Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. Dia Das Maes Como Aproveitar Melhor A Data

Como aproveitar o Dia das Mães: 6 dicas práticas

Saiba como clientes e empreendedoras podem economizar e aproveitar melhor o Dia das Mães sem gastar muito.

Atualizado em: 29 de abril de 2025

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 13 minutos

Texto de: Time Serasa

Mãe com os seus filhos todos reunidos no café da manhã para comemorar o dia das mães a aproveitar bastante a data

O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o comércio, atrás apenas do Natal. Por isso, o momento traz uma excelente oportunidade para quem busca ofertas, pretende criar memórias afetivas e, ainda, organizar as finanças pessoais. A seguir, saiba mais sobre como aproveitar o Dia das Mães.

Assista | Passos para a Independência Financeira Feminina

Seis dicas para aproveitar o Dia das Mães de forma inteligente

Na hora de presentear e comemorar o Dia das Mães sem gastar muito, evitando comprometer o orçamento, podemos considerar três pilares principais: economia, criatividade e oportunidade. A partir dessas máximas, confira seis formas inteligentes de tornar a data especial:

Economia no Dia das Mães

  1. Um presente significativo pode ir além do bem material

    Essa dica exige conhecer de forma profunda a pessoa que se quer presentear. No caso da sua mãe, pense no que tem valor afetivo para ela, e não só no preço. Assim, você conseguirá pensar em presentes econômicos e criativos.

    Algumas possibilidades simples, mas que podem encantar são:

    ●      uma cartinha personalizada;

    ●      um álbum de fotos selecionadas por você;

    ●      a gravação de um vídeo com toda a família mandando mensagens sobre ela.

    Se for comprar algo, combine com irmãos ou outros familiares para dar um presente coletivo (você divide o custo e ainda pode adquirir alguma coisa mais legal).


  2. Como aproveitar as promoções sem se endividar

    Vale ficar atento a promoções especiais desta data:

    ●      Compare preços com antecedência para ter certeza dos descontos.

    ●      Evite compras de última hora.

    ●      Use cupons, cashback, programas de pontos e pesquise em sites confiáveis.

Criatividade: como escolher o presente ideal sem comprometer o orçamento

Para quem gosta de criar suas próprias lembrancinhas, confira uma lista de ideias na hora de soltar a criatividade e aproveitar o Dia das Mães.

  1. Ofereça experiências em vez de bens materiais

    Algumas ideias de presentes são:

    ●      Preparar um café da manhã especial em casa.

    ●      Planejar um passeio que sua mãe já estava querendo fazer.

    ●      Tirar uma tarde para fazer um piquenique no parque.

    ●      Dar a ela um dia de spa caseiro, com detalhes e decorações preparados por você.


  2. Personalize com DIY (Faça Você Mesmo)

    Para os mais criativos, uma sugestão é colocar em prática suas habilidades para montar presentes caseiros. O movimento DIY (do inglês, faça você mesmo) tem cada vez mais adeptos e você pode encontrar dicas e tutoriais no YouTube ou em blogs. Algumas ideias simples:

    ●      Monte uma cesta com itens que ela ama (chá, chocolate, cremes, bilhetinhos).

    ●      Faça uma peça em crochê.

    ●      Prepare peças decorativas em cerâmica fria.

    ●      Cozinhe o prato favorito dela.

    ●      Pinte uma tela ou faça um desenho.

    ●      Crie um livro de recordações de como foi o ano de vocês dois juntos, incluindo filmes que viram, fotos de passeios que fizeram, músicas que você dedicaria a ela etc.

Oportunidade: como equilibrar as finanças pessoais no Dia das Mães

Por fim, essa data também pode ser uma oportunidade. Seja para redefinir o orçamento e evitar endividamento durante a celebração, seja para gerar renda para sua mãe ou mesmo para você.

  1. Gere renda extra com o Dia das Mães

    Datas comerciais, como o Dia das Mães, são excelentes momentos para vender serviços e produtos personalizados. Se você já produz quitutes, por exemplo, pode criar um bolo especial de Dia das Mães ou uma linha de bombons para acompanhar presentes. Isso vale para os mais diversos setores como moda, culinária, fotografia, serviços de decoração, etc.


  2. Planeje com antecedência (mesmo para o ano que vem)

    Lembre-se de usar o planejamento a seu favor. Para ter um ano tranquilo e ainda conseguir aproveitar o Dia das Mães, organize-se com antecedência.

    Uma ideia é definir no orçamento o que você vai gastar com presentes ao longo do ano, abrindo uma caixinha para ter reservas para as comemorações – assim toda a família pode contribuir na data, e a celebração não sai cara demais para uma só pessoa.

Compra on-line: estratégia para o Dia das Mães

Confira nossas dicas para presentear sua mãe sem apertar seu orçamento, sem gastar nada ou até mesmo para faturar uma grana extra e aumentar sua renda nessa data!

Uma das estratégias que ganhou força com a pandemia é o e-commerce. Hoje, comodidade e praticidade são fatores que influenciam na performance dessa tendência digital.

Se você mora com sua mãe ou mesmo longe dela, as compras pela internet facilitam a vida e ajudam a evitar deslocamentos desnecessários. As lojas estão melhorando cada vez mais seus e-commerces e os anúncios detalham melhor o produto anunciado, facilitando a escolha do consumidor.

Confira como melhorar suas compras pela internet

  • Na hora de escolher presentes online, algumas ações podem ajudar:

  • ●    Antes de comprar, pesquise. Na internet, há ferramentas gratuitas para analisar e comparar preços, funcionalidades e características de produtos. Se você pesquisar e comparar, as chances de ter o melhor custo-benefício aumentam, além de diminuir a possibilidade de errar o presente.
  • ●    No Brasil, o Dia das Mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio. Em 2025, a data cai no dia 11 de maio. Por isso, para que o presente da sua mãe chegue na data certa e você não corra o risco de deixá-la sem o esperado mimo, compre com antecedência. O prazo de entrega varia de loja para loja, então fique atento às informações.
  • ●    Uma estratégia adotada pelas lojas está ligada ao valor do frete. O preço pode variar de acordo com o endereço e data da entrega. Algumas lojas oferecem mais de uma modalidade de frete, como data agendada, correios, transportadora e retirada na loja. Veja também se o valor do produto já inclui o frete, pois algumas anunciam entrega grátis, mas o valor final do produto é maior.

Como ganhar dinheiro com o Dia das Mães?

Se você tem um talento especial ou se já empreende, a data pode ser uma oportunidade para aumentar ou diversificar suas vendas. O Dia das Mães é movido pelo apelo emocional que a data carrega. Só tome cuidado para não exagerar e perder a noção da realidade, pois ainda vivemos uma época de instabilidade.

Nos últimos tempos, as pessoas estão deixando de comprar presentes caros e de marcas famosas para investir em produtos e serviços artesanais e locais. Esses presentes geralmente são mais baratos, porém, na maioria das vezes, personalizados e cheios de afeto.

No Dia das Mães, produtos como cosméticos, alimentos, roupas e acessórios artesanais e sustentáveis podem ganhar destaque e gerar ganhos para produtores e empreendedores. Independentemente do foco do seu negócio, dá para aproveitar o momento para aquecer a economia e faturar mais.

Confira dicas para vender mais no Dia das Mães

  • ●    As pessoas buscam presentes que sejam marcantes. Isso não tem a ver, necessariamente, com o preço. Investir em produtos exclusivos e personalizáveis é uma boa estratégia para aumentar as vendas.
  • ●    Planeje bem seu estoque de matéria-prima para não recusar pedidos. Quando um cliente procura um produto e o vendedor informa que não poderá atendê-lo, isso pode causar uma impressão negativa e sua marca pode perder o cliente para sempre.
  • ●    Planeje o prazo de produção e entrega do produto. Se aquilo que você faz demora para ficar pronto, deixe os prazos bem claros para os clientes e comece sua estratégia de comunicação com antecedência.
  • ●    Ter formas de entrega competitivas também ajuda a vender mais. Sempre que possível, ofereça opções de retirada e entrega que ajudem a diminuir seus custos, mas que sejam atrativas para os clientes.

Dia das Mães: como presentear sem gastar?

O Dia das Mães é carregado de significados e quem está atrás de um presente quer deixar sua mãe feliz com a homenagem. Nem sempre, porém, é possível investir em presentes e, em tempos de crise, a criatividade pode ser aliada na hora de fazer um agrado.

Há várias formas de marcar a data investindo pouco ou mesmo sem gastar. Para os filhos que não moram na mesma casa ou na mesma cidade que a mãe, a tecnologia pode ser uma grande aliada, unindo quem está fisicamente separado.

  • Que tal essas dicas abaixo para fazer bonito?

  • ●    Tempo de qualidade mesmo que online: há plataformas gratuitas para você conversar com sua mãe por vídeo, seja pelo celular, tablet, TV ou computador. Além de conversar, vocês podem realizar alguma atividade juntos, pela telinha. Você pode se conectar a ela por meio do Zoom, Meet ou Skype, ferramentas de vídeo com chamadas gratuitas.
  • ●    Vídeo com memórias: um presente que também não gera custos, mas pode deixar sua mãe bastante emocionada, é montar um vídeo com fotos e momentos especiais passados juntos. Capriche na trilha sonora e nos efeitos. Há aplicativos que te ajudam de forma gratuita, como o Splice, CapCut e VideoShow.
  • ●    Ligações: se você e sua mãe não são muito adeptos às tecnologias, o bom e velho telefone faz a diferença. Então, mesmo que você não disponha de muitos recursos, ligue para ela e declare seu amor. Com certeza, ela vai adorar falar com você.

Ajude a limpar o nome da sua mãe

Se sua mãe tiver dívidas, coloque como prioridade ajudar a quitá-las. Essa será uma excelente forma de contribuir para que as finanças dela voltem a ficar saudáveis. Se não puder contribuir financeiramente, ajude-a a pesquisar negociações mais vantajosas. Na plataforma Serasa Limpa Nome é possível encontrar ofertas no CPF.

O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.  

Para negociar online:  

  • ●     Acesse o Serasa Limpa Nome ou o aplicativo e informe seu CPF e senha.  
  • ●     Confira sua dívida na tela e clique em Negociar.   
  • ●     Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou boleto, por exemplo) e o número de parcelas (caso opte pelo parcelamento).   
  • ●     Confirme as condições escolhidas e pronto!   
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 5 de 5

Artigos relacionados