Tarifas dos EUA: como isso impacta no bolso do brasileiro?
Tarifas dos EUA: como isso impacta no bolso do brasileiro?Data de publicação 14 de julho de 20259 minutos de leitura
Publicado em: 28 de maio de 2025
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 9 minutosTexto de: Time Serasa
Um jantar romântico barato pode ser um presente surpreendente para o Dia dos Namorados. Nem sempre é possível fazer grandes investimentos financeiros neste dia, mas isso não significa que a data não possa ser celebrada.
Aliás, a necessidade de fazer economia pode deixar a experiência ainda mais criativa e surpreendente. Confira dicas para criar um jantar romântico simples, mas cheio de carinho para o seu parceiro ou parceira.
Ninguém precisa se endividar para celebrar o amor ou para curtir um jantar romântico. Se o orçamento está curto, considere trocar o restaurante caro por uma refeição feita em casa, com planejamento e detalhes bem pensados.
Afinal, o tempo e o cuidado dedicados para preparar um jantar também são um presente que tem muito valor – e a experiência pode ser lembrada para sempre. Confira dicas econômicas para criar um jantar simples sem abrir mão de um ambiente romântico e de um cardápio saboroso.
Prepare o ambiente
Se a opção for preparar um jantar em casa, a prioridade é garantir privacidade. Se você não mora sozinho, certifique-se de que nesta noite poderá organizar um jantar apenas para dois.
É importante também deixar o ambiente organizado e usar aquelas louças e objetos reservados para datas especiais, mesmo que o casal já more junto. São os pequenos detalhes que vão diferenciar uma refeição comum de um jantar romântico.
Acenda velas
A iluminação é um dos pontos principais para criar um clima romântico e acolhedor. Apague as luzes fortes, principalmente as lâmpadas em tons frios, e acenda luzes mais suaves e indiretas. O ideal é iluminar a mesa com velas – mesmo aquelas velas simples e brancas já garantem um efeito bonito e um toque de romantismo.
Decore com flores naturais
Outro detalhe que não passa despercebido é enfeitar a mesa com flores naturais. Não precisa ser um buquê grande e caro – uma única rosa já demonstra planejamento e cuidado. Vale também colher flores do jardim: o importante é que estejam frescas. Para arrumá-las na mesa, coloque-as em copos ou garrafas de vinho vazias.
Crie uma playlist
Este é outro detalhe que não custa nada, mas tem muito valor sentimental. Crie uma playlist personalizada com as músicas que fazem parte da história do casal e surpreenda com a trilha sonora durante o jantar.
Verifique os ingredientes da despensa
Na hora de pensar na comida, é importante checar o que você já tem em casa. Sabe aquele arroz de risoto que está no armário ou o vinho que ficou guardado para uma ocasião especial? Estes produtos podem ser o ponto de partida para criar o cardápio.
Considere um piquenique
Piqueniques costumam ser inesquecíveis e são mais baratos de organizar. Em vez de preparar pratos quentes, neste caso o cardápio pode ser pensado com pães, queijos e acompanhamentos.
Se não tiver como fazer um piquenique à noite em um parque, considere prepará-lo no quintal de casa – com direito a toalha no gramado e luz de velas.
Leia também | Como cortar gastos desnecessários em 14 passos
Cuidar do ambiente é uma etapa indispensável para criar um jantar romântico. Além dele, é importante pensar em um cardápio especial que não estoure o orçamento nem exija longas horas de preparo.
Se o objetivo é economizar, o segredo é planejar bem as compras. Dê preferência para produtos locais e da estação e evite ingredientes caros, como frutos do mar ou filé mignon. É possível fazer pratos muito saborosos sem gastar tanto.
Para simplificar o preparo e o orçamento, outra dica é fazer apenas um prato principal, como uma massa ou um risoto. Já a sobremesa costuma ter um lugar de honra em um jantar romântico – tente surpreender com o doce preferido do seu companheiro ou companheira.
Para quem está precisando de ideias de cardápio, nós selecionamos sugestões. Todas as receitas a seguir são do site Panelinha, um dos maiores portais de gastronomia do país.
Macarrão com abobrinha, ricota e pesto de hortelã
(Serve até 4 porções)
Preparo
Para o pesto, lave, seque e transfira as folhas de hortelã para o liquidificador. Junte as nozes, o azeite, tempere com sal a gosto e bata bem para triturar (se preferir bata o molho no mixer). Reserve.
Para a massa, leve uma panela média com água ao fogo alto. Quando ferver, misture 1 colher (sopa) de sal e o macarrão. Deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem até ficar al dente. Enquanto isso, prepare as abobrinhas.
Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca das abobrinhas sob água corrente. Descarte as pontas e corte cada uma em meias-luas de 1cm. Com a lateral da lâmina da faca amasse os dentes de alho e descasque – eles vão inteiros para a frigideira apenas para perfumar o azeite.
Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1/2 colher (sopa) de azeite, junte os dentes de alho e metade das abobrinhas – não coloque todas de uma só vez, as fatias devem ficar em contato com o fundo da frigideira para dourar. Tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe dourar por 2 minutos de cada lado. Transfira para uma tigela grande e repita com o restante, regando a frigideira com mais azeite.
Numa tigela coloque a ricota e tempere com 1 colher (sopa) de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem com um garfo.
Assim que estiver cozido, escorra a água e junte o macarrão às abobrinhas. Regue com o molho pesto e misture bem. Sirva as porções com uma colherada de ricota temperada e folhas de hortelã.
Filé de frango marinado com laranja e alecrim
(Serve 2 porções)
Preparo
Com a lateral da lâmina da faca, amasse o dente de alho e descasque.
Numa tigela, coloque o alho, o alecrim, o caldo de laranja, 1 colher (sopa) de azeite e misture. Mergulhe os filés de frango, tampe e deixe marinar por 20 minutos em temperatura ambiente.
Passado o tempo da marinada, com uma pinça, transfira os filés de frango para um prato – deixe escorrer bem o líquido da marinada e seque os filés com papel-toalha.
Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite. Tempere os filés de frango com sal e coloque um ao lado do outro na frigideira, com a parte de cima (a mais lisinha) em contato com o fundo. Deixe dourar por 2 minutos de cada lado e abaixe o fogo – esse processo vai selar a carne e manter o filé suculento.
Abaixe o fogo e deixe o filé de frango terminar de cozinhar por mais 3 minutos de cada lado. Atenção: o tempo pode variar dependendo do tamanho e da espessura do filé, e o fogo tem que estar baixo mesmo, do contrário a carne queima por fora e fica crua por dentro.
Enquanto isso, dissolva o amido de milho no líquido da marinada e tempere com uma pitada de sal e uma de pimenta – esse líquido vai virar o molho do filé de frango.
Transfira os filés dourados para um prato e mantenha a frigideira em fogo baixo. Regue com o líquido da marinada de uma só vez (com o alho e o alecrim) e, com uma espátula de silicone, raspe bem o fundo da frigideira para dissolver os queimadinhos – eles dão mais sabor ao molho. Continue mexendo em fogo baixo por cerca de 3 minutos, até formar um molho levemente espesso.
Transfira o molho para uma tigela (ou molheira) passando por uma peneira. Sirva os filés de frango com o molho.
Morango flambado com sorvete de creme
(Serve até 4 porções)
Preparo
Lave, descarte os cabinhos e corte os morangos ao meio, no sentido do comprimento.
Coloque a manteiga numa frigideira média e leve ao fogo médio para derreter. Quando começar a espumar, junte os morangos cortados, polvilhe com o açúcar e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos, mexendo de vez em quando até o açúcar derreter.
Retire a frigideira da boca do fogão e mantenha a chama acesa. Coloque o rum numa concha, aproxime da chama e incline levemente para que o rum pegue fogo. Leve a concha com o rum em chamas à frigideira e regue sobre os morangos. Volte a frigideira ao fogo médio e deixe flambar até o fogo apagar, por cerca de 1 minuto – o rum dá sabor aos morangos e o álcool evapora com o fogo.
Transfira os morangos para um prato e sirva a seguir, ainda quente, com sorvete de creme.
O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira, por meio de centenas de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos ajudam você a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais.
Data de publicação 14 de julho de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 10 de julho de 202517 minutos de leitura
Data de publicação 8 de julho de 202516 minutos de leitura