Presente do Dia dos Pais: filhos pretendem pagar à vista | Educação Financeira
Time Serasa
Uma pesquisa feita pelo SerasaConsumidor mostra que muitos filhos estão sem emprego e com pouco crédito, por isso, devem economizar no presente no Dia dos Pais. A entrevista feita com 10 mil consumidores nas agências da Serasa mostra que metade dos entrevistados não vai comprar presente.
Entre os filhos desempregados, apenas um em cada três vai presentear o pai. E a maioria desses consumidores, só deve gastar até R$ 100. E o pagamento será à vista, para grande parte deles, porque o acesso ao crédito está mais difícil.
A pesquisa também perguntou aos consumidores onde eles vão comprar os presentes para os pais. A preferência entre os entrevistados será por lojas físicas (85%). Apenas 13% pretendem comprar em lojas online.
A gerente do SerasaConsumidor, Carolina Aragão, afirma que os consumidores precisam ser cautelosos para não se endividar. “É preciso pesquisar os valores para encontrar a melhor oferta e não gastar mais do que pode pagar. ”
Veja mais
Dicas para economizar no presente
Uma opção para que a data não passe em branco é investir em presentes criativos e artesanais. Capriche com poemas e mensagens de amor.
Você também pode abusar dos dotes culinários e preparar um almoço para o seu pai. Isso também pode ajudar a não gastar ainda mais com restaurantes.
Assim como a maioria dos consumidores da nossa pesquisa, uma dica é pagar à vista. Desse jeito, você não se enrola com as contas, não cai no cheque especial. E nem deixa valores pendentes para os próximos meses.
Quando for comprar o presente, pesquise antes o preço para encontrar a melhor oferta. E reserve previamente o valor que vai gastar. Com isso, você controla melhor o gasto e não corre o risco de comprar mais do que pretendia.
Com essas dicas, você vai conseguir comprar o presente do Dia dos Pais sem se endividar. Que tal aproveitar e checar 10 dicas para controlar as finanças?