Por que não consigo acessar minha conta na Serasa?
Para ter acesso às suas informações, basta a criação de uma conta gratuita. Confira o porquê de às vezes não conseguir acessar a sua conta na Serasa.
Autor: Fabiana Ramos
Publicado em 16 de novembro de 2022
A Serasa é um birô de crédito (também chamado de empresa de proteção ao crédito) criado em 1968, por meio da cooperação de diversos bancos brasileiros. Todas as pessoas inscritas no CPF podem ter uma conta gratuita em seu banco de dados, mas algumas vezes o consumidor diz ter dificuldade em fazer esse acesso.
Esse impedimento de acesso pode se dar por diversas razões. Neste artigo veremos as causas e soluções para isso.
O que é a Serasa?
Birôs de crédito, como a Serasa, são bancos de dados com informações sobre o histórico financeiro de pessoas físicas e jurídicas. Essas informações são enviadas por bancos, financeiras e outras instituições para fins de proteção de crédito.
Tudo isso ajuda a traçar um perfil desses consumidores, que será definido a partir do histórico financeiro.
Essa é a base para a formação da pontuação de crédito, como o Serasa Score. Essa pontuação mede a probabilidade de o consumidor pagar as contas em dia e é usada pelos credores para avaliar o risco de inadimplência. É dessa forma que as instituições decidem se vão ou não conceder crédito a quem está solicitando.
É importante deixar claro que os birôs de crédito não tomam decisões sobre empréstimos ou cartões; estas são exclusivas das instituições de crédito.
Como ter acesso a essas informações
Para acompanhar seu Serasa Score, dívidas, ofertas de acordo, fazer simulação de crédito, basta fazer o cadastro na Serasa, seguindo o passo a passo:
1) Acesse o site da Serasa ou o aplicativo (iOS e Android).
2) Preencha os campos CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail.
3) Crie uma senha para login, que deve conter letra maiúscula e minúscula, número e caractere, por exemplo: 1@Serasa.
4) Depois de preencher tudo, clique em “Criar conta grátis”.
Agora é necessário confirmar o cadastro.
Você receberá via SMS ou e-mail um código de autenticação assim que confirmar o número do celular ou endereço de e-mail. Se você tiver o número de telefone atualizado na Serasa, o envio será feito por SMS; caso contrário, por e-mail
Dificuldades de acesso e de cadastro
Caso não chegue a confirmação ou apareça a frase Houve um problema no seu cadastro ao tentar revalidar, é porque alguma informação precisa ser verificada.
Para recuperar a conta, acesse o formulário de ajuda e abra uma solicitação anexando:
• uma foto sua de rosto (selfie) segurando o documento de identidade oficial com foto ao lado do rosto;
• uma cópia legível do seu documento de identificação oficial com foto (frente e verso).
Pode ser RG, CNH, carteira de trabalho, passaporte ou outro que tenha validade nacional (é necessário que tenha foto, número do CPF e esteja em bom estado).
Não consigo acessar minha conta na Serasa
Pode acontecer também de não conseguir acessar a conta. Existem diferentes causas e aqui vamos descrever a solução para algumas delas.
1 - Servidores
sobrecarregados Caso tenha aparecido alguma mensagem de erro como Os nossos servidores estão sobrecarregados, siga o passo a passo a seguir.
• Faça uma limpeza de cache no seu navegador.
• Em seu navegador, clique no menu Ferramentas (se você não encontrar a opção de Ferramentas é só apertar o atalho CTRL+SHIFT+DEL).
• Clique em Opções da Internet.
• Clique no botão Excluir na aba Geral.
• Na próxima janela, selecione apenas Excluir Arquivos Temporários e Cookies.
• No pedido de confirmar a exclusão dos arquivos, clique em Sim.
Agora, feche a aba da internet e torne a abrir para fazer seu acesso.
2 - Acesso não liberado
Caso tenha aparecido a mensagem de erro Seu acesso não foi liberado. Tente novamente mais tarde ou utilize outro dispositivo, é possível que tenha havido uma instabilidade passageira. Sugerimos fazer o acesso por outro dispositivo ou aguardar para tentar novamente.
Se o problema persistir, siga o passo a passo abaixo:
Acesse o formulário de ajuda e abra uma solicitação anexando:
• uma foto sua de rosto (selfie) segurando o documento de identidade oficial com foto ao lado do rosto;
• uma cópia legível do seu documento de identificação oficial com foto (frente e verso).
Pode ser RG, CNH, carteira de trabalho, passaporte ou outro que tenha validade nacional (é necessário que tenha foto, número do CPF e esteja em bom estado).
3 - Senha esquecida
Se o problema foi o esquecimento da senha, basta solicitar uma nova, seguindo os passos abaixo.
1) No site da Serasa, informe seu CPF e clique em Continuar.
2) Clique em Esqueci a senha.
3) Agora coloque seu CPF e clique em Continuar.
4) Você receberá via SMS ou e-mail um código de autenticação assim que confirmar o número do seu celular ou endereço de e-mail.
5) Insira o código de segurança que você recebeu via SMS ou e-mail.
6) Agora insira a nova senha. Se nesse processo aparecer a mensagem "Não foi possível alterar sua senha. Tente novamente", verifique se ela está dentro destes critérios:
• ter no mínimo oito caracteres;
• não ter partes de seu nome ou sobrenome;
• ter um caractere especial (como @, $);
• ter uma letra maiúscula (opcional).
Agora é só tentar novamente!
Se por um acaso não tenha mais acesso ao telefone ou e-mail cadastrados, envie uma solicitação na Central de Ajuda.
Caso existam outras dúvidas, a Serasa também preparou um vídeo que explica como proceder para a recuperação do acesso à conta.