Empréstimo para negativado pessoa física pode ajudar a sair das dívidas

Em algum momento de dificuldade financeira até pode ser imprescindível buscar crédito para quitar dívidas, mas esse tipo de empréstimo exige cautela por parte do consumidor

Buscando um dinheiro após conseguir fazer um empréstimo para negativado pessoa física e conseguir sair das dívidas

Atualizado em: 6 de julho de 2023.

Contratar um empréstimo para negativado pessoa física pode ser necessário para quem está endividado.

Especialistas em educação financeira chegam até mesmo a recomendar a contratação de crédito nesses momentos porque mais vale um empréstimo com taxa de juros mais baixa que o uso do cheque especial, por exemplo.

Assista | Modalidades de empréstimo: qual escolher? - Serasa Ensina

Empréstimo para pessoa física negativada: solução ou cilada?

Por muitos anos, contrair um empréstimo era visto como algo invariavelmente negativo, pois indicava que a pessoa não sabia controlar as próprias contas ou não era bem-sucedida. Hoje o crédito é compreendido como uma ferramenta estratégica, um caminho viável para que as famílias realizem sonhos, quando utilizam o financiamento para adquirir uma casa ou um carro, por exemplo.

O endividamento deve ser evitado ao máximo, gastando menos do que recebe, acompanhando os gastos com auxílio de uma planilha financeira, construindo uma reserva de emergência e investindo para ver o dinheiro, um dia, trabalhar para quem conseguiu obtê-lo. Mas se algo saiu do planejado e a pessoa está negativada, buscar crédito pode ser tão imprescindível quanto inevitável.

Em alguns casos específicos, portanto, empréstimo para pessoa física negativada não é cilada – pode ser uma solução. As condições oferecidas pelo mercado, porém, não costumam ser as melhores possíveis justamente porque o consumidor já demonstrou, em algum momento de sua vida, as dificuldades para honrar seus compromissos.

Abaixo, a Serasa mostra algumas opções de empréstimo para negativado.

Leia também | Empréstimo, o que é e como fazer?

Empréstimo para pessoa física com Score baixo: é possível?

Quem está negativado ou inadimplente geralmente está com um Serasa Score baixo. Afinal, a pontuação de crédito é reflexo dos hábitos e do histórico financeiro do consumidor.

Para quem concede crédito, o Score alto representa menor risco de inadimplência, por isso a maior parte das ofertas de crédito vai para esse público. Um Score baixo, por outro lado, acende um alerta para o mercado, que fica mais cauteloso em termos de concessão de empréstimo ou liberação de cartão.

Ainda assim, o empréstimo para negativado pessoa física pontuação de crédito baixa é possível. Porém, nesses casos geralmente as taxas de juro são maiores, por conta do risco de crédito.

Por isso, antes de assinar qualquer contrato é fundamental se atentar aos juros propostos e ao custo efetivo total (CET) da operação para garantir que o empréstimo realmente vai ajudar a reorganizar a vida financeira.

Empréstimo para pessoa física negativada: quais as melhores opções?

As melhores opções de crédito para negativado são aquelas que oferecem as menores taxas de juros possíveis. Uma taxa abusiva pode ser o estopim para o superendividamento. Portanto, é preciso muito cuidado na hora de fazer essa escolha. O consumidor precisa ficar atento, tomar cuidado com golpes, ler contratos com extrema atenção e só assiná-los quando tiver plena certeza de que aquele acaba sendo um bom negócio, ou mesmo um negócio necessário.

Os principais tipos de crédito para quem está negativado são:


  1. Empréstimo consignado

    No consignado as parcelas são diretamente descontadas do salário ou benefício. Como o banco tem mais segurança de que vai receber de volta o dinheiro concedido, os juros costumam ser mais baixos. É uma opção para quem está negativado.

    Essa modalidade de crédito é mais voltada a servidores públicos, aposentados e pensionistas. Há também empresas privadas também conseguem fazer parceria com bancos para oferecer essa modalidade de empréstimo a seus funcionários.

    Leia também | Conheça o empréstimo com garantia de imóvel


  2. Empréstimo com garantia de carro ou imóvel

    Usar um bem como garantia de pagamento de um empréstimo é outra opção para quem está negativado. Essa modalidade, também conhecida como refinanciamento, aumenta as chances de aprovação, oferece condições de pagamento especiais e em geral juros menores que de outras formas de crédito.

    Isso porque os bens deixados em garantia diminuem muito o risco da inadimplência. Outra vantagem é que, enquanto o empréstimo está sendo pago, o carro ou o imóvel podem continaur sendo usados normalmente.


  3. Empréstimo pessoal

    É a mais popular das modalidades de crédito. O empréstimo pessoal tem taxas de juros que variam de acordo com as políticas internas da instituição financeira. Ele é ideal para situações em que você precisará de pouco dinheiro e possa quitar rápido e costuma ser de fácil contratação.

    Quem tem crédito pré-aprovado no banco em que tem conta corrente pode, por exemplo, contratar o empréstimo pelo próprio aplicativo do celular. Mas muita atenção: essa facilidade pode levar o cliente a não fazer a melhor escolha. Os juros dessa modalidade de crédito não costumam ser baixos. Pesquise antes, busque outras opções e compare.

    Leia também | Empréstimo para negativado autônomo: como conseguir?

Como buscar crédito online de forma simples e prática

  1. Acesse o Serasa Crédito

    Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito.

  2. Complete seu perfil

    Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.

  3. Faça uma simulação

    Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.

  4. Confira e compare opções

    Se a opção for “cartão”, por exemplo, confira as opções recomendadas para você, caso haja ofertas. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerão o limite disponível, informações sobre anuidade e benefícios. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta".

  5. Escolha a melhor oferta e finalize a contratação

    Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher o cartão que considerar ideal. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação do crédito, a contratação será finalizada de forma fácil e em poucos minutos.

    O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de cartão de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.