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Segurança para você com a garantia da Serasa

Apoiamos relações de confiança, por isso prezamos pela transparência com nossos consumidores.

Confira nossos Termos de Uso e Política de Privacidade na íntegra.

Caso você não concorde com os Termos de Uso e Política de Privacidade da Serasa e queira acessar exclusivamente o seu Cadastro Positivo, clique no botão abaixo.

Cadastro Positivo

Mas, afinal, quem somos nós?

A Serasa é parte da Serasa Experian, uma empresa de banco de dados que lida com informações de pessoas e empresas, com foco em algumas iniciativas: Gestão de Risco de Crédito, Prevenção a Fraudes, Educação Financeira, Certificação Digital, Marketing e Qualidade de Dados.

Somos do grupo internacional Experian, com sede na Irlanda, e contamos com escritórios espalhados por diversas regiões no mundo. Clique aqui para saber mais.

Dicionário de definições

Antes de ler as próximas informações, confira nosso dicionário com os principais conceitos utilizados em nossos Termos de Uso.
Biometria facial

Tecnologia que reconhece e identifica uma pessoa por meio do rosto (geralmente, por uma foto).

Consentimento

Manifestação livre, informada e inequívoca concedida por uma pessoa (titular) em relação ao tratamento dos seus dados pessoais de acordo com as informações que estão nesta página e no texto integral dos nossos Termos de Uso.

Dados anonimizados

Dados que não identificam uma pessoa, direta ou indiretamente.

Dados Pessoais

Qualquer tipo de dado que pode identificar uma pessoa.

Dados Pessoais Cadastrais

Dados pessoais de interesse público que identificam e qualificam uma pessoa. Exemplos: nome, RG, CPF, endereço, estado civil, profissão, data de nascimento, nome da mãe etc.

Dispositivos

Qualquer aparelho utilizado por você para acessar a internet, como computadores, notebooks, tablets, smartphones e outros.

IP

Sigla para “Internet Protocol”. É um tipo de registro com números, que identifica e localiza conexões na internet e dispositivos.

Site

Endereço eletrônico que reúne diversas informações e que são disponibilizadas na internet por pessoas, instituições, empresas etc.

Você/titular

São os clientes e os visitantes (pessoas físicas ou jurídicas) dos nossos sites.

Quais dados seus poderão ser coletados pela Serasa?

Ao realizar um cadastro em nosso site, serão coletadas algumas das suas principais informações, como seu nome, CPF, e-mail, data de nascimento, e, ao acessar nossas soluções, poderemos solicitar mais algumas informações adicionais. Além disso, o nosso aplicativo e seu comportamento de navegação nos nossos canais on-line também podem ser fontes de informação.

Atenção!

Quando pedimos fotos do seu rosto (biometria facial) ou do seu documento de identidade, temos o objetivo de validar sua identidade e garantir a sua
proteção contra fraudes.

Não se preocupe, mantemos suas fotos em segurança em nossa base.

Temos finalidades específicas para tratar das suas informações

Os dados que são gerados por você podem ser utilizados para proteção de crédito, prevenção a fraudes, aprimoramento da qualidade de dados e para o direcionamento de ofertas.

Você poderá receber, pelo e-mail ou telefone que nos informou, todos os nossos comunicados, inclusive sobre dívidas não pagas (informações de inadimplência). Exemplos de outras formas de contato:

Importante: a Serasa não interfere em nenhum processo de análise e aprovação de negócios e crédito dos nossos clientes e parceiros, nem nas ofertas e campanhas de marketing, mesmo quando os pedidos são realizados em nossos sites ou aplicativos. A decisão final é sempre de nossos clientes e parceiros, de acordo com os seus próprios critérios e políticas.

Hipóteses de tratamento dos seus dados

Para estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), qualquer operação que é feita com os seus dados pessoais tem amparo em uma hipótese de tratamento. Veja:

Para quem os seus dados podem ser disponibilizados?

Apenas pessoas e empresas que consultam nossos serviços podem acessar suas informações pessoais, de acordo com as finalidades que comentamos acima. Além disso, empresas do grupo Experian, fornecedores, distribuidores e prestadores de serviços também podem ter esse acesso, quando for realmente necessário.

Precisamos ter certeza de que apenas você acesse nossos sites

Como já falamos aqui, nós nos preocupamos com a sua segurança. Pensando nisso, realizamos algumas confirmações para garantir que seus dados pessoais não sejam utilizados de forma inadequada em nossos serviços on-line.

Não se esqueça: você é responsável por nos fornecer informações verídicas, exatas e atualizadas para que você possa aproveitar nossos serviços da melhor maneira possível.

Consulta de CPF presencial

Veja os endereços dos nossos escritórios de atendimento.
Conferir agora

Condições específicas para as nossas soluções

Quando você acessa o site da Serasa e utiliza nossas soluções, é importante reforçar algumas condições específicas.

Serasa eCred: suas informações podem ser utilizadas para melhor definir as ofertas de crédito que estarão disponíveis para você. Isso significa que os parceiros do eCred podem ter acesso aos seus dados com esse objetivo exclusivo.

Serasa Limpa Nome: quando você fecha um acordo pela nossa plataforma, a Serasa Experian pode fazer a intermediação do pagamento* entre você e a empresa credora por meio da empresa PagueVeloz Serviços de Pagamento LTDA.

*Seguindo sempre as condições que você acordou com a empresa.

Serasa AntiFraude: você será automaticamente cadastrado no Serasa Antifraude ao acessar o site da Serasa. Esse serviço, basicamente, enviará relatórios, para o e-mail que você cadastrou, com o monitoramento de informações importantes (como dados cadastrais e negativos, dados de empresas que consultam seu CPF, empresas em seu nome, seu Serasa Score e seus dados pessoais encontrados na Dark Web).

Trilha Financeira: um curso online de educação financeira oferecido gratuitamente a você pela Serasa. Após a conclusão, a Serasa poderá utilizar o seu nome completo exclusivamente para emitir um certificado de que você concluiu o curso. Esse certificado não possui qualquer reconhecimento ou validação acadêmica pelo Ministério da Educação ou qualquer outro órgão competente.

Quem é o responsável por armazenar os seus dados pessoais?

Seus dados são armazenados em nosso sistema ou de algum terceiro, regularmente contratado pela Serasa Experian (para fins legais e comerciais). Com isso, a responsabilidade desses dados é nossa, Serasa S/A.

Você tem direito sobre o tratamento dos seus dados

Você pode solicitar o acesso aos seus dados pessoais que mantemos sobre você e, se for necessário, também pedir a sua atualização, correção e exclusão.

Importante: em alguns casos, quando você precisar alterar, corrigir ou excluir alguma informação sua, pode acontecer de não conseguirmos seguir com a ação, mas explicaremos o porquê. Dados utilizados para proteção do crédito e para a prevenção de fraudes, por exemplo, podem ser mantidos, de acordo com as leis aplicáveis.

“Posso revogar a permissão de uso dos meus dados?”

A resposta é sim, é um direito seu. Os seus dados captados pelos nossos sites ou aplicativo deixarão de ser utilizados para a finalidade análise de potencial de mercado para o direcionamento de ofertas tanto para nós quanto para clientes e parceiros, caso esse seja o seu desejo.

“E deixar de receber mensagens promocionais e solicitações de pesquisa da Serasa?”

Sim, para isso você pode entrar em contato pelos nossos canais de atendimento, que estão no fim da página, ou cancelar a sua inscrição nos e-mails da Serasa que chegam até você. Clique aqui para conferir nossos Termos de Uso e Política de Privacidade na íntegra e saber o que você deve fazer para cada solicitação.

Responsabilidade sobre usuário e senha

Você é a única pessoa que deve cuidar do seu usuário e senha, sem nunca passar esses dados para outras pessoas. A garantia da sua segurança também depende de você.

Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é um banco de dados com o seu histórico de crédito, ou seja, ele mostra como são seus hábitos de pagamento (parcelamentos, contas pagas e outros compromissos que você assumiu). O seu acesso ao site da Serasa pode não incluir acesso ou autorização sobre o Cadastro Positivo. Para saber mais, clique aqui.

Você pode denunciar atividades suspeitas ou tentativas de fraude

Sempre que desconfiar de alguma mensagem enviada para você em nosso nome, não abra os arquivos anexos e nem clique em qualquer link ou botão. Nesses casos, mande uma mensagem para o e-mail* abuse@br.experian.com

*Apenas para denúncias de fraudes ou suspeitas em nome da Serasa.

Como é o nosso relacionamento com empresas terceiras?

Exigimos garantias de segurança e privacidade das empresas que são contratadas por nós. Conteúdos considerados confidenciais, como alteração de dados, não são enviados por links.

Para te ajudar algumas vezes, podemos também te direcionar para sites de outras empresas. Apesar disso, fique sempre informado sobre os Termos de Privacidade de cada website, ok?

Nós protegemos os seus dados

Usamos um protocolo de segurança chamado Secure Socket Layers (SSL) para garantir que os nossos sites são verdadeiros e que os seus dados permaneçam confidenciais. Esse é um processo feito por criptografia durante os seus acessos.

Direitos autorais

Todos os conteúdos que aparecem em nossos sites, como fotos, textos, sons etc. são protegidos por direitos autorais, ou seja, não é permitida qualquer modificação ou alteração indevida (sem a nossa permissão prévia e expressa). Tentativas de invasão são consideradas roubo, dano e podem sofrer algum tipo de penalidade.

Alterações de nossos Termos

A qualquer momento, as informações que estão aqui podem sofrer alguma alteração. Isso acontece para melhorar a sua experiência e para que a gente esteja sempre de acordo com a lei. Quando isso acontecer, informaremos a alteração no e-mail informado por você no cadastro e/ou no seu próximo acesso aos nossos sites e aplicativos.

Termos de Uso e Política de Privacidade

Esta página é um resumo, leia na íntegra o texto com os nossos Termos.
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Fale com a gente sempre que precisar

Estamos com você em todos os momentos. Ao surgir dúvidas ou se quiser fazer alguma solicitação, procure os nossos canais:

Central de Atendimento
3003 6300 (seg a sex, das 8 às 20)

Central de Ajuda
ajuda.serasa.com.br

Central de Atendimento (Cadastro Positivo)
0800 776 6606

Escritórios Serasa
Clique aqui e confira o mais próximo.

Perguntas frequentes

O que é um dado pessoal?

É qualquer dado que permite que uma pessoa seja identificada, de forma direta ou indireta. Alguns exemplos são: nome, número do CPF, e-mails e outros.

O que não é um dado pessoal?

Qualquer outro dado que não permita a identificação de uma pessoa específica, como informações estatísticas sobre as chances de alguém comprar em uma loja de moda ou fazer compras no supermercado, por exemplo.

Com a nova Lei, o que muda na prática para os titulares?

A mudança aumenta a transparência e o controle dos titulares sobre seus dados. Isso significa que, com a LGPD, o titular pode pedir acesso aos os seus dados que estão sendo tratados por qualquer pessoa ou entidade (pública ou privada). Além disso, também é possível solicitar a correção ou atualização de informações, quando aplicável.

De onde podemos coletar seus dados?

A Serasa Experian pode manter dados pessoais sobre você vindos de diferentes fontes. Veja:

• Cadastro no site da Serasa ou de algum dos nossos serviços (Serasa Limpa Nome, Serasa AntiFraude, Serasa eCred etc.);

• Clientes e empresas parceiras, que você teve ou ainda tem algum tipo de relacionamento comercial, como instituições financeiras, empresas de telefonia, lojas, seguradoras e mais;

• Empresas especializadas em fornecer dados e que estejam de acordo com as leis aplicáveis;

• Repositórios (locais onde são armazenados arquivos/informações), que sejam mantidos e administrados por órgãos públicos (direta ou indiretamente);

• Repositórios que estejam disponíveis de forma pública, como sites sem restrição de acesso;

Esses dados podem ser recebidos pela Serasa Experian, como nos casos das informações de origem de clientes e fornecedores, ou coletados por nós, como acontece em relação aos websites (sempre de acordo com a lei em vigor).

Para quais finalidades podemos utilizar os seus dados?

Os dados coletados podem ser utilizados para ações de proteção de crédito, prevenção a fraudes, aprimoramento da qualidade de dados e para o direcionamento de ofertas e produtos. Importante registrar que a Serasa não interfere em nenhum processo de análise e aprovação de negócios e crédito dos nossos clientes e parceiros, nem nas ofertas e campanhas de marketing, mesmo quando os pedidos são realizados em nossos sites ou aplicativos. A decisão final é sempre de nossos clientes e parceiros, de acordo com os seus próprios critérios e políticas.

Com quem podemos compartilhar os seus dados?

Compartilhamos os seus dados apenas com pessoas e empresas que consultam nossos serviços, para as finalidades que mencionamos aqui. Além disso, empresas do grupo Experian, parceiros de negócio, fornecedores, distribuidores e prestadores de serviços também podem ter esse acesso, quando for realmente necessário.

Como protegemos os seus dados?

A Serasa Experian segue todas as medidas necessárias para garantir serviços benéficos e seguros para o mercado e para você, além de garantir a proteção e privacidade dos seus dados pessoais.Para isso, temos as melhores práticas para a coleta, utilização, compartilhamento e armazenamento dos seus dados pessoais.Adotamos Políticas Globais de Segurança da Informação, justamente para garantir que seus dados permaneçam confidenciais. Essas políticas utilizam como base os processos de segurança da ISO 27001.

Quais as atribuições do Encarregado?

O encarregado é a pessoa indicada para atuar como canal de comunicação entre a Serasa, os titulares dos dados e a ANPD (Agência Nacional de Proteção de Dados). As principais tarefas dele são:

I – aceitar reclamações e comunicações dos titulares dos dados, prestar esclarecimentos e adotar providências; II – receber comunicações da ANPD e adotar providências ; III – orientar os funcionários e os contratados da instituição a respeito das práticas a serem tomadas em relação à proteção de dados pessoais; IV – colocar em prática as outras atribuições.

Como armazenamos os seus dados?

Todos os dados são armazenados em um ambiente seguro e têm um prazo para que continuem guardados e para que sejam excluídos (descartados). Esses prazos estão de acordo com lei (legislação aplicável), condições de contrato e as Políticas Internas do grupo Experian.

Quais são os meus direitos?

Você pode pedir e obter a confirmação de que os seus dados estão sendo tratados. Além disso, será possível ter acesso aos seus dados pessoais tratados por nós de forma gratuita. Se for necessário, você pode solicitar a correção de dados incompletos, desatualizados ou que não estejam corretos. Além de tudo isso, você tem direito sobre a revisão de decisões automatizadas, revogar o consentimento e requisitar a portabilidade dos seus dados (nesse caso, as regras ainda serão definidas pela ANPD).