9 dicas para economizar energia no inverno

Ajustar a temperatura da geladeira e usar eletrodomésticos eficientes podem ajudar a economizar energia no inverno.

Mulher de luvas com laptop e conta tentando se manter aquecida pelo radiador durante a crise de energia do custo de vida

Publicado em: 13 de julho de 2023

Autora: Serrana Filetti


Chuveiro na opção “inverno”, aquecedor, dias menos iluminados e mais roupa para lavar aumentam o valor das contas de energia. A conta de luz pode subir até 35% na estação mais fria do ano, e esse aumento é puxado principalmente pelo uso mais frequente de aparelhos elétricos. Para ajudar a reverter tal tendência, este artigo traz dicas para economizar energia no inverno.

  1. Ajuste a temperatura da geladeira

    Durante o inverno, as temperaturas externas são mais baixas, assim não é necessário manter a potência máxima da geladeira. Mesmo com a geladeira cheia, recomenda-se ajustar o termostato para a temperatura mínima nos dias frios.


  2. Tome cuidado com o consumo do chuveiro elétrico 

    O chuveiro elétrico é um dos vilões do aumento da conta de energia no inverno. Para quem deseja economizar, é importante ficar atento à temperatura e ao tempo de uso. Uma dica é tomar banho nos períodos mais quentes do dia, como meio-dia, 15 h ou 18 h, quando retornar do trabalho. Também é importante reduzir o tempo debaixo do chuveiro e não passar 10 minutos no banho. 


  3. Utilize a máquina de lavar roupas de forma eficiente

    No inverno, tendemos a usar roupas mais pesadas para nos proteger do frio. Para evitar o aumento no consumo de energia ao utilizar a máquina de lavar, acumule as roupas sujas e lave-as em cargas completas, aproveitando a capacidade máxima do aparelho. Ao secar as roupas, dê preferência à secagem ao ar livre, aproveitando a luz solar e a ventilação natural.


  4. Escolha eletrodomésticos eficientes

    Fique atento aos equipamentos que ficam em stand-by, ligados às tomadas, pois mesmo em modo de espera eles consomem energia. Certifique-se de desligar completamente os aparelhos ou utilize uma régua de energia para desligá-los quando não estiverem em uso.


  5. Aproveite a luz natural

    Com os dias mais curtos no inverno, as luzes de casa costumam ser acesas mais cedo. Para evitar que isso aconteça, aproveite ao máximo a luz natural do dia, abrindo janelas e cortinas para iluminar os ambientes. Além disso, substitua lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes ou LED, que consomem até 80% menos energia.


  6. Evite horários de pico

    Sempre que possível, utilize aparelhos elétricos fora do intervalo das 17h30 às 21h. Nesse período se consome mais energia e as tarifas podem ser mais caras, principalmente se houver bandeira vermelha. Agendar tarefas que demandam mais energia, como utilizar o forno, para horários fora do pico pode ajudar a reduzir o consumo.


  7. Aproveite o calor do sol

    Além de melhorar o ambiente da casa, a luz solar pode ajudar a aquecer os cômodos. Mantenha as janelas abertas durante o dia, especialmente se estiver ensolarado, para que o calor do sol aqueça o interior da residência. Isso pode reduzir a necessidade de usar aquecedor elétrico.

    Leia também | Como economizar energia elétrica em todos os cômodos da casa


  8. Considere a energia solar

    A energia solar é uma fonte limpa e renovável. Ela pode proporcionar uma redução significativa na conta de luz. Embora o investimento inicial possa ser um obstáculo para muitas famílias, os painéis solares podem ser uma opção de longo prazo, pois o valor investido é recuperado ao longo dos anos, e eles têm uma vida útil de cerca de 30 anos com baixa necessidade de manutenção.


  9. Use equipamentos com moderação

    Equipamentos como aquecedores consomem bastante energia. Utilize esses aparelhos com moderação, ajustando as temperaturas para níveis adequados e evitando deixá-los ligados por longos períodos sem necessidade. Além disso, verifique regularmente a vedação da geladeira, pois qualquer fresta na borracha pode aumentar o consumo de energia.

    Leia também | O que é orçamento pessoal e familiar e como organizá-lo

Serasa Limpa Nome

Em qualquer estação do ano é possível renegociar dívidas e contas atrasadas pelo Serasa Limpa Nome, com até 90% de desconto. O processo leva só três minutos e o consumidor pode fazer tudo sem sair de casa. É possível negociar pelo site, aplicativo (iOS e Android) ou WhatsApp (11) 99575-2096. Veja o passo a passo como funciona:

  1. Confira suas dívidas negativadas e contas em atraso

    O primeiro passo é criar seu cadastro gratuitamente no Serasa Limpa Nome. Ao informar seus dados, um login de acesso será gerado para você consultar seu CPF e verificar dívidas ou contas em atraso.

  2. Selecione os acordos disponíveis

    As empresas com as quais você mantém ou manteve relacionamento podem disponibilizar ofertas de acordo na plataforma, que você pode consultar já na tela inicial. Para aceitar a oferta, basta clicar nela e confirmar. Um boleto será gerado para pagamento.

  3. Pague o boleto

    Após pagar o boleto, logo você receberá a confirmação por e-mail e no ambiente da plataforma. Todo esse procedimento é realizado de forma 100% segura e com o consentimento das empresas parceiras.