Entrar

Entenda o que é o comprovante de situação cadastral no CPF

Você sabe o que é um comprovante de situação cadastral no CPF? Descubra a resposta neste artigo e confira como consultar e regularizar seu CPF.

colunista Veridiana Lopes
Publicado em: 26 de abril de 2022.

Você com certeza já sabe que o CPF é um documento que, ao lado do RG, é um dos mais relevantes para qualquer cidadão. Para verificar o seu status, foi criado o comprovante de situação cadastral no CPF, que pode ser exigido em diferentes contextos, seja por motivos fiscais, cadastrais, comerciais e financeiros.

É com esse número que você é visto como contribuinte e cidadão brasileiro. Se o CPF não está em dia, você pode perder uma série de direitos e pode ser impedido de fazer movimentações em contas bancárias, financiamentos ou solicitar um empréstimo.

Por esta razão, é importante que você consulte o CPF na Receita Federal, como uma forma de se precaver. Continue lendo para entender mais!

O que é comprovante de situação cadastral no CPF?

A situação cadastral do CPF fica disponível no portal da Receita Federal. Lá, são demonstradas todas as informações quanto ao status do seu documento. A pesquisa é pública e, ao acessar, basta inserir o seu número de pessoa física e a data de nascimento.

Qualquer cidadão que esteja inscrito consegue fazer a verificação. E, também, solucionar possíveis pendências.

Quais situações cadastrais existem?

Para ter o comprovante de situação cadastral no CPF, após a inserção dos seus dados, ou seja, da data de nascimento e do CPF, será exibida na tela a sua situação cadastral.

Existem 5 diferentes status, que incluem:

Regular: o CPF não tem pendências.
Pendente de regularização: isso acontece se você deixar de enviar a declaração do IR Pessoa Física (imposto de renda) nos cinco anos antecedentes e, com isso, precisa de regularização.
Suspenso: este status é apresentado se o cadastro se encontra incompleto ou incorreto.
Cancelado: nesse caso, seu documento foi roubado, perdido ou cancelado por razão de multiplicidade, seja por decisão judicial ou administrativa.
CPF de pessoa falecida: este status ocorre quando há falecimento e a Receita Federal faz o registro.

Como é possível consultar o comprovante de situação cadastral?

Você pode fazer a consulta pelo computador ou celular, pelo seguinte passo a passo:

• Em primeiro lugar, para ter o comprovante situação cadastral CPF acesse o site da Receita Federal.
• Em seguida, faça o preenchimento dos campos exigidos, inserindo os seus dados. Depois, clique em “não sou um robô”.
• O próximo passo é clicar em “Consultar.”

Pronto! Viu como é simples? Na tela que vai abrir você já saberá qual é a situação do CPF.

Caso você verifique que há alguma pendência a resolver, precisa tomar algumas medidas para solucionar o status e fica regular.

Como é a emissão do comprovante de situação cadastral no CPF?

Quando você acessa a página que informamos acima, a consulta que aparece na tela já é o comprovante de situação cadastral no CPF. Você pode imprimir ou salvar em seu computador se preferir.

Além disso, no título da busca já aparece o status de comprovante de situação cadastral do CPF.

Tendo isso em mente, para fazer a emissão, você só precisa clicar no botão direito do mouse e optar por “Imprimir”. Depois, você tem a opção de salvar em PDF no seu computador ou encaminhar para impressão.

Você também pode imprimir no ícone “Preparar página para impressão”. Ele fica situado no canto inferior, do lado direito da tela.

Ao gerar o documento, ele deverá apresentar as seguintes informações:

• número de registro;
• dia de nascimento;
• nome completo;
• data de inscrição;
• situação do cadastro;
• dígito verificador.

Vale destacar também que você terá disponível a informação sobre o horário e a data em que foi emitido, o QR Code e o código de controle do comprovante.

O que acontece se o CPF estiver irregular?

Imagine uma situação como esta: você vai ao banco para tentar um financiamento e, depois de já ter organizado toda a papelada, descobre que não conseguirá prosseguir porque foi informado de que seu CPF está irregular.

Constrangedor, não é mesmo?

Ou, ainda, vamos imaginar outra situação. Você se dirige a uma loja para comprar um guarda-roupa. A atendente passa para você todas as informações necessárias de diferentes modelos de guarda-roupa, de diversas cores e tamanhos e com preços variados.

Depois de algumas horas, decide qual quer comprar. Você está a um passo de realizar a compra no crediário e dar adeus ao seu velho armário.

Porém, ao fazer a consulta para parcelá-lo, o CPF consta como irregular e você será impedido de comprá-lo. Outra situação embaraçosa, certo?

Por esses e outros motivos, é importante que você consulte o comprovante da situação cadastral do CPF.

Existem diversas consequências desfavoráveis além desses exemplos que podem acontecer na sua vida sem o CPF em dia.

Confira abaixo que impedimentos são esses se o comprovante de situação cadastral no CPF estiver com problemas:

  • Não poder abrir conta bancária ou movimentar a existente, seja para poupança, conta corrente, cartão de crédito ou conta digital;

  • Solicitar empréstimo;

  • Adquirir um passaporte;

  • Inscrever-se em concursos públicos;

  • Receber aposentadoria;

  • Realizar compra ou venda de imóveis;

  • Realizar um financiamento;

  • Receber o dinheiro caso ganhe na loteria;

  • Não ser aprovado em seleções de emprego.

Qual é a diferença entre CPF irregular e nome sujo?

Essa é uma dúvida frequente entre as pessoas. Ter o CPF irregular não é a mesma coisa que ter o nome sujo ou CPF restrito na Serasa.

O CPF restrito é o mesmo que nome negativado ou sujo. Isso ocorre quando você deixa de pagar uma dívida e a empresa inclui seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa, por exemplo.

Não tem relação com o comprovante de situação cadastral CPF.

Ou seja, o CPF irregular não se refere a dívidas pendentes. Enquanto o nome sujo é uma forma de avaliar sua situação de crédito no mercado, que inclusive influencia o seu Score, o CPF irregular é uma pendência na Receita Federal.

Dessa forma, uma pessoa que negativada consegue ter uma conta digital ou corrente, diferentemente de quem tem CPF irregular.

Agora você já sabe o que é comprovante de regularização do CPF, como consultá-lo e as consequências de estar com o status pendente.

Veja também neste vídeo da Serasa como consultar CPF grátis!