possível, embora nem sempre seja aconselhável. Aos poucos vamos explicar o porquê.
Primeiro você deve saber que assalariado é todo mundo que exerce uma atividade profissional e recebe um salário por isso. Pode ser mensal, semanal e até diário, mas é uma pessoa que possui renda (e ter renda comprovada já é o primeiro passo para ter acesso a produtos financeiros).
Cartão para negativado, por sua vez, é um cartão de crédito comum que pode ser aprovado ou não para pessoas que estão com restrição no CPF.
Por mais que cartão de crédito para negativado seja uma possibilidade real, não é tão comum que as instituições financeiras aprovem um cartão para quem já está com dívidas.
Antes de conceder crédito, é comum que as instituições financeiras realizem uma análise minuciosa para saber se liberam ou não um cartão, um empréstimo ou um financiamento para quem solicita. Esse processo é chamado de análise de crédito.
Nessa pesquisa, o perfil do consumidor e sua situação financeira são olhados com atenção, e uma das ferramentas preferidas para ajudar nesse processo é o Score, a famosa pontuação de crédito que revela ao mercado se aquele consumidor costuma pagar as contas em dia ou não.
A decisão de conceder crédito é sempre da instituição financeira. A empresa X pode liberar crédito, enquanto a instituição Y pode não liberar. Por isso não há como garantir que um cartão seja de fato aprovado, mesmo com Score alto e ausência de dívidas.
Quando um cartão é liberado para negativado, normalmente as taxas de juros são maiores, já que se entende que o risco do não pagamento é maior.
Saiba mais sobre| Empréstimo para negativado autônomo
Pedir cartão de crédito para negativado ou quitar dívidas? O que vale mais a pena?
Se você está com uma negativação, isso significa que nos últimos tempos não conseguiu pagar as suas contas em dia. Então, a primeira pergunta que deve se fazer antes de solicitar um cartão é: para que eu quero um cartão de crédito neste momento? Esse cartão vai me ajudar a sair das dívidas ou pode me atrapalhar ainda mais?
O cartão de crédito não é o vilão, mas precisa ser utilizado com consciência e cuidado no dia a dia. Muitas pessoas se confundem e acreditam que o limite do cartão é para ser gasto em sua totalidade. Não é assim que funciona, a fatura chega e deve ser paga em dia e integralmente para que não apareçam os altíssimos juros do rotativo. Lembre-se sempre que o valor ideal para o limite do cartão é aquele que condiz com sua renda!
Quando se tem dívidas, é possível também utilizar o cartão como apoio e em caso de emergência. O importante é entender como o cartão de crédito funciona e fazer o uso inteligente e estratégico dele.
Sem dúvida, o mais indicado pelos educadores financeiros e especialistas do mercado, quando se está endividado, é procurar formas de quitar as dívidas. Afinal, com o nome limpo e a vida financeira em ordem, as chances de aprovação de cartão de crédito, financiamentos e empréstimos aumentam consideravelmente (e os juros aplicados nessas operações diminuem, já que o mercado entende que o perfil dessa pessoa oferece menor risco de inadimplência).
Então, se você tem dívidas, é necessário organizar as contas, entender a origem do desequilíbrio, cortar gastos, passar um “pente fino” em tudo, utilizar uma planilha de controle financeiro e, então, começar a negociar o pagamento das dívidas.
Como negociar dívidas antes de pedir cartão de crédito para negativado assalariado
O Serasa Limpa Nome pode ajudar você nesse processo. Trata-se de uma plataforma de renegociação de dívidas que pode oferecer até 90% de desconto e condições especiais para a quitação dos seus débitos. Isso em poucos minutos, com segurança e de forma totalmente online.
Atualmente, mais de 60% das dívidas dos brasileiros estão disponíveis para negociação com condições especiais na plataforma da Serasa. É possível negociar dívidas negativadas ou contas atrasadas, desde que seu débito seja com alguma empresa parceira do Serasa Limpa Nome.
É importante deixar claro que negociar uma dívida no Serasa Limpa Nome não garante que o nome fique limpo automaticamente. Se houver outras dívidas com outras empresas que não são parceiras da Serasa, será preciso pagá-las também para não ter mais negativações.
Por isso, o fundamental é levantar todos os seus débitos e começar a negociar um por um. É bem prático e rápido fazer a consulta no Serasa Limpa Nome. Funciona assim:
- 1. Acesse o Serasa Limpa Nome e informe seu CPF e senha.
- 2. Confira sua dívida na tela e clique em “Ver oferta”.
- 3. Escolha a melhor opção de pagamento e data de vencimento do boleto.
- 4. Confirme as condições escolhidas e pronto! Seu acordo de negociação está feito.
Depois disso, você pode escolher como quer pagar seu boleto. Pode ser por código de barras via SMS ou por e-mail e você pode pagar pelo aplicativo do seu banco, direto na agência bancária ou ainda na lotérica.
Se preferir, você pode negociar também pelo WhatsApp Serasa, disponível no número (11) 99575-2096 ou baixando gratuitamente o aplicativo da Serasa no Google Play ou na App Store.
Lembre-se: na plataforma da Serasa pode ser que você não tenha acesso a todos os seus débitos! Você só ficará livre das dívidas e com o nome limpo depois de quitar tudo o que está em aberto, ok? Se estiver com pendência com alguma empresa que não é nossa parceira, entre em contato diretamente com os canais de atendimento dela para solicitar um acordo.
Leia também | Cartão de crédito para negativado Santander
Como solicitar cartão de crédito para negativado pela internet?
Se você acredita que buscar um cartão seja a melhor alternativa no seu atual momento financeiro, conheça uma forma segura e muito prática de solicitá-lo: o Serasa eCred.
O eCred é uma plataforma de crédito da Serasa na qual é possível encontrar ofertas de empréstimo e cartão de crédito com base no seu perfil financeiro e necessidades de uma só vez.
No caso do cartão de crédito, é só acessar o Serasa eCred e a plataforma pesquisar, comparar e recomendar as melhores opções de cartão para você. Depois, havendo propostas, é só escolher a melhor e solicitar o cartão na hora.
Mesmo com negativação em seu CPF, você pode fazer a simulação normalmente. Se uma dessas empresas tiver uma oferta disponível para você, ela vai aparecer na tela. O bom é que você ganha tempo e pesquisa de uma vez em várias instituições diferentes.
Veja como é fácil e rápido utilizar o eCred e fazer sua pesquisa para cartão de crédito negativado.
Leia também | Serasa eCred: o que é e como usar?
1. Acesse o Serasa eCred
Acesse o site do Serasa eCred ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada por isso.
2. Complete o seu perfil
Ao concluir o login, você poderá atualizar o seu perfil. Lembre-se de informar todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.
3. Faça uma simulação
Selecione a opção "Solicitar cartão". O Serasa eCred buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.
4. Confira e compare opções
Confira as opções de cartão de crédito recomendadas para você. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerá o limite disponível, informações sobre anuidade e conveniência. Para conhecer mais sobre cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta".
5. Escolha o seu cartão de crédito e finalize a contratação
Após avaliar as opções disponíveis, é hora de escolher o cartão que considerar mais interessante. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação de forma fácil e em poucos minutos.
Fez a simulação e não conseguiu nenhuma oferta de cartão? Talvez o caminho seja negociar as dívidas primeiro.
Lembre-se da dica que passamos anteriormente, do Serasa Limpa Nome, a maior plataforma de negociação de dívidas do país. Com ela, o consumidor pode conseguir até 90% de desconto, regularizar sua situação financeira e aumentar as chances de conseguir crédito no mercado.
Leia também | Saiba quais são as empresas participantes do Serasa Limpa Nome
Aproveite para aprender mais sobre crédito consignado para negativado e cartão de crédito para negativado autônomo. Continue acompanhando os conteúdos exclusivos do blog da Serasa. Até a próxima!