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Documentos perdidos: RG e CPF podem ser recuperados

É possível recuperar documentos perdidos. Saiba os passos a serem seguidos para minimizar riscos de fraude.

Publicado em: 13 de dezembro de 2023

Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Carteira caída no chão em casa

Ter documentos perdidos, como RG e CPF, é preocupante porque implica riscos quanto à segurança dos dados pessoais. Em especial, esse tipo de situação acontece com frequência em shows, eventos de Carnaval, festas de final de ano e religiosas, ocasiões nas quais multidões se reúnem. Por isso, é importante conhecer os passos a serem seguidos para recuperar documentos. 

Leia também I Perdeu o RG? Conheça o serviço Documentos Extraviados da Serasa

O que fazer quando se perde o RG e o CPF

Se perder o RG ou CPF, é fundamental agir rapidamente para minimizar os riscos. Uma das primeiras medidas a serem tomadas é verificar se os cartões bancários foram perdidos também; se sim, é essencial bloqueá-los imediatamente. Além disso, é necessário registrar um boletim de ocorrência (BO) em uma delegacia de polícia ou até mesmo online.

Leia também I Como registrar um boletim de ocorrência online

Leia também I Teve seus documentos perdidos? Saiba o que fazer

O que fazer para recuperar o RG ou CPF

Ao perder o RG ou o CPF, há opções para tentar recuperá-los. Uma opção eficaz é utilizar o sistema de achados e perdidos dos Correios.

  1. Acesse o site dos Correios e selecione a opção correspondente ao tipo de documento perdido.

  2. Preencha o nome completo ou o nome registrado no documento e clique em pesquisar. Se o documento não for encontrado, será exibida uma mensagem informando sobre a ausência.

  3. Caso esteja em alguma agência, o sistema fornecerá os dados da agência em que o documento está retido. Os documentos ficam na agência por 60 dias e, após esse período, são encaminhados para o órgão emissor.

Como tirar documentos pela internet

Para obter a segunda via dos documentos perdidos, é possível realizar o processo online em órgãos responsáveis, como a Secretaria de Segurança Pública no estado de residência do titular. Normalmente o procedimento envolve o preenchimento de formulários digitais e a apresentação de documentos adicionais digitalizados.

É necessário pagar uma taxa no ato de renovação do documento. Esse valor varia de acordo com cada estado do país. Porém, em caso de roubo, furto ou perda do documento, basta apresentar o boletim de ocorrência (BO) para não pagar a renovação do RG. Verifique o site oficial do órgão emissor para obter informações específicas sobre a solicitação online de documentos.

Leia também I Como tirar a 2ª via do RG?

Como registrar documentos extraviados na Serasa

O aviso Documentos Extraviados é um serviço gratuito para ajudar quem teve documento perdido ou roubado, como a CNH ou o passaporte. Com esse recurso, disponível para todos os consumidores com cadastro na Serasa, é possível registrar o extravio dos documentos de forma rápida e fácil.

Após o registro, a Serasa emite um alerta para as empresas saberem sobre a situação, evitando possíveis fraudes, caso haja solicitação de crédito ou outro produto financeiro com o número do documento. A empresa ficará alerta em relação à possibilidade de fraude.

Leia também I Saiba como registrar a perda documento na Serasa

Assista I Tudo o que você precisa saber antes de ir a um festival

Quem pode registrar documento perdido na Serasa

O serviço Documentos Extraviados está disponível para todos os consumidores cadastrados na Serasa – caso não tenha cadastro, também é possível fazer na hora. É rápido e gratuito. 

A perda de documentos facilita crimes financeiros como abrir contas bancárias, obter empréstimos e realizar compras no nome da vítima. Além disso, informações pessoais contidas nesses documentos podem ser usadas para realizar golpes, comprometendo a segurança financeira e a reputação do titular.

Portanto, é essencial tomar medidas imediatas, como registrar o extravio e informar as autoridades competentes, a fim de minimizar esses riscos e proteger seus dados pessoais.

Monitores seus dados e saiba mais sobre golpes e fraudes

O cuidado com a circulação dos dados pessoais é fundamental para aumentar a sensação de segurança nas operações online. O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ, trazendo informações e alertas sobre consultas em seu CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais.  

Fique no controle da sua vida financeira e tenha mais tranquilidade sobre os seus dados. A conta Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas. O serviço avisa sempre que:

  • ●      seu CPF e CNPJ for consultado; 
  • ●      seu Serasa Score variar; 
  • ●      uma negativação* estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores); 
  • ●      seus dados vazarem na Dark Web. 
serasa score

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.

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