Entrar

Você sabe como funciona o Score do Serasa?

Entenda aqui todos os detalhes de como funciona a pontuação de crédito do Serasa e as novidades da versão 2.0

Você sabe como funciona o Score do Serasa? Essa é uma dúvida bem comum e, se você chegou até aqui, deve estar com ela, não é mesmo?

É conhecimento popular que quem tem crédito na praça pode aproveitar esse recurso para realizar vários planos. Mas, para ter acesso a crédito, cada consumidor passa por uma análise. Esta busca é feita pelos bancos ou instituições financeiras, que buscam, entre tantas coisas, o score.

Em resumo, podemos dizer que o Score é o reflexo do seu comportamento financeiro. Todo o histórico de inadimplência e o tempo de uso de crédito impactam no cálculo do Score.

Então vamos conhecer agora todos os detalhes do que realmente é e para que ele serve. Confira!

O que é o Score do Serasa?

Antes de saber como funciona o Score do Serasa, é preciso saber o que ele é. O Score é uma pontuação que indica para o mercado se você é um bom pagador. Essa pontuação de crédito vai de 0 a 1.000 e representa as chances de você pagar suas contas em dia nos próximos 12 meses.

Em outras palavras, o Score é um cálculo estatístico que ajuda as empresas a entenderem qual é o nível de risco de dar crédito a você com base no seu comportamento.

Com essa descrição parece bem simples, certo? E com essa pontuação, a regra é bem clara:

  • Uma pontuação maior aumenta as suas chances de conseguir crédito no mercado;

  • Já uma pontuação menor diminui e muito essas chances.

Quem tem mais dívidas também terá uma nota menor do que quem paga as contas em dia. É também com base nesse Score que o custo de crédito tende a variar de pessoa para pessoa.

Como funciona o score do Serasa?

É importante já deixar uma informação clara: não adianta buscar uma “fórmula” ou “método infalível” para aumentar o seu score. Eles não vão funcionar. Se você quer ver a sua pontuação nas alturas, é preciso adotar e talvez mudar alguns hábitos financeiros.

“Mas do que adianta saber qual a minha pontuação?” O mais importante é deixar claro que quando você pede algum tipo de crédito, como um aumento de limite no cartão de crédito, a instituição que te empresta dinheiro precisa saber se você tem capacidade de pagar e honrar com o compromisso.

Se o seu Score é baixo, dificilmente vai ter o crédito liberado. E, sabendo desta informação, você pode fazer mudanças na sua rotina, melhorando ele. Entendeu a importância?

Então para saber como funciona o Score do Serasa, precisamos falar das mudanças que aconteceram com a chegada da versão 2.0.

Chegada do Score 2.0

Sim, o cálculo do Score mudou! Aqui na Serasa a sua pontuação agora é chamada de Score 2.0. A gama de informações usadas está maior com a inclusão dos dados do SPC Brasil no novo cálculo do Score.

Nessa nova versão, os seus bons hábitos financeiros, como pagar as contas em dia, têm mais peso na sua pontuação final. Mas essa é só uma das vantagens que vai conseguir ao saber como funciona o Score do Serasa e as consultas do Score 2.0. Vamos conhecer quais são as principais:

Mais transparência e clareza no cálculo

No Score 2.0, é possível ver exatamente qual a porcentagem de cálculo que cada uma das categorias tem. Isso facilita o caminho para aumentar sua pontuação. Confira abaixo quais os critérios e seus pesos no Score 2.0:

Quando você entende como funciona o Score do Serasa, fica mais fácil controlar as finanças. Além disso, você pode consultar os motivos das mudanças sempre que quiser, a partir do aplicativo Serasa.

Pagamentos de crédito com mais peso

O objetivo do Score 2.0 é possibilitar que ele cresça à medida que o pagamento de contas e crédito é realizado. Esse agora é o fator de maior peso no cálculo do Score, representando mais de 43% da pontuação.

Na prática, a nova versão vai refletir mais o seu momento atual financeiro. Isso melhora a pontuação de quem faz os pagamentos de crédito em dia. Por isso é importante saber como funciona o Score do Serasa, gerando mais controle da sua pontuação.

Por exemplo: se uma pessoa teve dívidas em atraso há alguns anos atrás, mas essa mesma pessoa nunca atrasa o pagamento do cartão de crédito ou do seu financiamento imobiliário atual, o Score dela vai aumentar por conta das novas regras de cálculo. Antigamente, estas dividas pesavam muito, sendo dificil crescer o Score.

Maior possibilidade de acesso a crédito

Com a nova pontuação, as faixas de classificação do Score também mudaram. Agora a divisão ficou assim:

  • 0 a 300 → Baixo

  • 301 a 500 → Regular

  • 501 a 700 → Bom

  • 701 a 1000 → Excelente

Isso significa que quem possui um Score acima dos 500 pontos já está na faixa considerada como boa pontuação, com ótimas chances de conseguir acesso à crédito nas instituições financeiras.

Mais importante do que se preocupar com as pequenas variações nas pontuações é focar em estar sempre nas faixas entre Bom e Excelente. Vale lembrar que cada instituição usa seus critérios próprios de decisão para decidir sobre a liberação. Assim, sabendo como funciona o Score do Serasa você entende também mais do mercado financeiro.

Lei Geral de Proteção de Dados

O Score 2.0 segue todos os requisitos da LGPD. Isso significa que os dados usados no cálculo do Score não podem ser usados para outras finalidades.

Esses dados são exclusivamente para proteção ao crédito. Então pode ficar tranquilo que suas informações estão seguras, tá bem?

Saber o meu Score pode ajudar de alguma forma?

A partir do entendimento de como funciona o Score do Serasa, já é fácil saber por que tem tanta gente querendo fazer sua pontuação subir.

Como já falamos a cima, quanto maior sua pontuação, mais fácil seu acesso de crédito à serviços. Seu Score alto facilita na contratação de serviços como:

Empréstimos;
Financiamento;
Compras parceladas;
Assinatura de serviços;
Limites em cartões de crédito.

Seja qual for o tipo de crédito contratado, pagar suas contas em dia ajuda a aumentar o seu score. Quanto mais você honra com seus compromissos financeiros, mais você demonstra ao mercado que está com a vida financeira organizada e que pode contratar novos créditos.

Agora que você já sabe como funciona o Score do Serasa, nada melhor do que descobrir o seu e conhecer o seu histórico ao longo do tempo, não é mesmo? Então faça agora a busca do Score grátis no site da Serasa! É só acessar este link e conferir sua pontuação precisa.