Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. Pix Agendado

Pix agendado: cai que horas e como funciona?

Saiba como o Pix agendado funciona e como ele pode auxiliar a sua organização financeira.

Publicado em: 28 de maio de 2024

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Pix é um meio de pagamento eletrônico no Brasil.

O meio de pagamento lançado pelo Banco Central tornou-se o mais popular em 2023. No último ano, os brasileiros realizaram quase 42 bilhões de transações com o Pix — segundo dados da pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Conhecido por ser prático e rápido, o Pix logo ganhou novas funcionalidades. Em setembro de 2021, foi lançado o Pix agendado. Saiba neste artigo como funciona esse recurso.

Assista | Golpe do Pix

O que é Pix agendado

O Pix agendado (ou programado) é uma opção de pagamento que utiliza a mesma tecnologia de transferência do Pix. A diferença é que a transação não ocorre instantaneamente, mas na data agendada.

O agendamento pode ser realizado dentro de uma margem de 90 dias. O pagamento ocorre nas primeiras horas do dia definido. 

Como o Pix agendado funciona?

O agendamento do Pix pode ser realizado dentro de uma margem de 90 dias. A transferência ocorre geralmente nas primeiras horas do dia definido pela pessoa pagadora.

Assim como a modalidade instantânea, o Pix agendado utiliza o saldo que está na conta do usuário no momento da transferência. Caso surja algum imprevisto ou erro no agendamento, é possível cancelar a transferência com até 24 horas de antecedência.

Horário de processamento do Pix agendado

A modalidade do Pix agendado permite apenas a definição da data da transferência, mas não seu horário. A execução da transação ocorre nas primeiras horas do dia escolhido. Por padrão, as transferências via Pix ocorrem em até 10 segundos, como determinado pelo Banco Central.

As razões que podem fazer com que o pagamento não ocorra na data estipulada são falhas no aplicativo, problema no sistema bancário ou chave Pix do recebedor errada.

Vantagens do Pix agendado

  • O Pix agendado tem as mesmas vantagens do convencional, sendo totalmente gratuito e seguro. Além disso, seus outros benefícios são:

  • ●     Pagamentos em dia: é possível agendar o pagamento de um boleto usando a chave Pix do documento. Isso ajuda a evitar juros caso a pessoa esqueça a data de vencimento.
  • ●     Organização financeira: tire um dia para agendar todos os pagamentos do mês. Além de ajudar a organizar as finanças, evita a inadimplência. 
  • ●     Cancelamento: pode ser cancelado com até 24 horas de antecedência em caso de imprevistos.


Leia também | Organização financeira: como gerenciar as finanças de forma inteligente

Como utilizar o Pix agendado com segurança

  • Apesar de ser um meio de pagamento criado e regularizado pelo Banco Central, é importante prestar atenção em alguns pontos para garantir a segurança de quem o utiliza.

  • ●     Defina um valor limite para as transações Pix: calcule um valor que faça sentido para ser usado no dia a dia e defina-o como limite.
  • ●     Confira todos os dados: verifique a chave Pix do recebedor, seu nome, a instituição financeira e o valor da transferência.
  • ●     Cheque o saldo da conta: tenha certeza de que tem valor suficiente na conta para realizar a transferência sem problemas.

Golpe do Pix agendado

O golpe do Pix agendado é mais voltado para comerciantes, prestadores de serviço ou qualquer pessoa que queira realizar uma transação comercial.

Nele, o golpista entra em contato querendo comprar um produto e diz que só pode realizar o pagamento via Pix agendado por algum motivo qualquer. Ele realiza o agendamento normalmente, mas cancela a transferência, deixando o recebedor sem nada.

Outro modo de abordagem é pedir os dados da vítima além da chave Pix, alegando que precisa de mais informações para realizar o agendamento, e ainda enviar um comprovante de agendamento falso.

Para se proteger, informe-se sobre como identificar os golpistas do Pix.

Como agendar um Pix

O Pix agendado pode aparecer de dois modos nos aplicativos de instituições financeiras: ao confirmar os dados da transação ou como uma opção entre as apresentadas na área Pix.

As etapas para agendar o Pix geralmente são:

  1. Abra o aplicativo do banco.

  2. Faça login.

  3. Encontre a palavra "Pix" ou "Área Pix" e selecione-a.

  4. Escolha a opção "Pagar", "Fazer transferência" ou "Transferir".

  5. Insira a chave Pix de quem receberá o valor.

  6. Informe o valor da transferência e clique em "Continuar".

  7. Na tela de confirmação de dados, clique em "Agendar" ou no símbolo de lápis/agenda ao lado da data do dia vigente.

  8. Selecione a data que deseja.

  9. Cheque os dados e confirme o agendamento.

Ou assim:

  1. Abra o aplicativo do banco.

  2. Faça login.

  3. Encontre "Pix" ou "Área Pix".

  4. Escolha a opção "Programar".

  5. Insira a chave Pix de quem irá receber o valor.

  6. Selecione a data que deseja que o pagamento se realize.

  7. Informe o valor da transferência e clique em "Continuar".

  8. Cheque os dados e confirme o agendamento.

Alguns bancos podem enviar um e-mail e/ou uma notificação para o cliente confirmando que ele realizou o agendamento do Pix. A mensagem também mostra os dados de destino do pagamento.

Como verificar e cancelar agendamentos

Enquanto não é executado, o Pix aparece como "agendado" na aba de "Extrato" do aplicativo do banco e na área dedicada às transferências Pix. A depender da instituição financeira, pode aparecer uma nova aba "Agendamentos".

Para cancelar o Pix agendado, basta acessar a transação que aparece como agendada e selecionar "Excluir" ou "Cancelar". 

Acesse o canal da Serasa no YouTube

O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube para ajudar a descomplicar sua vida financeira. Ele traz centenas de conteúdos para ajudar a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina e organizar as finanças. 

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados