Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. O Que Fazer Com Primeiro Salario

O que fazer com seu primeiro salário?

Finalmente você conseguiu aquele primeiro estágio. Agora que passou o 1 mês, você se pergunta: o que fazer com seu primeiro salário?

Publicado em: 29 de agosto de 2022

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Dinheiro, Real brasileiro. Dinheiro do Brasil sobre um móvel de madeira. Na composição da foto: Uma lupa, Uma calculadora, moedas e uma cédula de 100 Reais. Economia brasileira e inflação

Finalmente você conseguiu aquele primeiro estágio ou emprego. Agora que passou um mês de trabalho, você deve estar se perguntando: o que fazer com seu primeiro salário?
Bom, nesse momento, você tem dois caminhos a seguir.

Primeiro Caminho

Se você não tem dívida, o mais importante nesse momento é comemorar, porque não foi fácil chegar até aqui! Aproveite para:

  • Comprar aquela roupa que você estava de olho;
  • Ir em algum restaurante que sempre teve vontade;
  • Comemore indo numa balada, teatro ou cinema.

Se você, no momento, não tem grandes responsabilidades financeiras em casa, aproveite esse seu primeiro mês de liberdade financeira. Mas lembre-se, não dê um passo maior que a perna. O principal erro dos jovens quando conseguem seu primeiro salário é não se planejar e gastar mais do que ganha. Então nada de ficar parcelando os gastos do primeiro salário, gaste tudo à vista.

Assim, com seu segundo salário, você terá a chance de começar um planejamento financeiro sem dívidas.

Segue que é sucesso
Dicas para você se planejar e organizar o orçamento de forma fácil!

Segundo Caminho

Caso você possua alguma dívida, esse é o momento de quitar e começar do zero. Aproveite e pague para pessoas e empresas tudo que você deve.

10 passos para sair das dívidas

Se você é daquelas pessoas que já tem responsabilidades dentro de casa, seja com:

  • Ajuda no aluguel;
  • Conta de luz;
  • Streaming de música;

Separe o valor que precisa ser pago e pague!

Depois que você quitar a dívida por completo, terá a autonomia de começar a planejar sua vida financeira. Você poderá definir o quanto precisa separar todo mês para quitar as despesas recorrentes e realizar seus sonhos.

Caso não consiga pagar a dívida por completo, é importante ver o quanto você pode pagar no momento e já deixar anotado o valor que terá que arcar nos próximos meses.

Ao escolher qualquer caminho, o importante é ter em mente que, a partir do segundo mês, você precisa se planejar. Saiba quais responsabilidades dentro de casa você passará a ter. E aprenda desde cedo a sempre separar esse valor e não se comprometer com o que não pode pagar.

É importante também estabelecer metas de curto, médio e longo prazo. Essas metas ajudarão a guiar todo o seu planejamento financeiro e garantir que você não se endivide.

Metas de curto prazo

São aquelas que você pretende realizar dentro de um período de um ano

  • Show de um artista que você gosta;
  • Roupa desejada

Metas de médio prazo

São as que vão levar entre um e três ou quatro anos para realizar, e que precisam de um pouco mais de economia e planejamento

  • Curso;
  • Viagem.

Metas de longo prazo

Pense em algo que você quer muito realizar na sua vida

  • Morar no exterior;
  • Comprar um imóvel.

Para realizá-las, é melhor pensar por partes. O que você precisa para alcançar essa meta de longo prazo? Divida-as em objetivos menores, assim fica mais fácil para planejar.

Seu primeiro estágio/emprego é um momento de aprendizado tanto dentro do trabalho, quanto fora. Ele permitirá que você amadureça e nada melhor do que aprender logo cedo a cuidar do seu próprio dinheiro.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 2.97 de 5

Artigos relacionados