Como funciona o Programa Acredita e como participar
Como funciona o Programa Acredita e como participarData de publicação 17 de janeiro de 20259 minutos de leitura
Publicado em: 13 de setembro de 2024
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Imagine que você está com dúvidas quanto a um serviço. Ao tentar atendimento, ninguém se comunica no mesmo idioma que você e, portanto, é impossível se entender.
Essa situação é comum na vida de pessoas da comunidade surda. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a comunidade surda soma cerca de 10 milhões de brasileiros.
O Dia Nacional do Surdo no Brasil acontece em 26 de setembro. Ele foi oficializado por meio do decreto de lei nº 11.796, em 2008, e foi escolhido por marcar a fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
A data destaca a acessibilidade e o respeito à diversidade como um dos caminhos para garantir que as pessoas possam viver e ter acesso a serviços básicos do dia a dia sem distinção. Entre esses serviços, destaca-se a educação financeira, pilar fundamental para a autonomia e o bem-estar, que oferece ferramentas que permitem que pessoas surdas e com deficiência auditiva possam ter uma vida financeira estável e segura.
A falta de acesso a materiais financeiros adaptados em língua de sinais pode dificultar e resultar em desafios adicionais para a comunidade surda. Portanto, é fundamental promover a educação financeira inclusiva para que todas as pessoas possam participar plenamente da economia e garantir sua independência financeira.
Para auxiliar a comunidade surda no atendimento à negociação de dívidas, oferta de crédito e proteção de dados pessoais, a Serasa oferece atendimento gratuito e exclusivo para usuários da comunidade surda que se comunicam pela Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Por meio de videochamada, o atendimento com tradução simultânea de Libras permite que pessoas surdas ou com deficiência auditiva tenham autonomia e estejam incluídas na sociedade.
A equipe de atendimento da Serasa conta com intérpretes habilitados para fazer o contato entre consumidores surdos e centrais de atendimento de empresas públicas e privadas - que ocorre em função de uma parceria com o ICOM, uma plataforma de atendimento em Língua de Sinais.
A Serasa já soma mais de 433 atendimentos utilizando a tradução simultânea por videochamada em parceria com o ICOM. Os intérpretes especializados têm facilitado o contato entre consumidores surdos e agentes de atendimento, garantindo uma comunicação eficaz e sem obstáculos.
O atendimento em Libras da Serasa é gratuito, em vídeo e exclusivo para pessoas surdas. Está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Siga o passo a passo para acessar:
Com a ajuda de um celular ou computador, acesse a Central de Ajuda da Serasa pelo site ajuda.serasa.com.br;
Desça a página até encontrar a área “Acessibilidade para quem precisa” e escolha a opção “Clique para chamar o intérprete” para iniciar o atendimento;
Aguarde uma notificação aparecer na sua tela para confirmar que você será direcionado para outra página e escolha a opção “Clique para continuar”;
Na nova página, o atendimento em libras será iniciado automaticamente. Certifique-se de que a câmera do seu computador ou celular esteja habilitada para que a videochamada ocorra.
Data de publicação 17 de janeiro de 20259 minutos de leitura
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