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Revisão de Dado Negativo

Confira o procedimento para revisar seus dados negativos em diferentes situações

Em alguns momentos será necessário revisar um dado negativo para deixar suas informações atualizadas.

Por exemplo: se você quitou uma dívida, mas a informação continua na base da Serasa Experian, ou no caso de dívida indevida após roubo, fraude, clonagem ou perda de documentos, ou se precisar retificar ou atualizar dados de uma negativação ou, ainda, regularizar uma anotação de cheque sem fundos, siga o passo a passo abaixo.

Você já realizou o pagamento e a informação continua na base?

  • Após o pagamento da dívida, a empresa ou banco credor deve excluir a dívida da base de dados da Serasa Experian.

  • Caso a informação não seja excluída em 5 dias úteis após o pagamento, entre em contato com a empresa ou banco credor para que realize os procedimentos de baixa.

  • Você também pode solicitar a atualização diretamente para a Serasa Experian. Envie requerimento detalhando a anotação, acompanhada dos documentos que comprovem o pagamento da dívida.

Importante

Antes da baixa, as solicitações serão encaminhadas pela Serasa Experian para confirmação do credor. No caso de anotações no SPC, as solicitações serão encaminhadas para que este faça as verificações necessárias e realize a atualização em sua base, sendo que as atualizações realizadas pelo SPC serão automaticamente refletidas nos extratos da Serasa.

Você foi vítima de roubo, fraude, clonagem ou perda de documentos

e isso gerou uma dívida indevida em seu nome?

O primeiro passo é formalizar esse pedido de exclusão por meio do envio das seguintes informações para a Serasa Experian:

  • Descrição escrita de próprio punho, com seu nome, endereço, documento oficial (com foto e que contenha o número do seu CPF) e, se possuir, um endereço de e-mail;

  • O boletim de ocorrência (BO) assinado pela autoridade policial;

  • Comprovante de sustação de cheque (se for o caso) com o BO.

Importante

Não se esqueça de especificar, na descrição escrita por você, qual é a anotação indevida, declarando, sob as penas da lei, que foi uma contratação fraudulenta realizada por um terceiro sem sua autorização. Importante que você procure também o suposto credor para que o problema seja resolvido na sua origem.

Deseja retificar ou atualizar os dados de uma negativação?

  • Entre em contato com a empresa ou banco credor para pedir que altere ou atualize a informação enviada à Serasa Experian.

  • Se preferir solicitar a retificação diretamente para a Serasa Experian, envie requerimento detalhando a anotação que deseja retificar, acompanhada dos documentos que comprovem os dados atualizados e, se tiver, histórico dos contatos realizados anteriormente com o credor.

Importante

Antes da alteração dos dados, as solicitações serão encaminhadas pela Serasa Experian para confirmação do credor. No caso de anotações no SPC, as solicitações serão encaminhadas para que este faça as verificações necessárias e realize as devidas correções em sua base.

Deseja regularizar uma anotação de cheque sem fundos?

Envie requerimento detalhando a anotação que deseja retificar, acompanhada dos documentos que comprovem os dados atualizados e, se tiver, histórico dos contatos realizados anteriormente com o credor.

É importante que indique exatamente os dados que deseja retificar (número do banco, agência, número do cheque, data, valor, motivo da devolução, data da inclusão ou quantidade de cheques).

Para regularizar anotação de cheques sem fundos diretamente na origem

Siga o passo a passo abaixo:
  1. Vá a qualquer agência do seu banco e peça os dados do cheque (número do banco, agência, número do cheque, data, valor, motivo da devolução, data da inclusão e quantidade de cheques) que foi incluído no CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos);

  2. Com esses dados, descubra no canhoto do talão para quem você passou o cheque;

  3. Procure essa empresa ou pessoa e regularize o débito;

  4. Pegue o cheque de volta. Atenção: não jogue fora!

  5. Com o cheque em mãos, compareça à agência bancária que incluiu o seu cheque no CCF e siga as demais orientações do banco.

  6. A agência bancária deverá solicitar a baixa do cheque, e após essa solicitação, a base de dados da Serasa Experian será atualizada.

Canais para envio de requerimento

Por carta
Avenida Doutor Heitor José Reali, 360
Distrito Industrial Miguel Abdelnur – São Carlos/SP
CEP 13571-385

Escritórios Serasa Experian
Compareça a uma agência da Serasa Experian próxima a você.

ATENÇÃO:
As cópias enviadas devem ser autenticadas e as assinaturas devem ter sua com firma reconhecida, ok?