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O que é a Consulta Score da Foregon ou da Serasa?

Consultar Score na Foregon ou na Serasa é um hábito das empresas para conseguir entender o perfil dos seus consumidores e evitar prejuízos

Foto Vanessa Conulista
Publicado em: 19 de abril de 2022.

Muita gente se pergunta o que é a consulta Score da Foregon ou da Serasa. Vamos com um exemplo: quando você vai até uma loja para trocar o celular, o seu nome pode ser consultado. O objetivo da loja é ter mais dados sobre você para ter segurança para fazer negócio.

Por isso, as empresas costumam procurar saber mais informações sobre o consumidor. Afinal, elas precisam ter segurança de que você é, de fato, o dono do documento apresentado e tem condições de pagar o produto.

A consulta é importante devido à inadimplência sofrida pelas empresas, em que alguns consumidores compram e não conseguem honrar o compromisso do pagamento.

Essa realidade faz ainda mais sentido quando analisamos o cenário brasileiro após a pandemia da Covid-19. A pesquisa Pandemia e o Impacto Financeiro, realizada pela Serasa em parceria com a Opinion Box, revelou que 34% dos entrevistados tiveram diminuição de renda após a pandemia. Além disso, 63% dos entrevistados relataram um aumento nos gastos durante a pandemia (13 pontos percentuais acima do ano anterior).

Então, para que você entenda melhor o impacto que os atrasos de pagamentos e negativações podem causar no seu CPF, confira as informações sobre a consulta que fazem na Serasa ou em outras plataformas, como a Foregon, por exemplo.

O que é a Consulta na Serasa?

No momento em que uma empresa, seja um banco ou uma loja, faz a consulta de um CPF no banco de dados da Serasa, é informado – entre outros dados – o Serasa Score 2.0.

O Score nada mais é que uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e indica quais as chances de um determinado perfil pagar as contas corretamente nos próximos 12 meses. O score de crédito é um dos itens avaliados na concessão de empréstimos, financiamentos e cartões.

A nota representa um perfil de consumidor, indicando as seguintes condições:

• Até 300 pontos há alto risco de inadimplência;
• Médio risco entre 300 e 700
• Baixo risco para quem acumula pontuação acima de 700 pontos.

Vantagens do Score 2.0 - Serasa Ensina

Por que as empresas consultam os clientes?

Entre os motivos de consultar o CPF na Serasa estão:
  • Conceder crédito e prestar serviços que serão pagos a prazo, como empréstimos, cartões, crediário, consórcios e financiamentos por exemplo;

  • Realizar cotação de seguro de carro ou residencial;

  • Avaliar a venda de bens, como carros, imóvel, celulares.

Posso saber quais empresas me consultaram?

Sim, é possível saber quais empresas consultaram o seu nome nos últimos 30 dias. Isso ajuda o consumidor na prevenção de fraudes com o uso do seu CPF.

Como eu consigo saber quais empresas me consultaram?

Pelo serviço Serasa Premium, você pode solicitar um relatório informando as empresas que realizaram consultas ao seu CPF nos últimos 30 dias. Você pode fazer essa solicitação através:

• Dos pontos de atendimento da Serasa;
• Pelo relatório LGPD;
• Pelo site ou app;
• Por carta para o seguinte endereço:
○ Av. Dr. Heitor Jose Reali nº 360, Jardim Nova São Carlos
○ CEP 13571-385 – São Carlos
○ A/C Gestão de Requerimentos Administrativos

Após o recebimento da carta, a Serasa processará o seu pedido e emitirá o relatório em até 10 dias. Depois desse período, você receberá uma carta com as informações solicitadas.

Foregon consulta Score

A Foregon é uma fintech que leva um propósito de descomplicar os bancos e serviços financeiros. Um desses serviços é a consulta score.

Na Foregon, caso sua pontuação esteja menor que 400, quer dizer que ela é baixa e, portanto, a possibilidade de você ser aprovado em um pedido de cartão de crédito, empréstimo ou outros produtos financeiros é baixa.

• A Consulta Score da Foregon funciona da seguinte forma:
• Pontuação de score abaixo de 300: alto risco de inadimplência;
• Pontuação de score entre 301 a 700: médio risco de inadimplência
• Pontuação de score acima de 700: baixo risco de inadimplência.

Como você pôde perceber, a lógica dos scores, seja da Serasa ou na Foregon, é a mesma, em que cada nível de pontuação representa um perfil de consumidor e a probabilidade que ele tem de pagar as contas em dia.

No entanto, ao consultar seu score nas duas empresas, pode-se notar uma diferença nas suas notas.

Isso ocorre porque a pontuação varia de acordo com os bureaus de crédito. No caso da Foregon, a nota transmitida é a com base nos dados da Boa Vista. Já a nota da Serasa é feita com base na nossa própria inteligência artificial.

A pontuação difere exatamente por trabalharem com bancos de dados distintos para captar informações sobre o consumidor. Por isso, é natural que a pontuação de score apresente diferenças de um sistema para outro

O Boa Vista Serviços também é considerado um dos principais bureaus de crédito autorizados pelo Banco Central do Brasil. A pontuação apresentada, então, pela Foregon é calculada usando as seguintes categorias de informações:

• Seu comportamento de pagamentos;
• Sua busca por crédito no mercado;
• Seus pedidos de cartão ou de aumento de limite, financiamentos e cotações, entre outros;
• Suas informações cadastrais.

Agora que você já sabe o que é a consulta que as empresas fazem na Serasa, fique por dentro do seu Score Serasa 2.0 e compartilhe esse conteúdo com toda sua família. Para mais dicas de finanças, se inscreva no nosso canal no YouTube, e siga nosso podcast.