Entrar

Contestação de Consultas CPF

Não reconhece alguma consulta no seu CPF? Agora você tem um espaço especial para contestar

Sempre que uma empresa consulta seu CPF, é importante investigar os motivos. Essas consultas interferem diretamente na sua credibilidade financeira. Além disso, uma consulta indevida pode diminuir pontos no seu Serasa Score ou até indicar uma suspeita de fraude. Por isso, é aconselhável sempre acompanhar seu histórico de consultas. Caso não reconheça alguma delas, é possível fazer uma contestação. Nesta página você vai entender melhor como utilizar essa ferramenta do Serasa Premium.

O que é a contestação de consultas?

O objetivo dessa ferramenta é permitir que o consumidor realize de forma online a contestação de consultas que ele não reconhece. Após a contestação, é feita uma análise pelo time responsável em até 10 dias para decidir se a consulta permanece ou não no histórico.

Quer contestar uma consulta de CPF?

Conteste aqui

O que é a consulta de CPF?

As empresas podem solicitar consulta de CPF sempre que desejarem ou precisarem de mais informações sobre determinado consumidor. Os motivos podem ser inúmeros, mas é essencial saber que essas consultas interferem na sua reputação financeira. Confira os principais motivos para empresas consultarem seu CPF:

  • Empresas de concessão de crédito que desejam saber a situação de seu CPF;

  • Empresas que vendem de forma parcelada ou com pagamento de cheques e querem conhecer seu histórico de pagamento;

  • Empresas que te enxergam como cliente potencial para determinados serviços ou produtos;

  • Seguradoras que verificam sua situação financeira para obter ou renovar seguro de vida, de imóvel, automóvel e afins;

  • Empresas que precisam saber seu comportamento financeiro para decisões de venda;

Qual impacto das consultas ao CPF?

ATENÇÃO: Uma grande quantidade de consultas no CPF pode gerar consequências negativas. O excesso de consultas pode causar perda de pontos no seu Serasa Score e maior dificuldade para obter crédito.

Com o Serasa Premium, você é informado sempre que alguma empresa ou banco consultar o seu nome e sua pontuação de crédito na Serasa. Você recebe alerta – por SMS e e-mail – quando as empresas realizam essas consultas.

O monitoramento de consultas cria um histórico de todas as consultas realizadas. Assim você consegue saber consegue saber qual empresa realizou a consulta e quando ela foi feita.

Não reconheço a empresa que me consultou. E agora?

Nem todas as consultas no seu CPF são prejudiciais. É uma forma transparente de se relacionar com o mercado de crédito. No entanto se houver consultas de empresas que você não teve nenhuma relação comercial, você deve entrar em contato imediatamente para entender o motivo.

Caso você desconheça alguma ação que justifique uma consulta a seu CPF, isso pode indicar uma situação de risco. Fique atento, pois alguém pode estar utilizando seu CPF para obter serviços sem sua autorização.

Conteste sua consulta agora

Conteste aqui

Como contestar consultas ao meu CPF?

O dispute de consultas pode ser realizado por todos os assinantes do Serasa Premium. Para realizar a contestação, é necessário saber algumas informações:

  • Você pode realizar a contestação uma vez ao ano

  • Caso você seja vítima de fraude com o seu documento cadastrado e faça o alerta Serasa, é possível realizar mais de uma contestação.

Para contestar uma consulta, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o espaço de Contestação de Consultas

  2. Selecione um dos seguintes motivos: 

    • Solicitei crédito recentemente, mas não à essa empresa
    • Consulta realizada sem meu conhecimento
    • Suspeita de fraude. Não solicitei crédito recentemente e tive documentos roubados/extraviados ou dados vazados na Dark Web
    • Fraude confirmada. Esta consulta resultou em uma fraude
  3. Aguarde o prazo para análise 

  4. Realize login com seus dados cadastrais e volte ao espaço de contestação para conferir a resposta

Sua contestação será encaminhada para a plataforma de Contestação Online. É um portal onde as empresas que consultam os consumidores recebem as contestações e analisam o pedido. Caso sua disputa seja aceita, a consulta será excluída do nosso banco de dados e, consequentemente, não constará mais no seu histórico de consultas.

Tem dúvidas sobre o monitoramento do Serasa Premium?

Acesse a central de ajuda

Outras dúvidas frequentes

Por que monitorar meus dados?

Ao controlar sua vida financeira, você toma decisões mais assertivas, constrói uma relação mais saudável com o mercado de crédito e ainda pode evitar fraudes.

O que é consulta de CNPJ com monitoramento?

Saiba tudo o que acontece com suas empresas. O Serasa Premium informa quando houver alguma consulta à sua empresa e se houver:

Protestos em cartório;

Negativações quanto ao pagamento de outras empresas ou prestadoras de serviços;

Avisos de dívidas;

Ações judiciais.

O monitoramento de CNPJ ajuda a ter mais controle do que acontece com a sua empresa no mercado de crédito. Assim, quando você precisar de financiamento ou de ajuda no capital de giro, sabe como a sua empresa é vista.

O que é consulta de CNPJ?

Assim como o CPF é consultado quando uma empresa faz negócio com um consumidor, um CNPJ também pode ser consultado. Em uma relação de crédito entre empresas, é comum que o banco ou financeira consulte a empresa.

O consulta de CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) serve qualquer tamanho de empresa. Não importa se você é um pequeno, médio ou grande empresário. Se tem CNPJ, pode fazer o monitoramento.

Assim você acompanha a saúde financeira da sua empresa juntamente com o seu CPF. Uma só assinatura, monitoramento completo para você.

Porque devo monitorar meu CPF?

Ao monitorar o CPF, o Serasa Premium informa sobre movimentações e negativações encontradas em seu nome. Você recebe um alerta via SMS e e-mail sempre que seu CPF:

For retirado do cadastro de inadimplência;

Seja vinculado a um protesto em cartório, ação judicial ou cheque sem fundo.

Caso você não reconheça qualquer uma dessas movimentações, pode ser um sinal de fraude. E você ganha tempo para se proteger das ações dos criminosos.

Precisa de dicas financeiras?

Visite o Serasa Ensine
Acesse agora