Entrar
Navegação do blog
  1. Educação financeira

O que é CEO? Qual a função desse profissional? | Educação Financeira

Time Serasa

O Termo CEO vem do inglês e se pronuncia CI-I-O. A sigla significa Chief Executive Officer e significa Diretor Executivo. Sua função varia de acordo com o tamanho, tipo e estrutura da empresa, mas está ligada à prosperidade do negócio.

Além disso, o CEO, geralmente um profissional de nível sênior, é responsável pela visão estratégica da empresa e ocupa papel de gestor. Mas você sabe quais as habilidades necessárias para ser o CEO dentro de uma empresa? Entenda qual é seu papel dentro da empresa no post.

Qual é o papel do CEO dentro da empresa?

Como explicamos, o CEO, cargo mais alto dentro de uma empresa, é responsável pela visão estratégica do negócio. Em empresas emergentes, como startups, o CEO acompanha e participa de todas as atividades do dia a dia do negócio. Em corporações maiores, o CEO tem contato com outros executivos das diversas áreas dentro da empresa.

Entre as funções desse profissional estão:

• Elaborar e conduzir a visão, missão e objetivos da empresa;

• Ser o porta-voz da cultura organizacional da empresa;

• Direcionar os próximos passos da empresa por meio do planejamento estratégico;

• Cuidar, juntamente com diretores e acionistas da saúde da empresa;

• Implementar ou modificar processos dentro da empresa ou setores;

Representar e se relacionar com públicos externos.

Como o CEO de uma empresa é escolhido?

A escolha do profissional que ocupará o cargo de CEO depende do tipo de empresa. Em empresas privadas, que não têm capital aberto, geralmente, o CEO costuma ser um dos sócios fundadores ou um profissional do mercado que é contratado para exercer o cargo.
No caso de empresas públicas, a decisão é mais rígida, pois quando ela abre seu capital, a decisão é tomada pelos acionistas, que são representados pelo Conselho Administrativo. Esse grupo é formado por pessoas de dentro e de fora da empresa e são eles que escolhem o novo CEO.

Quais são as habilidades necessárias para ser um CEO?
Como vimos, as responsabilidades de um CEO são muitas e para conquistar esse cargo também é necessário ter habilidades compatíveis com o cargo. Se você almeja um dia conquistar esse cargo ou está nele e quer ser um profissional melhor, saiba quais habilidades trabalhar.

1- Visão ampla do negócio:

Imagine que seu chefe pede sua ajuda para resolver um problema que está comprometendo todo o setor. Se você não tiver noção, mesmo que mínima, sobre o negócio, cultura, funcionamento, serviços ou produtos da empresa, dificilmente conseguirá ajudar o gestor.

Por tanto, para ser CEO, é fundamental conhecer de forma detalhada e profunda como está a empresa, o que ela almeja e como pretende alcançar os objetivos, entendendo os pontos fortes, fracos, oportunidades e desafios do negócio.

2- Ser a personificação da empresa:

Pense em pessoas como Mark Zuckerberg e Steve Jobs, CEOs do Facebook e da Apple, respectivamente. Eles são basicamente a cara dessas empresas. Ou seja, acreditam em seus negócios, explicam as vantagens e benefícios e sabem qual a essência de suas empresas.

Um profissional que ocupa o cargo de CEO dentro de uma empresa é o porta-voz daquele negócio. Por isso, além de conhecer e entender a empresa, precisa acreditar nela.

3- Saber se comunicar:

Quando se fala em comunicação corporativa, a oratória é uma das características mais importantes. Mas além de saber se expressar bem, o CEO é o profissional que tem a capacidade de divulgar a empresa, seus produtos e serviços de forma clara, transparente e compreensível e para o maior número de pessoas.
Desde funcionários, gestores, diretores e acionistas, o CEO deve ser compreendido por todos que participam do universo daquela empresa de forma direta e indireta. Assim, a clareza e domínio das informações são fundamentais para esse profissional que é o porta-voz do negócio.

4- Ter inteligência emocional:

A inteligência emocional é uma das habilidades mais necessárias para o mundo dos negócios. Ela está ligada à capacidade do ser humano lidar com suas fraquezas, qualidades, sentimentos e saber se colocar no lugar do outro para lidar com situações de forma saudável.

Essa habilidade está ligada à saúde mental e, por isso, independentemente do cargo que você ocupa ou almeja, é importante saber dosar vida profissional e pessoal, além de buscar atividades fora do ambiente de trabalho para te deixar mais relaxado e menos estressado.

5- Estar disposto a correr riscos:

Dificilmente, uma ideia nasce pronta ou não passará por mudanças ao longo do tempo. Por isso, o CEO é um profissional que está aberto a novas propostas e consegue analisar cenários de forma rápida e consistente.

Para isso, ele está sempre aprendendo, não se acomoda e usa suas habilidades para tomar decisões e agir, sabendo quer correr riscos faz parte da posição que ocupa.