Entrar

Qual o score mínimo para cartão de crédito? Entenda como funciona a pontuação

As regras para a concessão de cartões de crédito por parte dos bancos e instituições financeiras podem variar. No entanto, a grande maioria delas utiliza como item de avaliação o Serasa Score, a pontuação de crédito do consumidor. Mas qual o score mínimo para cartão de crédito?

O score vai de 0 a 1.000. Quanto mais alta a nota, mais chances de conseguir crédito. Isso porque a pontuação vai indicar o perfil de compromisso da pessoa com o pagamento de suas dívidas. Alguém que está com o nome negativado, por exemplo, vai ter um score baixo e mais dificuldades em obter crédito.

É importante informar que quem já teve o CPF negativado, mas limpou o nome, pode aumentar a pontuação. Ela não é estática e ilustra o perfil do consumidor naquele momento. Isso porque todo mundo pode ter problemas com suas contas, não é mesmo?

Qual a pontuação mínima de score para conseguir cartão de crédito?

Quem vai definir o melhor score para cartão de crédito é a empresa credora. Cada instituição possui sua própria política de concessão de crédito. A maioria delas utiliza o score como um dos itens de uma avaliação de risco.

Embora uma boa pontuação possa elevar as chances de conseguir um cartão de crédito, isso não é garantia. Tudo vai depender dos critérios utilizados pela instituição. É possível, inclusive, conceder cartão de crédito para negativado.

Portanto, não é possível definir qual a pontuação mínima de score para conseguir cartão de crédito.

Como é a pontuação Serasa Score?

Ela se divide nas quatro faixas seguintes.

  • Faixa 1: tem pontuação de 0 a 399. Em média, três a cada dez pessoas com pontuação nesta faixa de score pagam suas contas em dia. Por isso, pode ser mais difícil conseguir crédito. Esta faixa recebe a cor vermelha.

  • Faixa 2: tem pontuação de 400 a 599. Em média, cinco a cada dez pessoas com pontuação nesta faixa de score pagam suas contas em dia. Por isso, pode ser um pouco difícil conseguir crédito. A cor é amarela nesta faixa.

  • Faixa 3: a pontuação vai de 600 a 799. Em média, sete a cada dez pessoas com pontuação nesta faixa de score pagam suas contas em dia. Por isso, pode ser mais fácil conseguir crédito. O verde-claro é a cor da faixa 3.

  • Faixa 4: a pontuação vai de 800 a 1.000. Como nesta faixa nove em cada dez pessoas pagam suas contas em dia, fica mais fácil de conseguir crédito. A cor representada nesta faixa é o verde-escuro.

É possível aumentar a pontuação de crédito?

Sim. Como o Serasa Score é dinâmico e ilustra o perfil do consumidor na hora da consulta, é possível aumentar a sua pontuação. Para isso, é necessário realizar uma mudança de comportamento.

As principais formas para isso são limpar o seu nome, caso seu CPF esteja irregular, pagar suas contas em dia e manter seus dados cadastrais atualizados na Serasa. Assim, sua pontuação poderá chegar na ideal para o credor, que define qual o melhor score para cartão de crédito.

Outra forma de aumentar sua pontuação é manter ativo seu Cadastro Positivo. Com ele, o consumidor passa a informar aos credores seu histórico de crédito completo, e não só as contas que deixou de pagar.

Esta é uma maneira de permitir que as empresas façam avaliações individuais do histórico do consumidor, além de dar oportunidade para que o consumidor mude a sua “imagem” para a de bom pagador, aumentando o seu score. Seguindo as dicas, é possível atingir a nota, que, lembrando, é a instituição financeira quem define qual o score mínimo para cartão de crédito. Quer saber mais sobre score? Então baixe o Manual do Score Serasa grátis e tire todas as suas dúvidas.

Achou o conteúdo interessante? Que tal dar uma olhadinha em nosso canal no YouTube ou em nosso podcast, o Serasa Ensina? Tem muito mais por lá!