Entrar

O que é a Consulta Score que fazem na Serasa?

Consulta Score na Serasa ou na Foregon é uma forma das empresas entenderem o perfil dos consumidores e evitar prejuízo com a inadimplência.

Foto Vanessa Conulista
Publicado em: 31 de março de 2022.

Muita gente se pergunta o que é a consulta score que as empresas fazem na Serasa. Vamos com um exemplo: quando você vai até uma loja para trocar o celular, o seu nome pode ser consultado. O objetivo da loja é ter mais dados sobre você para ter segurança para fazer negócio.

Antes de fechar negócios, as empresas procuram saber mais informações sobre o consumidor. Elas precisam ter segurança de que você é, de fato, o dono do documento apresentado e tem condições de pagar o produto.
A consulta score é importante devido à inadimplência sofrida pelas empresas, onde alguns consumidores compram e não conseguem honrar o compromisso do pagamento.

Essa realidade faz ainda mais sentido quando analisamos o cenário brasileiro após a pandemia de Covid-19. A pesquisa “O Bolso dos Brasileiros 2021” revelou que 38% dos entrevistados tiveram diminuição de renda por conta da crise sanitária. Além disso, 4 em cada 10 pessoas concordam que, após a pandemia, tiveram descontrole financeiro.

Então, para que você entenda melhor o impacto que os atrasos de pagamentos e negativações podem causar no seu CPF, confira as informações deste conteúdo sobre a consulta score que fazem na Serasa ou em outras plataformas, como a Foregon.

O que é a Consulta na Serasa?

No momento em que uma empresa, seja um banco ou uma loja, faz a consulta de um CPF no banco de dados da Serasa, é informado – entre outros dados – o Serasa Score 2.0.

O Score nada mais é que uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e indica quais as chances de um determinado perfil pagar as contas corretamente nos próximos 12 meses. O score de crédito é um dos itens avaliados na concessão de empréstimos, financiamentos e cartões.

A nota representa um perfil de consumidor, indicando as seguintes condições:

● Até 300 pontos há alto risco de inadimplência;
● Médio risco entre 300 e 700
● Baixo risco para quem acumula pontuação acima de 700 pontos.

Vantagens do Score 2.0 - Serasa Ensina

Por que as empresas consultam os clientes?

Entre os motivos de consultar o CPF na Serasa estão:
  • Conceder crédito e prestar serviços que serão pagos a prazo como: empréstimos, cartões, crediário, consórcios e financiamentos por exemplo;

  • Realizar cotação de seguro de carro ou residencial;

  • Avaliar a venda de bens, como carros, imóvel, celulares.

Posso saber quais empresas me consultaram?

Sim, é possível saber quais empresas consultaram o seu nome nos últimos 30 dias. Isso ajuda o consumidor na prevenção de fraudes com o uso do seu CPF.

Como eu consigo saber quais empresas me consultaram?

Na Serasa, você pode solicitar um relatório informando as empresas que realizaram consultas ao seu CPF nos últimos 30 dias:

● Nos pontos de atendimento da Serasa;
● Por carta para o seguinte endereço:
○ Av. Dr. Heitor Jose Reali nº 360, Jardim Nova São Carlos
○ CEP 13571-385 – São Carlos
○ A/C Gestão de Requerimentos Administrativos

Após o recebimento da carta, a Serasa processará o seu pedido e emitirá o relatório em até 10 dias. Após esse período, você receberá uma carta com as informações solicitadas.

O relatório mostra as consultas em outros bancos de dados de crédito?

Não, o relatório da Serasa mostra apenas as consultas realizadas por empresas nos cadastros da Serasa. Consultas feiras no SPC ou em outras empresas de banco de dados não aparecem neste relatório.

Além do relatório, você pode assinar o Serasa Antifraude e ser notificado por e-mail e SMS sempre que uma empresa consultar o seu nome na Serasa.

Foregon consulta Score

A Foregon é uma fintech que leva um propósito de descomplicar os bancos e serviços financeiros. Um desses serviços é a consulta score.

Na Foregon, caso sua pontuação esteja menor que 400, quer dizer que ela é baixa e, portanto, a possibilidade de você ser aprovado em um pedido de cartão de crédito, empréstimo ou outros produtos financeiros é baixa.

A pontuação da Foregon funciona da seguinte forma:

  • Pontuação de score abaixo de 300: alto risco de inadimplência;

  • Pontuação de score entre 301 a 700: médio risco de inadimplência;

  • Pontuação de score acima de 700: baixo risco de inadimplência.

Como você pôde perceber, a lógica dos scores, seja da Serasa ou na Foregon, é a mesma, onde cada nível de pontuação representa um perfil de consumidor e a probabilidade que ele tem de pagar as contas em dia.

No entanto, ao consultar seu score nas duas empresas, pode-se notar uma diferença nas suas notas.
Isso ocorre porque a pontuação varia de acordo com os bureaus de crédito. No caso da Foregon, a nota transmitida é a com base nos dados da Boa Vista. Já a nota do Serasa é feita com base na própria inteligência artificial da Serasa.

A pontuação difere exatamente por trabalharem com bancos de dados diferentes para captar informações sobre o consumidor. Por isso, é natural que a pontuação de score apresente diferenças de um sistema para outro
O Boa Vista Serviços também é considerado um dos principais bureaus de crédito autorizados pelo Banco Central do Brasil. A pontuação apresentada, então, pela Foregon é calculada usando as seguintes categorias de informações:

● Seu comportamento de pagamentos;
● Sua busca por crédito no mercado;
● Seus pedidos de cartão ou de aumento de limite, financiamentos e cotações, entre outros;
● Suas informações cadastrais.

Agora que você já sabe o que é a consulta que as empresas fazem na Serasa, fique por dentro do seu Score Serasa 2.0 e compartilhe esse conteúdo com toda sua família. Para mais dicas de finanças, se inscreva no nosso canal no YouTube, e siga nosso podcast.