Entenda o que é especulação financeira
Saiba o que significa especulação financeira, um conceito bastante usado no mercado de investimentos e que gera muitas dúvidas.
Autor: Mariana Furlan
Publicado em 24 de março de 2023
O mercado financeiro tem expressões e vocabulário próprios, e para os investidores que estão entrando nesse mundo é importante conhecer as estratégias principais. Especulação financeira é um desses conceitos. Apesar de ser bastante comentado, seu significado não está claro para muitas pessoas.
Confira a seguir como funciona a especulação financeira dentro do mercado de investimentos.
Assista | Onde investir sua reserva financeira?
O que é especulação financeira?
Em linhas gerais, especulação financeira é a estratégia de negociar um ativo na Bolsa de Valores ou outro local com a intenção de lucrar com a variação do preço dele. Ativo é tudo que pode ser convertido em dinheiro, como ações, soja, ouro ou dólar.
Essa é uma forma de lucrar com as flutuações do mercado. Pode ser uma ação rápida, que dura horas ou até minutos, com intenção de obter retorno em pouco tempo, ou que leva um pouco mais de tempo.
No dicionário, o verbo “especular” significa “fazer suposições sem dados concretos”, e este também é um dos pontos de partida da especulação financeira. Por exemplo: um especulador pode decidir repentinamente vender ações de uma empresa ao supor que o preço delas desvalorizará em breve porque o governo vai reduzir os incentivos naquele setor. É uma tentativa de prever o futuro, o que sempre envolve riscos.
Tipos de especulação financeira
Há várias formas de especulação financeira que podem ser praticadas no mercado, cada uma com estratégias próprias. Veja as principais:
Day trade: É a negociação de curtíssimo prazo, que começa e termina no mesmo dia de pregão. O especulador compra e vende no mesmo dia, e não ficará exposto à desvalorização de ativos de um dia para outro.
Swing trade : Esse tipo de especulação dura mais tempo: o operador pode manter as posições de compra e venda por alguns dias ou até semanas antes de obter algum resultado. Dessa forma, é possível visualizar melhor a tendência do mercado.
Robôs traders: Uma característica da especulação financeira é a necessidade de ficar atento a qualquer mudança e ter agilidade de negociação. A especulação por robôs traders conta com o apoio de softwares que monitoram as oscilações de mercado e executam ações de compra e venda conforme uma programação prévia.
Flipagem: Na flipagem o investidor compra ações de empresas na fase de oferta pública (quando são oferecidas na bolsa pela primeira vez) para tentar vendê-las no pregão de estreia por um preço mais alto.
Riscos da especulação financeira
Por ser baseada em estimativas e suposições, a especulação financeira é reconhecidamente arriscada. Os especuladores apostam em tendências, projeções e instintos para fazer operações ousadas, o que nem sempre dá certo. As negociações podem gerar bons lucros, mas também prejuízos consideráveis.
Há casos famosos de especuladores que perderam fortunas ao apostar em operações arriscadas e serem surpreendidos com quedas drásticas no mercado, como aconteceu durante a quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929. Isso não significa que a especulação deva ser completamente evitada, mas é preciso estar consciente dos riscos.
O que faz um especulador?
O especulador é um operador da bolsa que se dedica a estudar as flutuações diárias, está atento ao contexto da economia mundial e a vigia os movimentos do mercado em busca de boas oportunidades. Portanto, não costuma ser um investidor de ocasião nem um iniciante.
É importante lembrar que a especulação envolve apostas arriscadas e não é uma estratégia indicada para investidores conservadores, mais focados em manter e valorizar patrimônio.
O mercado até mesmo diferencia os conceitos de especulador e investidor. A grande diferença é o risco assumido por cada perfil de operador. Enquanto o especulador fica atento ao movimento e à volatilidade, o investidor olha para o médio e longo e prazo, faz um estudo mais aprofundado dos ativos e tem uma expectativa de ganhos mais lenta e segura.
Especulação financeira é crime?
A especulação financeira é um tipo de estratégia que envolve experiência e perspicácia dos operadores da bolsa, mas não é crime. Porém, pode haver ações de má-fé por parte de operadores para poder lucrar com as negociações. Nesse caso é possível que respondam judicialmente por esses atos.
Entre as práticas ilegais envolvendo a especulação financeira estão a manipulação de informações repassadas à imprensa, fraudes nos balanços de empresas e influência nas decisões do poder público.
Fique no controle das suas finanças
Para ficar no controle da sua vida financeira, é importante acompanhar tudo que acontece com seus dados. O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia seu CPF e CNPJ, trazendo informações sobre consultas, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais.
Com a conta Premium você tem atendimento exclusivo na Serasa e controla se seu Serasa Score pode ou não ser consultado pelo mercado. O Premium avisa sempre que:
• seu CPF e CNPJ for consultado;
• seu Serasa Score variar;
• seus dados vazarem na Dark Web.
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.